Displasia do Quadril Flashcards
Qual a definição de DDQ?
É uma anormalidade no tamanho, na morfologia, na orientação anatômica ou na organização da cabeça femoral, na cavidade acetabular ou em ambos, termo preferido em vez de “Luxação Congênita do Quadril”
Qual é a etiologia da DDQ?
O principal motivo para a Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ) está relacionado à restrição dos movimentos dos quadris do bebê. Isso pode ser dividido em quatro tipos de causas:
- Alterações no bebê: Bebês que são grandes para a idade gestacional, gêmeos, apresentação pélvica (quando o bebê está sentado), ou condições como a artrogripose.
- Alterações no útero: Primeiro filho (útero mais apertado), deformidades no útero, ou falta de líquido amniótico.
- Genética: Influência familiar, ser do sexo feminino, ou estar associada a síndromes genéticas.
- Fatores externos: Uso inadequado de técnicas como o “charutinho” (enrolar o bebê) ou carregadores, que podem colocar pressão no quadril.
Quais são os grupos de maior prevalência ?
A DDQ é nove vezes mais frequente em meninas do que em meninos. Em relação à localização, 60% dos casos afetam somente o quadril esquerdo, 20% apenas o direito e 20% afetam ambos os quadris.
Quais são os testes especiais utilizados no diagnóstico de DDQ até os 3 meses de idade?
Ortolani e Barlow. Eles são os principais testes para diagnóstico até os 3 meses de idade.
Quais são os testes especiais utilizados no diagnóstico de DDQ após os 3 meses de idade?
Hart e Galezzi
Quais são os testes especiais utilizados no diagnóstico de DDQ após o inicío da marcha?
Hart, Galezzi e Trendelenburg
Quando é indicado ultrassonografia ?
- Tenham histórico familiar de problemas nos quadris;
- Tenham nascido em posição pélvica (sentados);
- Mostrem alterações durante o exame físico; ou
- Tenham outros fatores de risco relevantes.
- A ultrassonografia é considerada o melhor exame para diagnóstico até os quatro meses de idade e é frequentemente combinada com radiografias após esse período. Embora seja normalmente substituída pelas radiografias após os seis meses, ela ainda pode ser usada mesmo em crianças com mais de um ano.
Quando é indicado radiografia ?
Este exame é mais comum após os seis meses de idade, quando as radiografias podem fornecer informações mais detalhadas sobre a estrutura do quadril.
Qual é o tratamento indicado ?
Para aquelas com menos de seis meses, utiliza-se um suporte chamado suspensório de Pavlik. Depois dessa idade, passa-se a usar um tipo de gesso pélvico-podálico (GPP). Isso ocorre porque a criança exerce muita pressão no suspensório, o que pode prejudicar a cabeça do fêmur. Conforme a criança cresce e o problema nos quadris piora, outros procedimentos são adicionados, como cortar tendões, reposicionar os ossos e fazer cirurgias para remodelar a articulação.