Interpretação de texto e gramática Flashcards

1
Q

A inserção de uma vírgula logo após “Assim”, no início do primeiro parágrafo, manteria a correção gramatical e a coerência do texto.

“Assim como cidadania e cultura formam um par integrado de significações”

A

Errado. Porque “assim,” é conclusão e “assim como” comparação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O emprego da expressão “É (…) que”, no quarto período do primeiro parágrafo, enfatiza que as migrações agridem o indivíduo pelas razões expressas no segundo e no terceiro período desse mesmo parágrafo, e não por outras quaisquer.

“É por isso que as migrações agridem o indivíduo, roubando-lhe parte do ser, obrigando-o a uma nova e dura adaptação em seu novo lugar”

A

Certo.
É + QUE -> partícula expletiva de realce (dando impacto na oração) + POR ISSO -> citando o caso anterior. (segundo e terceiro períodos pela sequência temporal do texto) = Realça o texto anterior

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Seria mantida a coerência (e não o sentido) do texto se a oração “Incluindo o processo produtivo e as práticas sociais” (terceiro período do primeiro parágrafo) fosse substituída tanto por Por incluir o processo produtivo e as práticas sociais quanto por Como inclui o processo produtivo e as práticas sociais.

“Incluindo o processo produtivo e as práticas sociais, a cultura é o que nos dá a consciência de pertencer a um grupo, do qual é o cimento.”

A

Certo.Pois, apesar de alterar o sentido, a coerência é mantida, o que foi perguntado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Os sentidos do texto permitem afirmar que o termo “desculturização” foi empregado com o sentido de aculturação

A

Errado. Aculturação é forçar adaptação a alguma cultura e desculturação é retirar a cultura de um povo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

No primeiro período do texto, a substituição de “por” por devido manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.

A

Errado. Teria de ser “devido a”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A correção gramatical do texto seria mantida caso, no trecho “supor que se trata de um período” (segundo parágrafo), o pronome “se” fosse deslocado para depois da forma verbal “trata” ― trata-se

A

Errado.Pois, nesse caso (com pronome indefinido e/ou negativas), a próclise é obrigatória.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

No último período do primeiro parágrafo, a anteposição do pronome ‘se’ à forma verbal ‘Trata’ prejudicaria a correção gramatical do texto

“Trata-se do direito do homem de se comunicar”

A

Certo. Não se usa pronome oblíquo em início de sentença.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Com o emprego da expressão “revi os traços finos e delicados que mal eram divisados no negror apagado da pele” (l.23), a narradora dá a entender que seu olhar em relação aos traços do rosto de Janair era ofuscado pela cor da pele da empregada

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Conforme os dados apresentados no texto, de modo geral, as mulheres estão mais vulneráveis às relações precárias de trabalho do que os homens

A

Errado. Provavelmente a generalização que deu como errado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O autor do texto considera ter havido retrocesso na forma como a imprensa, em geral, aborda as questões ambientais

A

Certo. “Os editores voltaram aos antigos vícios”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O trecho “mecanismos para a gestão” (L.10) poderia ser corretamente substituído por mecanismos de gestão

A

Certo. Porque não perguntou se teria mudança de sentido, mas sim se ela continuaria correta

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Com base na figura do texto V, julgue os itens subseqüentes, relativos ao Word 2000 e às idéias do texto do documento em edição.

Nas linhas 4 e 5 do texto mostrado, admite-se a substituição de “a que se aplicam” por à que se aplicam, já que o segmento tem como referência “o contexto”

A

Errado. Seria correto se fosse “Aplicam-se a algo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua, 2022), 18,3% dos jovens de 14 a 29 anos não concluíram alguma das etapas da educação básica seja por abandono, seja por nunca terem frequentado a escola. Sabe-se que a evasão é multifatorial, uma vez que são várias as razões que conduzem ao abandono escolar. A necessidade de trabalhar e o desinteresse pelo estudo foram os principais motivos apontados na pesquisa.
O público da educação de jovens e adultos (EJA) é caracterizado pela diversidade: diversidade de experiências escolares e de vivências no mundo do trabalho, diversidade geracional, além daquelas presentes em todas as salas de aula, como a diversidade étnico-racial e de gênero. Defendemos a inserção do termo “idosos”, porque reconhece e enfatiza a necessidade de oferecer oportunidades educacionais a todas as faixas etárias que não tiveram acesso à educação formal ou que desejam retomar seus estudos. Utilizar a expressão completa — educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) — busca promover a igualdade de oportunidades, o que pode ajudar a combater e evitar preconceitos e estereótipos.
Paula Cobucci; Weruska Machado.Educação linguística para jovens e adultos.São Paulo: Editora Contexto, p. 7-8 (com adaptações).Julgue o item que se segue, em relação a estruturas linguísticas do texto CB1A1-II.

O emprego da vírgula após o termo “aula” (primeiro período do segundo parágrafo) e o dos travessões no terceiro período do segundo parágrafo justificam-se pela mesma razão.

A

Certo. Nos dois casos,se explica o termo anterior

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

“Defendemos a inserção do termo “idosos”, porque reconhece e enfatiza a necessidade de oferecer oportunidades educacionais a todas as faixas etárias que não tiveram acesso à educação formal ou que desejam retomar seus estudos”

O emprego da preposição “a” em “a todas as faixas etárias” (segundo período do segundo parágrafo) justifica-se pela regência do substantivo “oportunidades

A

Errado. Precisa conferir pela regência verbal “oferecer”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

egundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua, 2022), 18,3% dos jovens de 14 a 29 anos não concluíram alguma das etapas da educação básica seja por abandono, seja por nunca terem frequentado a escola. Sabe-se que a evasão é multifatorial, uma vez que são várias as razões que conduzem ao abandono escolar. A necessidade de trabalhar e o desinteresse pelo estudo foram os principais motivos apontados na pesquisa.

No segundo período do primeiro parágrafo, o vocábulo “se”, em “Sabe-se”, indica que o sujeito da oração é indeterminado

A

Errado. Se é sabido algo, então não é indeterminado, mas implícito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Julgue o item que se segue, em relação a estruturas linguísticas do texto CB1A1-II.

No primeiro período do texto, a expressão “seja…seja” é empregada para coordenar, com sentido alternativo, duas causas atribuídas ao fato de jovens de 14 a 29 anos não concluírem alguma das etapas da educação básica.

A

Certo

17
Q

Acerca das ideias do texto CB1A1-II, julgue o item a seguir.

Depreende-se das ideias do texto que a necessidade de trabalhar, o desinteresse pelo estudo e outros fatores atuam em conjunto na vida dos entrevistados, de modo a fazê-los abandonar a escola.

“Sabe-se que a evasão é multifatorial, uma vez que são várias as razões que conduzem ao abandono escolar. A necessidade de trabalhar e o desinteresse pelo estudo foram os principais motivos apontados na pesquisa.”

A

Errado. “seja…seja” = Conjunções alternativasexpressam uma ideia de alternância - escolha entre duas possibilidades.Portanto, o desinteresse pelo estudo e outros fatores NÃO atuam em conjunto na vida dos entrevistados

18
Q

“Mais responsabilidades foram transferidas para a autarquia em 1998, quando foram extintas as delegacias regionais do Ministério da Educação (DEMEC), o que exigiu sua reorganização a fim de responder às responsabilidades pelo acompanhamento e fiscalização da arrecadação e execução dos projetos e programas do MEC”

No primeiro período do terceiro parágrafo, o vocábulo “Mais” é empregado com o mesmo sentido de Outra vez

A

Errado. Apesar do mesmo sentido, “mais” é intensificador ou adição, enquanto “outra vez” é de repetição.