A constituição da matéria Flashcards

1
Q

Qual é o defeito do modelo atômico de Dalton?

A

Ele não explica a natureza elétrica, fenômeno conhecido desde a época do filósofo pré socrático Tales de Mileto, onde ele atritou um pedaço de âmbar com seda ou lá de modo que eles ficassem eletricamente carregados, tanto que dois pedaços de âmbar atritados se repeliam e eles atraiam a lã ou a seda

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Descreva o experimento de Thomson

A

Ele utilizou uma ampla de Crookes - um tubo de vidro vedado com um gás sob baixa pressão no qual ele aplicava uma tensão. Dentro do tubo havia dois eletrodos - um fio de metal ligado a um polo positivo de alta tensão (ânodo) e, do outro lado, havia outro metal ligado a um polo negativo (cátodo).

Quanta a alta tensão era ligada, os raios saiam do cátodo e iam direção ao ânodo - esses foram chamados de raios catódicos.

Para verificar se estes raios tem massa, ele colocou uma ventoinha entre os dois eletrodos e, quando os raios passavam eles moviam a ventoinha.

Quando se colocava um campo elétrico produzido por placas eletrizadas os raios eram atraídos pelo polo positivo do campo elétrico. Indicando, assim, que os raios catódicos são feixes de luz de partículas negativas. Ademais, este experimento se aplica para qualquer gás.

Essas partículas negativas foram chamadas mais tarde de elétrons, as quais constituem o átomo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual foi incentivo para a criação do modelo atômico de Thomson e quais são as suas características??

A

O modelo atômico de Thomson surgiu a partir da descoberta do elétron através de experimentos com a Ampola de crookes. Para dar conta da descoberta dessa partícula negativa, Thomson propôs um novo modelo atômico:

Explica a eletricidade
O átomo era uma esfera, mas não maciça e indivisível como a de Dalton, destruindo a teoria da indivisibilidade atômica.
Presença de partículas negativas que estavam distribuídas por conta da força de repulsão no átomo, cujo o formato do átomo é uma esfera positiva justamente para neutralizar as cargas negativas do elétron, tanto que o átomo é neutro.
Os elétrons podem ser transferidos de um átomo para o outro.
Esse modelo ficou conhecido como pudim de passas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Descreva o experimento da descoberta do próton.

A

O próton foi a segunda particula subatômica a ser descoberta, onde os estudos sobre ela começaram a partir de 1886 por Eugen Goldstein mas foi Ernest Rutherford que registrou a particula como próton.

Para isso, Goldstein usou uma ampola de crookes, onde ele fez furos na placa dos catodos e viu que a luz atravessavam no sentido contrário dos raios catódicos (luminosidade causada pelos elétrons). Ele chamou esses raios de raios canais.

Após perceber a presença de uma particula ainda não conhecida, ele se aprofundou mais nas investigações e estudos sobre os raios canais.

Ele colocou um campo elétrico na ampola de crookes para verificar se os raios eram negativos ou positivos. Então eles foram atraídos pelo campo negativo, sendo, portanto, positivos.

Ainda no estudo. ele descobriu que os raios canais eram originados da colisão dos raios catódicos com a molécula H2.

Mas foi Rutherford que ao constatar que os raios canais provindos do H2 tinham a menor carga positiva estudada até então. Desse modo, foi ele quem concluiu os estudos sobre e nomeou a partícula de próton, que do grego significa primário.

Ela não é uma partícula fundamental, isso é, ela é formada por partículas ainda menores, que são 3 quarks, um quark DOWN e dois quarks UP.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Descreva o experimento de Rutherford.

A

A construção do seu modelo atômico surgiu a partir dos estudos sobre a radioatividade.

Em 1911, Rutherford e a sua equipe colocaram uma amostra de polônio (elemento que emite radiação alfa) em um bloco de chumbo o qual havia um orifício para a passagem do raio.
Na frente tinha uma lâmina finíssima de ouro que foi envolta de uma placa metálica revestida de material fluorescente (sulfeto de zinco) que, quando em contato com as particulas alfas produzia luz.

Ao bombardear a folha com a radiação, ele percebeu que grande parte atravessava a lâmina sem sofrer desvios sendo detectada pela parte da tela atrás da lâmina.
Outra parcela do raio era desviada em direções diferentes mas que não estavam na direção do orifício de onde saia a radiação .
Outra porção menor batia na lâmina de ouro e voltava na direção contrária em que ele era emitido.

Com isso, Rutherford conclui que os átomos tinham grandes espaços vazios o que explicava o porque grande parte da radiação emitida atravessava a folha de ouro sem nenhuma influência. Por outro lado, a part pequena que foi rebatida se chocou com uma região positiva e voltou (núcleo)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Descreva as características do modelo atômico de Rutherford.

A

Havia uma regiao pequena (volume pequeno) denominada de núcleo, onde tinha partículas positivas. Constituia grande parte da massa e densidade atômica.

Também havia uma região com espaços vazios envolta do núcleo, onde os eletro giravam em órbitas circulares, denominada de eletrosfera.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly