Lei dos Partidos Políticos Flashcards
CF - Art. 17, § 3º Somente terão direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão, na forma da lei, os partidos políticos que alternativamente:
I - obtiverem, nas eleições para _____, no mínimo, _____ dos votos válidos, distribuídos em pelo menos _____ das unidades da Federação, com um mínimo de _____ dos votos válidos em cada uma delas; ou
II - tiverem elegido pelo menos _____ distribuídos em pelo menos _____ das unidades da Federação.
ATENÇÃO: A Emenda Constitucional nº 97/2017 instituiu algumas regras de transição para aplicação do parágrafo 3º do art. 17. A regra que foi disposta acima será aplicada a partir das eleições de 2030.
Os números, para as eleições de 2026 serão:
I - _____ dos votos válidos nas eleições para CD, em pelo menos _____ das unidades da federação, com um mínimo de _____ em cada.
II - _____ deputados federais em pelo menos _____ das unidades da federação.
CF - Art. 17, § 3º Somente terão direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão, na forma da lei, os partidos políticos que alternativamente:
I - obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 3% (três por cento) dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 2% (dois por cento) dos votos válidos em cada uma delas; ou
II - tiverem elegido pelo menos quinze Deputados Federais distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação.
ATENÇÃO: A Emenda Constitucional nº 97/2017 instituiu algumas regras de transição para aplicação do parágrafo 3º do art. 17. A regra que foi disposta acima será aplicada a partir das eleições de 2030.
Os números, para as eleições de 2026 serão:
I - 2,5% dos votos válidos nas eleições para CD, em pelo menos 1/3 das unidades da federação, com um mínimo de 1,5% em cada.
II - 13 deputados federais em pelo menos 1/3 das unidades da federação.
CF - Art. 17, § 7º Os partidos políticos devem aplicar no mínimo _____ dos recursos do fundo partidário na criação e na manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres, de acordo com os interesses intrapartidários.
§ 8º O montante do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e da parcela do fundo partidário destinada a campanhas eleitorais, bem como o tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão a ser distribuído pelos partidos às respectivas candidatas, deverão ser de no mínimo ______, proporcional ao número de candidatas, e a distribuição deverá ser realizada conforme critérios definidos pelos respectivos órgãos de direção e pelas normas estatutárias, considerados a autonomia e o interesse partidário.
CF - Art. 17, § 7º Os partidos políticos devem aplicar no mínimo 5% (cinco por cento) dos recursos do fundo partidário na criação e na manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres, de acordo com os interesses intrapartidários.
§ 8º O montante do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e da parcela do fundo partidário destinada a campanhas eleitorais, bem como o tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão a ser distribuído pelos partidos às respectivas candidatas, deverão ser de no mínimo 30% (trinta por cento), proporcional ao número de candidatas, e a distribuição deverá ser realizada conforme critérios definidos pelos respectivos órgãos de direção e pelas normas estatutárias, considerados a autonomia e o interesse partidário.
C ou E:
Toda matéria relativa a partidos políticos é de competência da Justiça Eleitoral.
ERRADO.
Veja o seguinte julgado: “Competência -Mandado de segurança - Cancelamento de filiação partidária. Cabe à JUSTIÇA COMUM julgar conflito de interesses envolvendo cidadão e partido político, considerada exclusão de filiado.”
A doutrina de Zilio esclarece ainda que, “considerada a natureza de pessoa jurídica de direito privado, que possui autonomia constitucional, eventual conflito na esfera partidária, não deve ser solvido pela Justiça Eleitoral. (…) as questões partidárias, em regra, são de competência da Justiça Comum, em face da autonomia assegurada aos partidos para definir suas questões internas e também porque o partido político é pessoa jurídica de direito privado.
C ou E:
O partido político adquire personalidade jurídica com o registro de seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral.
ERRADO.
Conforme a própria Constituição Federal, primeiro o partido político adquire personalidade jurídica e depois registra seu estatuto no TSE.
CF - Art. 17, § 2º Os partidos políticos, após adquirirem personalidade jurídica, na forma da lei civil, registrarão seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.
C ou E:
Exaurido o prazo de vigência de um órgão partidário, ocorre a sua a extinção automática do órgão e o cancelamento de sua inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
ERRADO.
Art. 3º, § 4º Exaurido o prazo de vigência de um órgão partidário, ficam vedados a extinção automática do órgão e o cancelamento de sua inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Art. 7º, § 1º Só é admitido o registro do estatuto de partido político que tenha caráter nacional, considerando-se como tal aquele que comprove, no período de _____, o apoiamento de eleitores não filiados a partido político, correspondente a, pelo menos, _____ dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, não computados os votos em branco e os nulos, distribuídos por _____, ou mais, dos Estados, com um mínimo de _____ do eleitorado que haja votado em cada um deles.
Art. 7º, § 1º Só é admitido o registro do estatuto de partido político que tenha caráter nacional, considerando-se como tal aquele que comprove, no período de dois anos, o apoiamento de eleitores não filiados a partido político, correspondente a, pelo menos, 0,5% (cinco décimos por cento) dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, não computados os votos em branco e os nulos, distribuídos por um terço, ou mais, dos Estados, com um mínimo de 0,1% (um décimo por cento) do eleitorado que haja votado em cada um deles.
Art. 8º O requerimento do registro de partido político, dirigido ao cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, deve ser subscrito pelos seus fundadores, em número nunca inferior a _____, com domicílio eleitoral em, no mínimo, _____ dos Estados, e será acompanhado de:
[…]
Art. 8º O requerimento do registro de partido político, dirigido ao cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, deve ser subscrito pelos seus fundadores, em número nunca inferior a 101 (cento e um), com domicílio eleitoral em, no mínimo, 1/3 (um terço) dos Estados, e será acompanhado de:
[…]
Art. 9º, § 1º A prova do apoiamento mínimo de eleitores é feita por meio de suas assinaturas, com menção ao número do respectivo título eleitoral, em listas organizadas para cada Zona, sendo a veracidade das respectivas assinaturas e o número dos títulos atestados pelo _____.
Art. 9º, § 1º A prova do apoiamento mínimo de eleitores é feita por meio de suas assinaturas, com menção ao número do respectivo título eleitoral, em listas organizadas para cada Zona, sendo a veracidade das respectivas assinaturas e o número dos títulos atestados pelo Escrivão Eleitoral.
O registro de órgãos de âmbito nacional é feito perante o _____.
O registro de órgãos de âmbito estadual é feito perante o _____.
O registro de órgãos de âmbito municipal é feito perante o _____.
Art. 10, § 1º. O Partido comunica à Justiça Eleitoral a constituição de seus órgãos de direção e os nomes dos respectivos integrantes, bem como as alterações que forem promovidas, para anotação:
I - no Tribunal Superior Eleitoral, dos integrantes dos órgãos de âmbito nacional;
II - nos Tribunais Regionais Eleitorais, dos integrantes dos órgãos de âmbito estadual, municipal ou zonal.
Quais são as penas para o partido que sair da federação antes do tempo mínimo previsto (4 anos)?
Art. 11-A, § 4º O descumprimento do disposto no inciso II do § 3º deste artigo acarretará ao partido vedação de ingressar em federação, de celebrar coligação nas 2 (duas) eleições seguintes e, até completar o prazo mínimo remanescente, de utilizar o fundo partidário.
- vedação de ingressar em federação.
- vedação de celebrar coligação nas 2 (duas) eleições seguintes.
- vedação de utilizar o fundo partidário até completar o prazo mínimo remanescente.
C ou E:
É defeso ao partido político estabelecer, em seu estatuto, prazos de filiação partidária superiores aos previstos na Lei dos Partidos Políticos.
ERRADO.
Art. 20. É FACULTADO ao partido político estabelecer, em seu estatuto, prazos de filiação partidária superiores aos previstos nesta Lei, com vistas a candidatura a cargos eletivos.
C ou E:
Os prazos de filiação partidária, fixados no estatuto do partido, com vistas a candidatura a cargos eletivos, podem ser alterados a qualquer tempo.
ERRADO.
Art. 20, Parágrafo único. Os prazos de filiação partidária, fixados no estatuto do partido, com vistas a candidatura a cargos eletivos, não podem ser alterados no ano da eleição.
Art. 21. Para desligar-se do partido, o filiado faz comunicação ESCRITA ao _____ e ao _____.
Parágrafo único. Decorridos _____ da data da entrega da comunicação, o vínculo torna-se extinto, para todos os efeitos.
Art. 21. Para desligar-se do partido, o filiado faz comunicação escrita ao órgão de direção municipal e ao Juiz Eleitoral da Zona em que for inscrito.
Parágrafo único. Decorridos dois dias da data da entrega da comunicação, o vínculo torna-se extinto, para todos os efeitos.
Art. 22, Parágrafo único. Havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a _____, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais.
Art. 22, Parágrafo único. Havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais.
C ou E:
O ocupante do cargo de Senador poderá mudar de partido, no curso do mandato, sem que a sua conduta implique na perda do cargo por infidelidade partidária.
CERTO.
Súmula 67 TSE: A perda do mandato em razão da desfiliação partidária não se aplica aos candidatos eleitos pelo sistema majoritário.
Quais são as hipóteses de justa causa para a desfiliação partidária?
Art. 22-A. Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito.
Parágrafo único. Consideram-se justa causa para a desfiliação partidária somente as seguintes hipóteses:
I - mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário;
II - grave discriminação política pessoal; e
III - mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.
C ou E:
Na Casa Legislativa, o integrante da bancada de partido deve subordinar sua ação parlamentar aos princípios doutrinários e programáticos e às diretrizes estabelecidas pelos órgãos de direção partidários, na forma do estatuto.
CERTO.
Art. 24. Na Casa Legislativa, o integrante da bancada de partido deve subordinar sua ação parlamentar aos princípios doutrinários e programáticos e às diretrizes estabelecidas pelos órgãos de direção partidários, na forma do estatuto.
C ou E:
O processo de cancelamento do registro civil e do estatuto de partido político pode ser iniciado através de denúncia de qualquer eleitor.
CERTO.
Art. 28, § 2º O processo de cancelamento é iniciado pelo Tribunal à vista de denúncia de qualquer ELEITOR, de representante de partido, ou de representação do Procurador-Geral Eleitoral.
Art. 29, § 9º Somente será admitida a fusão ou incorporação de partidos políticos que hajam obtido o registro definitivo do Tribunal Superior Eleitoral há, pelo menos, _____.
Art. 29, § 9º Somente será admitida a fusão ou incorporação de partidos políticos que hajam obtido o registro definitivo do Tribunal Superior Eleitoral há, pelo menos, 5 (cinco) anos.
Art. 31. É vedado ao partido receber, direta ou indiretamente, sob qualquer forma ou pretexto, contribuição ou auxílio pecuniário ou estimável em dinheiro, inclusive através de publicidade de qualquer espécie, procedente de:
[…]
V - pessoas físicas que exerçam função ou cargo público de livre nomeação e exoneração, ou cargo ou emprego público temporário, ressalvados _____.
Art. 31. É vedado ao partido receber, direta ou indiretamente, sob qualquer forma ou pretexto, contribuição ou auxílio pecuniário ou estimável em dinheiro, inclusive através de publicidade de qualquer espécie, procedente de:
[…]
V - pessoas físicas que exerçam função ou cargo público de livre nomeação e exoneração, ou cargo ou emprego público temporário, ressalvados os filiados a partido político.
Art. 32. O partido está obrigado a enviar, anualmente, à Justiça Eleitoral, o balanço contábil do exercício findo, até o dia _____ do ano _____.
Art. 32. O partido está obrigado a enviar, anualmente, à Justiça Eleitoral, o balanço contábil do exercício findo, até o dia 30 de junho do ano seguinte.
C ou E:
Os órgãos partidários municipais têm o dever de prestar contas à justiça eleitoral, exceto quando o responsável partidário declarar ausência de movimentação de recursos no prazo legal.
CERTO.
Art. 32, § 4º Os órgãos partidários municipais que não hajam movimentado recursos financeiros ou arrecadado bens estimáveis em dinheiro ficam desobrigados de prestar contas à Justiça Eleitoral e de enviar declarações de isenção, declarações de débitos e créditos tributários federais ou demonstrativos contábeis à Receita Federal do Brasil, bem como ficam dispensados da certificação digital, exigindo-se do responsável partidário, no prazo estipulado no caput deste artigo, a apresentação de declaração da ausência de movimentação de recursos nesse período.
C ou E:
Ficará impedido de participar do pleito eleitoral seguinte o partido político cujas contas forem desaprovadas.
ERRADO.
Art. 32, § 5º A desaprovação da prestação de contas do partido não ensejará sanção alguma que o impeça de participar do pleito eleitoral.
Art. 34, IV -> O partido deve conservar, por prazo não inferior a _____, a documentação comprobatória de suas prestações de contas.
Art. 34, IV - obrigatoriedade de ser conservada pelo partido, por prazo não inferior a cinco anos, a documentação comprobatória de suas prestações de contas;