LC 2006 Flashcards
Se o interesse público exigir, poderá o ____________________ transferir, provisoriamente, a sede da Comarca.
Tribunal de Justiça
Na forma a ser estabelecida por _________________ (Tribunal Pleno/Tribunal de Justiça/ Conselho da Magistratura) poderá ser dispensada a expedição de cartas precatórias para a comunicação e a realização dos atos judiciais em Comarca diversa daquela em que tramita o feito.
Conselho da Magistratura
Instalada _______________ (comarca/vara) para ela serão deslocados os serviços judiciários e todos os processos em curso e os findos, salvo_____________.
Comarca ou Vara
aqueles com a instrução concluída.
Visando à segurança jurídica, à economia e à celeridade processuais, os processos em tramitação no Estado poderão ser reunidos em uma só unidade de divisão judiciária quando: (2)
O __________________ disciplinará os critérios a serem adotados para a reunião dos processos.
I - for-lhes comum o objeto OU a causa de pedir;
II - a expressiva multiplicidade de demandas com características semelhantes justificar a reunião em uma só unidade de divisão judiciária.
Conselho da Magistratura
As varas serão criadas por lei e instaladas pelo Tribunal de Justiça.
Falso, é pelo Tribunal Pleno.
O Tribunal de Justiça poderá funcionar:
I ___________________ constituindo câmaras regionais, abrangendo uma ou mais Subseções Judiciárias, Regiões, Circunscrições e Comarcas; e
II - __________________ criando Subseções ou Regiões Judiciárias para a operacionalização de suas atividades administrativas, objetivando a eficiência e a eficácia.
descentralizadamente
desconcentradamente
O Juiz Substituto vitalício e o não-vitalício, quando designados para responder por unidade de divisão judiciária, salvo se em __________________, terão competência __________ (plena/limitada).
regime de cooperação
plena
Ouvido o ________________ poderá o Presidente do Tribunal de Justiça designar Juiz Substituto______________________ (vitalício/não-vitalício) para ter exercício em qualquer unidade de divisão judiciária do Estado. Sendo ______________ (vitalício/não-vitalício) o Juiz Substituto, a designação deverá se restringir às unidades de divisão judiciária da circunscrição judiciária em que estiver lotado.
Corregedor-Geral
Não-vitalício
Vitalício
Juiz Substituto não-vitalício, quando não estiver em exercício de substituição, prestará cooperação aos Juízes de Direito das Varas das Comarcas integrantes da Circunscrição Judiciária.
Falso. É o vitalício.
O Tribunal de Justiça poderá designar Juiz de Direito ou Juiz Substituto vitalício, independente de consentimento prévio para temporariamente exercer funções judicantes em qualquer Comarca ou Vara do Estado, com competência plena.
Falso.
O Tribunal Pleno poderá designar Juiz de Direito ou Juiz Substituto vitalício, mediante o prévio assentimento deste, para temporariamente exercer funções judicantes em qualquer Comarca ou Vara do Estado, com competência plena ou limitada.
Nas Comarcas com mais de duas Varas em que não houver Juiz Substituto disponível, os Juízes de Direito serão substituídos: (2)
I - por Juiz de Direito com __________.
II - por Juiz de Direito com __________.
I - por Juiz de Direito com a mesma competência; e
II - por Juiz de Direito de competência diversa.
Na designação do Juiz Substituto deverá ser observada a ordem ________________ de _________________ na entrância, sendo o mais novo substituído pelo mais antigo.
decrescente
antigüidade
É possível a designação de Juiz de Direito para substituir em mais de uma unidade de divisão judiciária.
Falso.
Salvo situações excepcionais, é vedada a designação de Juiz de Direito para substituir em mais de uma unidade de divisão judiciária.
Obs: Em casos de absoluta necessidade, poderá o Presidente do Tribunal de Justiça adotar critério diverso para a designação do Juiz Substituto.
Nos casos de licença, férias ou vacância de cargo de mais de um Juiz de Direito da mesma Circunscrição, servirá o Juiz Substituto onde sua presença for mais necessária, por designação do Presidente do Tribunal de Justiça.
Na ausência eventual do Juiz titular, caberá ao Juiz Substituto vitalício, observada a ordem de antigüidade na Comarca, apreciar pedidos cíveis e criminais de natureza urgente.
O fato deverá ser comunicado ao Corregedor-Geral de Justiça no prazo de ________________.
Falso.
Vitalício ou não
48 horas
Aos Juízes Especiais compete:
I - substituir os Juízes de Direito em suas férias, licenças e afastamentos;
II - integrar Juizados Especiais e Turmas de Recursos;
III - responder, com competência PLENA, pelas Varas Regionais e Comarcas que integrarem a Circunscrição Judiciária em cuja sede esteja lotado;
IV - exercer cooperação com os Juízes titulares; e
V - compor grupos de apoio a unidades de divisão judiciária com acúmulo de serviço forense, sob a orientação do Corregedor-Geral de Justiça.
VI - exercer outras competências que lhes forem atribuídas por ato do Tribunal de Justiça, na forma do art. 5º desta Lei Complementar
A Juízes de Direito de Entrância _________________ poderão ser designados pelo _______________ para exercer a função de Juízes-Corregedores, com exercício na Corregedoria-Geral da Justiça, e a de Juízes-Assessores, com exercício na Presidência, na Primeira Vice-Presidência e em órgãos especificados por Resolução do Tribunal Pleno, neste caso vinculados à Presidência, observado o quantitativo definitivo em Ato Regimental.
Especial
Presidente do Tribunal de Justiça
Os Juízes de Direito de Segundo Grau atuarão perante o Tribunal de Justiça, competindo-lhes:
I - substituir Desembargador nas suas faltas, impedimentos, afastamentos, licenças, férias e na vacância do cargo;
II - compor Câmaras Especiais, na forma que vier a ser definida pelo Tribunal;
III - exercer a função de Juiz-Corregedor, quando não estiver em exercício de substituição ou integrando Câmaras Especiais;
IV - integrar comissões especiais; e
V - exercer outras atribuições que lhes forem cometidas em Ato Regimental.
O provimento do cargo de Juiz de Direito de Segundo Grau dar-se-á por ________________, observados, alternadamente, os critérios de antigüidade e merecimento.
No caso de remoção por _____________, somente poderão concorrer ao cargo os Juízes de Direito com o interstício mínimo de ____________ de exercício na última entrância, integrantes da primeira quinta parte da lista de antigüidade desta, salvo se não houver com tais requisitos quem aceite o lugar vago.
remoção
merecimento
2 anos
A Direção Subseccional, instituída com vistas à __________________(desconcentração /descenrtalização) da administração da Justiça, cuja competência e atribuições administrativas e de política judiciária serão definidas pelo Conselho da Magistratura, será exercida por um Juiz da entrância _________________ designado pelo Presidente do Tribunal de Justiça.
Desconcentração
Mais elevada existente na Subseção Judiciária
Nas Comarcas de unidade de divisão judiciária única, a Direção do Foro será exercida pelo _________________; naquelas com mais de uma unidade de divisão judiciária, pelo _______________ designado pelo________________ pelo prazo _________________.
Juiz titular
Juiz de Direito
Tribunal Pleno
2 anos
A substituição eventual do Juiz de Direito Diretor do Foro será exercirda na forma da antiguidade e merecimento.
Falso.
pelo Juiz de Direito mais antigo na Comarca, independentemente de designação.
Em cada Vara haverá um Tribunal do Júri, no mínimo.
Falso.
Em cada Comarca.