Interpretação de texto e gramática Flashcards
A inserção de uma vírgula logo após “Assim”, no início do primeiro parágrafo, manteria a correção gramatical e a coerência do texto.
“Assim como cidadania e cultura formam um par integrado de significações”
Errado. Porque “assim,” é conclusão e “assim como” comparação
O emprego da expressão “É (…) que”, no quarto período do primeiro parágrafo, enfatiza que as migrações agridem o indivíduo pelas razões expressas no segundo e no terceiro período desse mesmo parágrafo, e não por outras quaisquer.
“É por isso que as migrações agridem o indivíduo, roubando-lhe parte do ser, obrigando-o a uma nova e dura adaptação em seu novo lugar”
Certo.
É + QUE -> partícula expletiva de realce (dando impacto na oração) + POR ISSO -> citando o caso anterior. (segundo e terceiro períodos pela sequência temporal do texto) = Realça o texto anterior
Seria mantida a coerência (e não o sentido) do texto se a oração “Incluindo o processo produtivo e as práticas sociais” (terceiro período do primeiro parágrafo) fosse substituída tanto por Por incluir o processo produtivo e as práticas sociais quanto por Como inclui o processo produtivo e as práticas sociais.
“Incluindo o processo produtivo e as práticas sociais, a cultura é o que nos dá a consciência de pertencer a um grupo, do qual é o cimento.”
Certo.Pois, apesar de alterar o sentido, a coerência é mantida, o que foi perguntado.
Os sentidos do texto permitem afirmar que o termo “desculturização” foi empregado com o sentido de aculturação
Errado. Aculturação é forçar adaptação a alguma cultura e desculturação é retirar a cultura de um povo.
No primeiro período do texto, a substituição de “por” por devido manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.
Errado. Teria de ser “devido a”
A correção gramatical do texto seria mantida caso, no trecho “supor que se trata de um período” (segundo parágrafo), o pronome “se” fosse deslocado para depois da forma verbal “trata” ― trata-se
Errado.Pois, nesse caso (com pronome indefinido e/ou negativas), a próclise é obrigatória.
No último período do primeiro parágrafo, a anteposição do pronome ‘se’ à forma verbal ‘Trata’ prejudicaria a correção gramatical do texto
“Trata-se do direito do homem de se comunicar”
Certo. Não se usa pronome oblíquo em início de sentença.
Com o emprego da expressão “revi os traços finos e delicados que mal eram divisados no negror apagado da pele” (l.23), a narradora dá a entender que seu olhar em relação aos traços do rosto de Janair era ofuscado pela cor da pele da empregada
Certo
Conforme os dados apresentados no texto, de modo geral, as mulheres estão mais vulneráveis às relações precárias de trabalho do que os homens
Errado. Provavelmente a generalização que deu como errado.
O autor do texto considera ter havido retrocesso na forma como a imprensa, em geral, aborda as questões ambientais
Certo. “Os editores voltaram aos antigos vícios”
O trecho “mecanismos para a gestão” (L.10) poderia ser corretamente substituído por mecanismos de gestão
Certo. Porque não perguntou se teria mudança de sentido, mas sim se ela continuaria correta
Com base na figura do texto V, julgue os itens subseqüentes, relativos ao Word 2000 e às idéias do texto do documento em edição.
Nas linhas 4 e 5 do texto mostrado, admite-se a substituição de “a que se aplicam” por à que se aplicam, já que o segmento tem como referência “o contexto”
Errado. Seria correto se fosse “Aplicam-se a algo
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua, 2022), 18,3% dos jovens de 14 a 29 anos não concluíram alguma das etapas da educação básica seja por abandono, seja por nunca terem frequentado a escola. Sabe-se que a evasão é multifatorial, uma vez que são várias as razões que conduzem ao abandono escolar. A necessidade de trabalhar e o desinteresse pelo estudo foram os principais motivos apontados na pesquisa.
O público da educação de jovens e adultos (EJA) é caracterizado pela diversidade: diversidade de experiências escolares e de vivências no mundo do trabalho, diversidade geracional, além daquelas presentes em todas as salas de aula, como a diversidade étnico-racial e de gênero. Defendemos a inserção do termo “idosos”, porque reconhece e enfatiza a necessidade de oferecer oportunidades educacionais a todas as faixas etárias que não tiveram acesso à educação formal ou que desejam retomar seus estudos. Utilizar a expressão completa — educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) — busca promover a igualdade de oportunidades, o que pode ajudar a combater e evitar preconceitos e estereótipos.
Paula Cobucci; Weruska Machado.Educação linguística para jovens e adultos.São Paulo: Editora Contexto, p. 7-8 (com adaptações).Julgue o item que se segue, em relação a estruturas linguísticas do texto CB1A1-II.
O emprego da vírgula após o termo “aula” (primeiro período do segundo parágrafo) e o dos travessões no terceiro período do segundo parágrafo justificam-se pela mesma razão.
Certo. Nos dois casos,se explica o termo anterior
“Defendemos a inserção do termo “idosos”, porque reconhece e enfatiza a necessidade de oferecer oportunidades educacionais a todas as faixas etárias que não tiveram acesso à educação formal ou que desejam retomar seus estudos”
O emprego da preposição “a” em “a todas as faixas etárias” (segundo período do segundo parágrafo) justifica-se pela regência do substantivo “oportunidades
Errado. Precisa conferir pela regência verbal “oferecer”.
egundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua, 2022), 18,3% dos jovens de 14 a 29 anos não concluíram alguma das etapas da educação básica seja por abandono, seja por nunca terem frequentado a escola. Sabe-se que a evasão é multifatorial, uma vez que são várias as razões que conduzem ao abandono escolar. A necessidade de trabalhar e o desinteresse pelo estudo foram os principais motivos apontados na pesquisa.
No segundo período do primeiro parágrafo, o vocábulo “se”, em “Sabe-se”, indica que o sujeito da oração é indeterminado
Errado. Se é sabido algo, então não é indeterminado, mas implícito.