Karen Horney Flashcards

1
Q

Quais são os pontos da teoria de Horney que se destacam?

A

Horney dá muito importância para a cultura no desenvolvimento da neurose, também destaca que a característica principal da neurose é alienação do eu real causado pela opressão no ambiente e que as experiências na infâncias também são responsáveis pelo desenvolvimento neurótico. Horney até considerava o conflito entre os impulsos básicos e o ambiente externo familial e social, mas de forma secundária, diferentemente de Freud, formando-se durante o desenvolvimento da neurose e originando-se nos distúrbios das relações humanas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual a definição de Horney para “Ansiedade básica”?

A

Horney definiu ansiedade básica como um “sentimento indiosamente crescente e penetrante de estar só e desamparado em um mundo hostil”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como a infância de Horney foi marcada?

A

A infância de Horney teve como marco a rejeição de sua mãe, que preferia o seu irmão mais velho (a quem Karen invejava por ser um menino), e seu pai costumava menosprezar sua aparência e inteligência, deixando-a com sentimentos de inferioridade, de falta de valor e de hostilidade. Essa carência de amor promoveu o que ela mais tarde denominou ansiedade básica. Sua vida tornou-se uma busca incansável de amor pelo resto da vida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual definição de “tirania dos deveres”?

A

Tentativa de tornar real uma imagem inatingível e idealizada do self, negando o self verdadeiro e comportando‐se com base naquilo que se pensa que se deveria fazer.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual a diferença na Autoimagem idealizada para uma pessoa normal e uma neurótica?

A

Para as pessoas normais, é um retrato idealizado da pessoa criado com base numa avaliação flexível e realista das suas habilidades. Para as pessoas neuróticas, a autoimagem baseia‐se numa autoavaliação inflexível e fantasiosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como Horney descreveu sua própria obra?

A

Ela descreveu sua obra como uma modificação e extensão do sistema de Freud.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual o objetivo final da Psicoterapia proposta por ela?

A

O objetivo final da psicoterapia é provocar mudanças fundamentais na personalidade. Isso envolve várias metas: vivenciar os sentimentos de modo mais espontâneo; entregar-se a vida “de todo o coração” de maneira plena, sincera e despretensiosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Karen Horney, nascida Karen Danielsen, era uma psicanalista neofreudiana também considerada humanista. Descreva como Sigmund Freud influenciou sua teoria.

A

Segundo Fadiman e Frager (2008), Horney teve como base para sua obra a Psicanálise freudiana, além de tê-la oferecido, através do analista Karl Abraham, ferramentas para o alívio de suas queixas. Uma das principais influências da psicanálise de Freud foi a exaltação do mesmo quanto ao masculino em sua teoria, fazendo com que, assim, Horney se dedicasse “a propor uma visão feminina das diferenças entre homens e mulheres e das perturbações nas relações entre os sexos” (FADIMAN; FRAGER, p. 146, 2008). Horney não se opunha às “descrições de Freud da repressão, formação reativa, projeção deslocamento, racionalização e sonhos” (FADIMAN; FRAGER, p. 146, 2008) e acreditava que ele tinha proporcionado os conceitos de transferência, resistência e associação livre como instrumentos necessários à terapia. Mas, Karen se distanciou da psicanálise ortodoxa cada vez mais, quanto mais apresentava conceitos novos distintos dos de Freud (FADIMAN; FRAGER, 2008).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quais são os tipos de caráter propostos por Horney e a qual personalidade eles se associam?

A

❖ Personalidade Submissa → Tipo Selfie Apegado
❖ Personalidade Agressiva → Tipo Expansivo
❖ Personalidade Desprendida → Tipo Desapegado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais os pontos que a psicologia feminina se afirma?

A

Para Horney, as diferenças psíquicas entre homens e mulheres não são resultado da anatomia, mas de expectativas culturais e sociais. Os homens que subjugam e governam as mulheres e as mulheres que se degradam ou invejam os homens fazem isso devido à competitividade neurótica, que é excessiva em muitas sociedades. Horney (1937) insistia que a ansiedade básica está na essência da necessidade dos homens de subjugar as mulheres e no desejo das mulheres de humilhar os homens.
Horney (1939) considerava o conceito de inveja do pênis ainda menos sustentável. Ela defendia que não existe mais razão anatômica para as meninas terem inveja do pênis do que para os meninos desejarem um seio ou um útero. De fato, os meninos, por vezes, expressam o desejo de ter um bebê, mas esse desejo não é resultado de uma “inveja do útero” masculina universal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Considerando a teoria de Karen Horney dissidente da psicanálise ortodoxa, categorize as rupturas que a autora faz com a teoria freudiana.

A

Horney criticava as teorias de Freud em vários aspectos:
1º Ela alertava que a adesão rígida à psicanálise ortodoxa levaria à estagnação tanto do pensamento teórico quanto da prática terapêutica.
2º Contestava as ideias de Freud sobre a psicologia feminina;
3º Ela salientava a visão de que a psicanálise deveria ir além da teoria dos instintos e enfatizar a importância das influências culturais na formação da personalidade. “O homem é governado não pelo princípio do prazer isolado, mas por dois princípios orientadores: segurança e satisfação”.
4º Ainda alegava que as neuroses não são resultado dos instintos, mas da “tentativa da pessoa de encontrar caminhos ao longo de um deserto cheio de perigos desconhecidos”. Esse deserto é criado pela sociedade, e não pelos instintos ou pela anatomia.
5º Ao contrário de Freud, sua visão da humanidade é otimista e está centrada em forças culturais que são receptivas à mudança.
Assim, Horney concordava com Freud que os traumas no início da infância são importantes, mas discordava dele ao insistir que as forças sociais, em vez das biológicas, são primordiais no desenvolvimento da personalidade.
6º Não seguiu Freud tentando buscar o inconsciente, pois encontrava mais relevância nas reações emocionais visíveis em relação a si mesma, achando que isso poderia explicar as atitudes dos seus pacientes e não investigava supostas fantasias sexuais da infância no início da análise, mas perguntava sobre os primeiros anos depois de avaliar atitudes, defesas e conflitos presentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em quais aspectos, Horney se aproxima da teoria Adleriana?

