Henry Murray Flashcards

1
Q

Quais foram as principais influências teóricas para Murray?

A

Murray destaca-se por sua influência na ciência biológica, na prática clínica e na psicologia acadêmica. A teoria que se desenvolveu dessas fontes, mostra um respeito considerável pela importância determinante dos fatores biológicos. A teoria de Murray, assim como a psicanálise, partem da suposição que eventos ocorridos na infância são cruciais no comportamento adulto. Outra questão que se assemelha com a psicanálise diz respeito a importância atribuída à motivação inconsciente e no profundo interesse pelo relato verbal subjetivo, ou livre, do indivíduo. Sua teoria teve influência principalmente da psicanálise de Freud e Jung.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Descreva o conceito de personologia de Murray.

A

Murray propôs o termo Personologia para descrever o estudo do comportamento humano. A teoria elaborada por Murray inclui forças conscientes e inconscientes. Enfatizava a continuidade de formas e forças funcionais que se manifestavam através de sequencias de processos organizados e comportamento manifestos, do nascimento até a morte. A influência do passado, presente e futuro e o impacto dos fatores fisiológicos e sociológicos. Murray e seus colaboradores introduziram a personologia como nome para seus esforços e para os esforços daqueles que estavam primariamente preocupados com uma compreensão completa do caso individual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais os princípios de personologia propostos por Murray?

A

Os princípios inclui o cérebro, a redução de tensão, o desenvolvimento da personalidade, a personalidade muda e evolui, e a singularidade de cada pessoa. Murray entende os processos cerebrais, refletindo a sua opinião de que o comportamento está na dependência funcional da organização do sistema nervoso central. O primeiro princípio é o de que a personalidade está enraizada no cérebro. O segundo princípio está relacionado com a redução de tensão, ou seja, um processo para reduzir a tensão que é satisfatório, porém não é uma condição que nos mantém livre de toda tensão. Por isso, precisa-se de excitação, atividade e movimento e tudo isso envolve um aumento de tensão. A redução de pressão está relacionada com as metas que não são consideradas como estado livre de tensão, mas a satisfação derivada da ação que reduz a ação. O terceiro princípio diz respeito a personalidade e que esta continua se desenvolvendo ao longo dos anos. O quarto princípio fala que a personalidade muda e evolui, e que esta não é fixa. E por último, o quinto princípio ressalta a singularidade de cada pessoa e, ao mesmo tempo, também reconhece que há coisas em comuns entre todos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como Murray descrevia a formação da personalidade?

A

A formação da personalidade é a consequência de uma força psicológica que organiza a ação, a percepção e os demais processos cognitivos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como se divide a estrutura da personalidade, segundo Henry Murray?

A

É dividido em Id, o ego e o superego.
O id é o depósito de todas as tendências impulsivas, inatas, fornecendo energia e rumo para o comportamento e se preocupa com a emoção. O ido contem os impulsos primitivos, amorais e sensuais descritos por Freud, mas no sistema personológico também engloba impulsos inatos que a sociedade considera aceitáveis e desejáveis. O id contem as tendências para empatia, imitação e identificação, para formas de amor além das sensuais e a tendência de a pessoa dominar o seu ambiente. A força ou intensidade do id varia de pessoa para pessoa.
O ego é o regente racional da personalidade, aquele que tenta modificar ou adiar os impulsos inaceitáveis do id, ponderando, decidindo e determinando conscientemente o rumo do comportamento, sendo, assim, mais ativo na determinação do comportamento. por não ser um simples servo do id, o ego conscientemente planeja atitudes, opera não só para reprimir os prazeres do id, mas também para favorecer o prazer organizando e dirigindo a expressão de impulsos aceitáveis do id. Ele também é o árbitro entre o id e o superego, podendo favorecer um dos dois. O ego também pode integrar esses dois aspectos da personalidade para que o que se queira fazer (id) fique em harmonia com o que a sociedade acha que se deve fazer (superego). Um ego forte pode mediar efetivamente entre o id e o superego, mas um ego fraco transforma a personalidade em um campo de batalha.
O superego é a internalização dos valores e das normas culturais, regras segundo as quais se avalia e se julga o comportamento pessoal e dos outros. A essência do superego é imposta às crianças desde pequenas pelos pais e por outras figuras com autoridade. Outros podem moldá-lo e incluem um grupo de amigos, a literatura e a mitologia de uma determinada cultura. O superego não está rigidamente cristalizado aos cinco anos, mas continua se desenvolvendo a vida toda, refletindo a maior complexidade e sofisticação das experiências que se dão até o envelhecimento. Ele se desenvolve junto com o ideal do ego que fornece as metas de longo prazo que se deve buscar.
O ideal do ego é um componente do superego que contem os comportamentos morais e ideais que a pessoa deve buscar, representando aquilo que se pode tornar da melhor forma e sendo a soma das ambições e aspirações humanas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual o ponto mais importante de Murray, que refere-se a algo interno no organismo e qual a sua contribuição? Cite as 20 necessidades formuladas por Murray.

A

As necessidades são: Afiliação, Agressão, Autonomia, Autodefesa, Deferência, Defesa física, Defesa psíquica, Discernimento, Divertimento, Domínio, Exibição, Humilhação, Neutralização, Ordem, Realização, Rejeição, Segurança, Sensualidade, Sexo e Solidariedade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Conceitue subsidiação e pressão, segundo Murray.

A

Subsidiação, refere-se a uma situação na qual uma necessidade é ativada para que poça ajudar a satisfazer outra necessidade.
Pressão: influência do ambiente e de eventos passados para a ativação atual de cada na necessidade. Para Murray, complexo é um padrão normal de desenvolvimento infantil que influencia a personalidade adulta, é o que comanda o nosso desenvolvimento posterior, todos os indivíduos experimentam os complexos e são considerados como anormal quando manifestado de forma extrema a uma situação na qual deixa a pessoa fixa em um determinado estágio, onde a personalidade não desenvolve espontaneidade e flexibilidade, interferindo na formação do Ego e Superego.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com a pesquisa na teoria de Murray, no qual segue um segmento básico de comportamento, no período de tempo necessário para a conclusão de um padrão de comportamento, que envolve uma interação real ou fantasiosa é denominado como?

A

Padrão de conduta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

De acordo com a formação do Ego e do Superego, cite os cinco complexos e os estágios de Murray.

A
  • Complexos clautaia, estágio: a existência segura no útero.
  • Complexos orais, estágio: o prazer sensual de sugar alimento enquanto se é segurado.
  • Complexos anais, estágio: o prazer resultante de defecar.
  • Complexos uretral, estágio: o prazer que acompanha o ato de urinar.
  • Complexo genital ou de castração, estágio: prazeres genitais.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em que aspecto a teoria de Murray teve influência de Jung?

A

Um aspecto que teve influência, foi na sua divisão da personalidade na parte do Id, na qual, classifica-o parecido ao arquétipo da sombra proposto por Jung, que apresenta aspectos bons e ruins.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A que se refere cada um dos princípios da Personologia de Murray?

A

1°Princípio: É o seu termo para o estudo da personalidade, é que ela está enraizada no cérebro. Um exemplo para isso é que certas drogas podem alterar o funcionamento do cérebro, e consequentemente, a personalidade. Tudo aquilo que é personalidade depende está no cérebro, inclusive sentimentos, lembranças conscientes e inconscientes crenças, atitudes e valores.
2° Princípio: Envolve a ideia de redução de tensão. Concordava com Freud e com outros teóricos que as pessoas agem para reduzir as tensões fisiológicas e psicológicas, mas isso não quer dizer que buscamos estar totalmente livre das tensões. Para ele a existência sem tensões já é, por si só, uma fonte de angústia. Murray diz que é o processo de agir para reduzir a tensão que é satisfatório, e não a condição de estar livre de toda tensão .
3° princípio: Diz que a personalidade do indivíduo continua se desenvolvendo ao longo dos anos e é composta de todos os eventos que ocorrem no decorrer de sua vida. Portanto, o estudo do passado de uma pessoa de grande importância.
4° princípio: É que teoria de que personalidade muda e evolui, não sendo, pois, fixa ou estática
5° princípio: Enfatizou a singularidade de cada pessoa e ao mesmo tempo reconheceu as similaridades entre todos. Segundo ele, um ser humano nunca é igual ao outro, é parecido com algumas pessoas e com todas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Para Murray, qual é a definição de Necessidade?

A

Necessidade envolve uma força psíquica no cérebro que organiza direciona a capacidade intelectual e a perspectiva. As necessidades podem surgir de processos internos, como fome ou sede, ou de eventos no ambiente. Elas elevam o nível de tensão que organismo tenta reduzir agindo para satisfazê-la, e além disso, energiza e dirigem o comportamento. As necessidades ativam o comportamento na direção certa para satisfazê-las.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Porque Murray não trabalha com pessoas mentalmente perturbadas?

A

A escolha de Murray do sujeito normal ser o ponto principal de sua pesquisa foi um complemento natural para as histórias de caso dos ambientes psiquiátricos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual o assunto de principal interesse no estudo de casos individuais?

A

No estudo intenso de casos individuais, reservado para o meio clínico, a patologia dos pacientes os torna assunto de principal interesse, ou então, onde as exigências diagnósticas e terapêuticas necessitam de informações extensivas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Henry Murray foi um psicólogo norte-americano neofreudiano. Explique como a experiência com Carl Jung o influenciou em sua vida pessoal e na teoria da personalidade.

A

Jung serviu de grande influência para Henry, quando o mesmo se deparou em um grave conflito pessoal após ler o livro ‘‘Psychological Types’’ (Tipos Psicológicos), de Carl Jung. Henry vivia em um conflito pessoal: apaixonou-se por Christina Morgan, uma mulher casada, que posteriormente tornou-se sua amante. Como abominava divórcios, ele queria manter os dois relacionamentos e durante dois anos ele viveu este conflito. Através da sugestão de Christina, ele decidiu se encontrar com Jung, passando então, um mês em sua companhia. Jung conseguiu resolver o problema de Henry por meio de seu próprio exemplo (Jung também estava tendo um caso com uma jovem mais nova) aconselhou Murray a fazer o mesmo, e foi assim que Henry fez durante 40 anos. A experiência com Jung e a resolução do seu problema conjugal incentivaram Murray a se tornar psicólogo; ele procurava ajuda para um problema pessoal e a psicologia lhe dera uma resposta.Portanto, Jung fez muito mais do que solucionar os dilemas pessoais e profissionais de Murray, ele o fez conscientizar-se da dimensão e do impacto das forças inconscientes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly