LI3 Flashcards
……. o conjunto cabeça-língua, em que tiver sido verificada a lesão e comunicar imediatamente às linhas de inspeção de vísceras o número da peça marcada e a natureza da lesão verificada, para que providenciem a marcação da respectiva carcaça e dos órgãos e vísceras que se fizerem necessários, de acordo com o caso (com as chapinhas identificadoras numeradas, Tipo 1); todo o conjunto de peças deve ser, a seguir, encaminhado ao Departamento de Inspeção Final”.
separar…
Proteínas: Encontram-se na carne proteínas de três formas:
sarcoplasmáticas (enzimas e mioglobina), miofibrilares (actina, miosina, actomiosina) e insolúveis (colágeno, elastina e reticulina).
“Os nodos-linfáticos (iniciados por A) incisados na rotina da inspeção “post mortem” são, para efeito de anotação nos mapas de rejeições e de trabalhos oficiais, representados pelos seguintes símbolos:
Apical…………………………A
Atloidiano…………………..At
“Os nodos-linfáticos (C) incisados na rotina da inspeção “post mortem” são, para efeito de anotação nos mapas de rejeições e de trabalhos oficiais, representados pelos seguintes símbolos:
Costo-Cervical……………..C
Os nodos-linfáticos (E e H) incisados na rotina da inspeção “post mortem” são, para efeito de anotação nos mapas de rejeições e de trabalhos oficiais, representados pelos seguintes símbolos:
Esofagiano…………………..E
Hepáticos……………………H
Os nodos-linfáticos (I) incisados na rotina da inspeção “post mortem” são, para efeito de anotação nos mapas de rejeições e de trabalhos oficiais, representados pelos seguintes símbolos:
Ilíacos…………………………I
Inguinais…………………….In
Isquiático……………………Is
Os nodos-linfáticos (M) incisados na rotina da inspeção “post mortem” são, para efeito de anotação nos mapas de rejeições e de trabalhos oficiais, representados pelos seguintes símbolos:
Mediastinais……………….M
Mesentéricos………………Me
Os nodos-linfáticos (P) incisados na rotina da inspeção “post mortem” são, para efeito de anotação nos mapas de rejeições e de trabalhos oficiais, representados pelos seguintes símbolos:
Parotidiano…………………P
Poplíteos…………………….Pp
Pré-Crural……………………Pc
Pré-Escapulares……………Pe
Pré-Peitorais………………..Pt
“Os nodos-linfáticos (R) incisados na rotina da inspeção “post mortem” são, para efeito de anotação nos mapas de rejeições e de trabalhos oficiais, representados pelos seguintes símbolos:
Retrofaringeanos………….R
Retromamário………………Rm
Os nodos-linfáticos (S) incisados na rotina da inspeção “post mortem” são, para efeito de anotação nos mapas de rejeições e de trabalhos oficiais, representados pelos seguintes símbolos:
Subescapulares…………….S
Sublinguais…………………..Sl
Supra-esternal………………Se
Os nodos-linfáticos (T) incisados na rotina da inspeção “post mortem” são, para efeito de anotação nos mapas de rejeições e de trabalhos oficiais, representados pelos seguintes símbolos:
Traqueo-brônquicos………Tb”
As peças de carne fresca mantêm sua cor atrativa aproximadamente por
72 horas, dependendo dos invólucros utilizados e do emprego de baixas temperaturas”.
Nos músculos…….. , há liberação mais rápida e em maiores quantidades de íons cálcio pelo retículo sarcoplasmático estimulado pelo frio excessivo.
vermelhos
Os lotes dos animais abatidos são identificados na primeira meia-carcaça da sua rês inicial com a chapa numerada Tipo
5
chapa numerada Tipo 5, que é presa à
paleta logo após a retirada do couro
Afora a primeira carcaça, as demais, de cada lote, são individualmente marcadas (as duas metades), na
pleura ou no peito
Afora a primeira carcaça, as demais, de cada lote, são individualmente marcadas (as duas metades), na pleura ou no peito, a
lápis-tinta ou com etiqueta de papel, em numeração crescente, seguida do número do lote e data de matança.
A numeração sempre se renova em cada
lote
O músculo é constituído por uma unidade estrutural, ……., e por uma unidade funcional, …….
a fibra….. o sarcômero
- Carcaças Condenadas: Desfigurar as massas musculares, cortando-as ….. Carimbar as carcaças com o carimbo …., do RIISPOA, destinando-as à Graxaria”
em X….. modelo 5
A carne de …….. quando armazenada a uma temperatura inferior a …. graus celsius durante os primeiros processos post mortem, quando o pH ainda é superior a ….., apresenta uma forte predisposição à contração muscular intensa. Este fenômeno é chamado de encurtamento pelo frio ou cold shortening.
bovinos e ovinos….. 14…… 6,8
Carcaças Destinadas à Sala (Charque): São assinaladas, com um corte, ……………………, nos músculos da face posterior do antebraço e anterior da perna e também no “filet-mignon” (músculos psoas), sendo que neste com corte duplo em ……….
transversal…………………..X
São carimbadas com o carimbo ………, do RIISPOA, nos mesmos locais acima especificados, relativamente ao Modelo 1”
retangular modelo 11
Em suínos, o rigor começa a ocorrer em ……. horas pós-abate.
3-4 hrs
“O rigor mortis começa a aparecer em torno de …….. após a morte (sangria), atingindo um máximo em ………… , para, então, sofrer um progressivo declínio
9 a 12 horas………… 20 a 24 horas
Carcaças Destinadas à Conserva (Esterilização): Têm cortadas suas grandes massas musculares, com duas incisões profundas em forma de C, praticadas, respectivamente, no
coxão duro (quarto traseiro) e na região braço-paleta (quarto dianteiro); são ainda cortados o “patinho”, coxão mole, lombo e “filet-mignon”, obedecendo à ilustração do Desenho Nº 45 - B - pág. 166.
3.14.3 -Carcaças Destinadas à Conserva (Esterilização):São, ainda, carimbadas com o carimbo retangular Modelo
, do RIISPOA, nos mesmos locais especificados no item 3.14.1
Quando o estabelecimento se dispuser a fazer o aproveitamento dessas carnes, a I.F. (funcionário de plantão) deve estar …. a liberá-las, acompanhandoas, da câmara-fria à Seção de Desossa. E somente depois de desossadas as carcaças e satisfeitos os destinos dados pela I.F. cessará a responsabilidade do plantão, no caso. A papeleta de controle, Modelo …, destina-se a receber, em uma parte, as anotações referentes a cada carcaça rejeitada
pronta….. 6
“Tecnologia de Carnes e Inspeção de Bovinos”: LINHA B – Exame do conjunto cabeça-língua: 1.2.2 – Exame: 2º) Da Língua:
…… as tonsilas palatinas;
EXTIRPAR
Incisar a língua, com um corte longitudinal profundo, após cumpridas as fases expressas nas alíneas a, b e c, na hipótese de a carcaça respectiva apresentar-se com ………………………; se livre de qualquer causa que determine o seu envio ao DIF, a língua incisada será destinada à Seção ………..; é obvio que tal hipótese só pode ocorrer nos estabelecimentos exportadores, incluídos na relação dos que fazem restrições às carnes “in natura” por causa de febre aftosa;
a chapinha tipo 3 (febre aftosa)………………de Conservas ou de Salsicharia, para industrialização
Linha E – Exame do Fígado: a) examinar visualmente as faces da peça;
b) fazer a palpação;
c) ……. e comprimir os ductos bilíferos;
cortar transversalmente
) examinar, visualmente e pela palpação, a vesícula biliar, ………, se necessário;
incisando-a
……… conforme apresentem, respectivamente, formas difusas ou circunscritas, previstas no RIISPOA, das afecções que não têm implicações com a carcaça e com os demais órgãos, tais como: teleangectasia, cirrose, congestão, hidatidose, fasciolose, esteatose e peri-hepatite.
condenar totalmente o fígado ou eliminar suas porções lesadas
Nesses casos, assinalar as condenações no quadro-marcador, transferindo depois, no final dos trabalhos, tais anotações para a papeleta Modelo …… /………. os fígados eventualmente contaminados com o conteúdo gastrintestinal;
4…….Condenar
examinar o ligamento cervical, tendo em mira eventuais lesões secundárias de
oncocercose ou de brucelose;