A

Horney começou a ler Adler em 1910 à examinou a si mesma com uma perspectiva adleriana; reconhecia a importância de Adler como intelectual antecedente e que ele foi o primeiro a ver a busca de glória. Assim Como Adler, ela também desencantou com a psicanálise ortodoxa e construiu uma teoria revi- sionista que refletia suas experiências pessoais – clínicas e outras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A ansiedade básica é uma neurose? Justifique.

A

A ansiedade básica, em si, não é uma neurose, mas “ela é o solo fértil a partir do qual uma neurose definida pode se desenvolver a qualquer momento”. A ansiedade básica é constante e implacável, não precisando de um estímulo particular, como fazer um teste na escola ou realizar um discurso. Ela permeia todas as relações com os outros e leva a formas insalubres de tentar lidar com as pessoas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Cite e explique as três soluções neuróticas de Horney.

A

As soluções são de auto-anulação, solução expansiva e resignação.
A primeira solução é a de busca por amor e proteção, que lhe falta em sua vida. Essa dependência leva a pessoa não executar nada que faça os outros se afastarem. O tipo condescente de pessoa exige pouco dos outros e está acostumada a se sentir inferior aos outros, o que enfatiza seu sentimento de desamparo.
A solução expansiva se trata do contrário da auto-anulação, enquanto os condescentes reprimem sua hostilidade, os agressivos precisam estar em uma relação de poder para com os outros. O poder e prestígio servem de proteção, visto que com eles, a humilhação se torna uma preocupação distante visto que os outros são humilhados, o agressivo procura a admiração. Os agressivos não precisam de nenhuma forma serem benquistos, procuram o poder, prestígio e admiração.
Por fim, se encontra a resignação, nisso se procura a independência na qual não se precisa de ajuda de ninguém, ou seja, ela não procura resolver através do amor ou ódio pois desistiu de tais opções. Os desvinculados procuram sempre ser auto-suficientes, solitários e desenvolvem formas de reduzir suas necessidades. É importante informar que todas as três soluções são formadas para não ferir o indivíduo “Se você me ama, não vai me ferir” para condescentes, “Se eu tenho poder, ninguém pode me machucar.” para agressivos e “Se eu me afastar, não irei me machucar.” para desvinculados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Identifique as 10 categorias de necessidades neuróticas que caracterizam os neuróticos em suas tentativas de combater a ansiedade básica.

A
  1. Necessidade neurótica de afeto e aprovação. Em sua busca por afeto e aprovação, os neuróticos tentam, indiscriminadamente, agradar os outros. Eles tentam estar à altura das expectativas dos outros, tendem a temer a autoafimação e ficam muito desconfortáveis com a hostilidade de terceiros, assim como com os sentimentos hostis dentro de si mesmos.
  2. Necessidade neurótica de um parceiro poderoso. Carecendo de autoconfiança, os neuróticos tentam se vincular a um parceiro poderoso. Essa necessidade inclui uma superavaliação do amor e um temor de ficar sozinho ou ser abandonado. A própria história de vida de Horney revela uma forte necessidade de se relacionar com um grande homem, e ela teve uma série de relações desse tipo durante sua vida adulta.
  3. Necessidade neurótica de restringir a própria vida dentro de limites estreitos. Os neuróticos, com frequência, se esforçam para permanecer imperceptíveis, assumem o segundo lugar e temem fazer exigências aos outros.
  4. Necessidade neurótica de poder. Poder e afeto são, talvez, as duas maiores necessidades neuróticas. A necessidade de poder geralmente acompanha as necessidades de prestígio e posse e se manifesta como a necessidade de controlar os outros e evitar sentimentos de fraqueza ou ignorância.
  5. Necessidade neurótica de explorar os outros. Os neuróticos, muitas vezes, avaliam os outros com base em como podem ser usados ou explorados, mas, ao mesmo tempo, temem ser explorados pelos outros.
  6. Necessidade neurótica de reconhecimento ou prestígio social. Algumas pessoas combatem a ansiedade básica tentando ser as primeiras, ser importantes ou atrair a atenção para si.
  7. Necessidade neurótica de admiração pessoal. Os neuróticos têm uma necessidade de ser admirados pelo que são, em vez de pelo que possuem. Sua autoestima inflada deve ser constantemente alimentada pela admiração e pela aprovação dos outros.
  8. Necessidade neurótica de ambição e realização pessoal. É comum os neuróticos possuírem um forte impulso de serem os melhores – o melhor ven- dedor, o melhor arremessador, o melhor amante. Eles precisam derrotar outras pessoas para confirmarem sua superioridade.
  9. Necessidade neurótica de autossuficiência e independência. Muitos neuróticos possuem uma forte necessidade de se afastar das pessoas, provando, assim, que eles conseguem ficar bem sem os outros. O playboy que não pode ter compromisso com qualquer mulher exemplifica essa necessidade neurótica.
  10. A necessidade neurótica de perfeição e invulnerabilidade. Esforçando-se incansavelmente pela perfeição, os neuróticos recebem a “prova” de sua autoestima e superioridade pessoal. Eles temem cometer erros e ter falhas pessoais, e tentam desesperadamente esconder suas fraquezas dos outros.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly