INSULINA NPH Flashcards
indicações:
insulina de ação prolongada utilizada no tratamento do diabetes mellitus, podendo ser usado em idosos, crianças, gestantes e lactantes.
mecanismo de ação:
redução da glicemia (taxa de glicose) no sangue através captação facilitada de glicose pelos receptores das células musculares e lipídicas. Com inibição concomitante da liberação de glicose pelo fígado. Seu efeito começa dentro de 1 hora e meia, tendo seu pico de 4 a 12 horas e todo o tempo de ação sendo de aproximadamente 24 horas.
apresentação e posologia:
Frasco-Ampola (F/A) de 10 ml (100 Ul/ml) para utilização subcutânea, sendo aplicada geralmente na coxa. A dose é individual, sendo determinada de acordo com as necessidades do paciente. A dose total diária média de insulina necessária para manutenção da terapia do paciente com diabetes tipo 1, varia entre 0,5 e 1,0 Ul/kg, dependendo do paciente. Todavia, em pré-adolescentes, a média diária de insulina necessária geralmente varia entre 0,7 a 1,0 Ul/kg. A dose inicial para portadores de diabetes do tipo 2 é frequentemente mais baixa, por exemplo, 0,3 a 0,6 Ul/kg/dia.
contraindicações e associações:
- PODE ser utilizado em pacientes gestantes, uma vez que a insulina não atravessa a barreira feto-placentária, 𝐦𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐚𝐝𝐫𝐨𝐬 𝐡𝐢𝐩𝐨/𝐡𝐢𝐩𝐞𝐫𝐠𝐥𝐢𝐜𝐞̂𝐦𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐝𝐞𝐯𝐞𝐦 𝐬𝐞𝐫 𝐦𝐨𝐧𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐨𝐫 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚𝐫𝐞𝐦 𝐫𝐢𝐬𝐜𝐨𝐬 𝐚𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐟𝐞𝐭𝐚𝐥. Não há restrição ao tratamento durante a amamentação;
- Contraindicado apenas em casos de hipersensibilidade;
- Precaução ao associar com Tiazolidinedionas, risco de desenvolver insuficiência cardíaca congestiva.
efeitos adversos:
*Hipoglicemia;
* No local da aplicação podem surgir edema ou outras reações locais (dor, rubor, inflamação, prurido, dentre outros), geralmente , são manifestações transitórias de início do tratamento.
apresentações comerciais:
*Humulin NPH;
*-Insunorm N;
* Novolin N;
* Wosulin N.