Intoxicações Exógenas Flashcards
sudorese, bradicardia, dispneia indicam
sínd colinérgica
abordagem geral das intoxicações exógenas
➡SUPORTE CLÍNICO
Prioridades: via aérea e circulação
➡DESCONTAMINAÇÃO (diminuir a absorção)
Intoxicação oral: lavagem gástrica, carvão ativado, vômito (?)
Intoxicação cutânea: lavagem abundante com água.
➡ANTÍDOTO
OPIOIDES → NALOXONE
COMPOSTOS CARBAMATOS e ORGANOFOSFORADOS → ATROPINA(clínica muscarínica), PRALIDOXIMA(clínica nicotínica)
BENZODIAZEPÍNICOS → FLUMAZENIL
INTOXICAÇÃO POR TRICÍCLICO → bicarbonato de sódio
Náuseas, vômitos, dor abdominal, alteração visual (borramento, cromatopsia – alteração da percepção da cor), hipercalemia. Dx
intoxicação digitálica
no interior das células há muito mais K+). Na membrana de nossas células existe uma bomba: Na+K+ATPase, que coloca K+ para dentro da célula e Na+ para fora. O mecanismo de ação dos digitais é a inibição da bomba de Na+K+ATPase no coração menor troca desses eletrólitos a nível cardíaco – quando passamos a ter acúmulo de Na+ no miócito, passamos a ter maior ação de um trocador: cálcio e sódio maior quantidade de cálcio no miócito maior força de contração.
quais os grupos de inibidores da acetilcolinesterase
reversíveis e irreversíveis.
➡ Reversíveis –» Carbamatos: pesticidas, neostigmina, rivastigmina
➡ Irreversíveis –» Organofosforados: pesticidas, gás sarin
sintomas muscarínicos e nicotínicos
➡Muscarínicos (órgãos): Miose, broncoconstrição, incontinência urinária, redução da FC, salivação – CLÍNICA PARASSIMPÁTICA
➡Nicotínicos (junção neuro-muscular): Miofasciculação, fraqueza,. (excesso de forma desorganizada sobre a junção neuromuscular)
Síndrome neuroléptica maligna - o que é, clínica, cd?
Síndrome neuroléptica maligna:
➡emergência neurológica associada a exposição aos antagonistas da dopamina; antipsicóticos de 1ª geração, com destaque para o haloperidol.
➡Tétrade clínica: alteração do estado mental, RIGIDEZ MUSCULAR, febre e disautonomia.
➡Conduta: interromper o uso do antipsicótico, hidratação venosa + agonistas dopaminérgicos (bromocriptina), dantrolene (relaxante muscular) e benzodiazepínico (Lorazepan).
qdo suspeitar de intoxicação exogena
Há suspeita de intoxicação, quando o paciente apresenta quadro clínico que não se enquadra em doenças conhecidas.
Qual o antídoto de escolha para uma reação anafilática desencadeada por um beta bloqueador?
Glucagon
É admitido, no pronto socorro, enfermo de 78 anos com diagnóstico de edema agudo pulmonar. Há historia de hipertensão arterial sistêmica há 20 anos e de hipertrofiado ventrículo esquerdo. São prescritas as seguintes substancias por endovenosa: furosemida 40mg, morfina 5mg. O paciente evoluiu com hipoventilação grave e cianose. No momento deverá ser utilizado:
Naloxona;
Depressão respiratória é efeito adverso de altas doses de morfina, o que pode ser visualizado pela hipoventilação e cianose. Antídoto da morfina é naloxone.Depressão respiratória é efeito adverso de altas doses de morfina, o que pode ser visualizado pela hipoventilação e cianose. Antídoto da morfina é naloxone.
O quadro clínico de rubor facial, mucosas secas, hipertermia, taquicardia, midríase, retenção urinária e agitação psicomotora é sugestivo de qual síndrome toxicológica?
Anticolinérgica.