Lombalgia Flashcards
Qual é a quantidade de vertebras lombares ?
Os seres humanos adultos possuem um total de 5 vértebras lombares, denominadas de L1 a L5. Essas vértebras estão localizadas entre o segmento torácico da coluna vertebral e o sacro. As vértebras lombares são as maiores vértebras da coluna, e essas maiores dimensões estão relacionadas à sua função de suportar todo o peso do corpo. Portanto, a região lombar da coluna vertebral é composta por cinco vértebras lombares: L1, L2, L3, L4 e L5
Como é estruturada a neuroanatomia da lombalgia?
Cada segmento emite pares de nervos espinais que saem da coluna vertebral através dos forames intervertebrais. Existem 5 pares de nervos espinais lombares. Além disso, a região lombar é inervada pelo plexo lombar (L1-L4), que fornece inervação para a parede abdominal inferior, a região anterior do quadril e a coxa.
O que é lombalgia ?
Lombalgia é o termo médico para dor na região lombar, que é a parte inferior das costas, localizada logo acima das nádegas. Essa região é compreendida pelo território do grande dorsal, que é um músculo das costas, e toda a musculatura abaixo dele, até a prega glútea (prega que marca a transição entre a parte inferior das costas e as nádegas).
Quais são os fatores de risco para lombalgia ?
Os principais fatores de risco para a lombalgia incluem:
- Torções musculares causadas por sobrecarga excessiva, como levantar pesos inadequados.
- Sobrecarga de peso, como carregar objetos pesados.
- Permanecer em posições não ergonômicas por longos períodos.
- Má postura.
- Obesidade.
Quanto tempo dura a lombagia aguda e crônica ?
Lombalgia aguda: Apresenta início súbito e duração inferior a seis semanas.
Lombalgia subaguda: Dura entre seis e 12 semanas.
Lombalgia crônica: Tem duração superior a 12 semanas.
Qual é a etiologia da lombalgia?
É multifatorial. Podendo ser dividida em primária e secundária. Visto que a primária é idiopática e a secundária pode ser por causas conhecidas, como hérnia, câncer e fraturas.
Qual a fisiopatologia da lombalgia?
A dor lombar pode ser resultado de torções musculares, sobrecarga de peso, doenças sistêmicas e desordens musculoesqueléticas. A flexão e extensão da coluna lombar podem afetar a pressão intradiscal e a posição do disco, contribuindo para a dor em casos de hérnia de disco. A maioria das dores lombares é causada pelo “mau uso” ou “uso excessivo” dessas estruturas.
Quais são as manifestações clínicas de lombalgia ?
A dor lombar é uma dor localizada na parte inferior das costas que pode se estender para as pernas, mas não apresenta sintomas nervosos como queimação ou formigamento, não segue padrões específicos de nervos e não causa fraqueza ou falta de sensibilidade. Essa dor é considerada “axial”, o que significa que afeta apenas a região central do corpo, ao contrário da “lombociatalgia”, que também irradia para os membros.
Quais são os sinais de alerta?
Se tem PITTI, DOC, não é Piti. Se não tiver PITTI, não tem raio X!
P: Persistência- mais de1 visita no período de 30dias
I: Idade- menor que 20 anos e maior que 50 anos
T: Trauma-
T:Tumor
I:Infecção
D: Déficit Neurológico
O: Osteoporose
C: Causa Equina
De que é composto o diagnóstico da lombalgia?
90% do diagnóstico é clínico. E o restante é por exames de imagem,como raio-x e TC.
Como é feito o tratamento de lombalgia ?
Pode envolver o uso de medicamentos como anti-inflamatórios, corticoides, analgésicos e relaxantes musculares. Além disso, fisioterapia, exercícios de fortalecimento da coluna, alongamentos e atividade física adequada são opções comuns para tratar a lombalgia.