GLIBENCLAMIDA Flashcards
indicação:
Diabetes Mellitus não insulinodependente.
mecanismo de ação:
pertence ao grupo das SULFONILUREIAS e age na redução da concentração de glicose plasmática através da estimulação das células 8 do pâncreas, que produzem insulina. Além disso, melhora a resposta das células B ao estímulo fisiológico da glicose e apresenta efeitos extra pancreáticos, como a redução a produção de glicose hepática e melhora a ligação e a sensibilidade da insulina nos tecidos periféricos.
apresentação e posologia:
comprimidos de 5mg, de administração oral. A posologia indicada deve ser a dose eficaz mínima possível, sendo assim é necessário o monitorando clínico para adequação da dosagem. Usualmente o tratamento é iniciado com > ou 1 comprimido de 5mg uma vez ao dia, se necessário, a dose diária pode ser aumentada gradativamente, em incrementos de no máximo Y% comprimido de 5 mg em intervalos de uma a duas semanas, e que este aumento seja guiado através do monitoramento da glicemia plasmática. A superdosagem deste farmaco irá resultar em quadros hipoglicêmicos severos com risco de vida.
contraindicações e associações:
- não deve ser administrada durante a gestação/lactação;
- idosos possuem maior resposta ao fármaco, portanto devem ser usadas doses conservadoras para evitar hipoglicemia;
- a associação com Bosentana (tratamento da hipertensão pulmonar) mostrou um aumento na incidência de elevação das enzimas hepáticas em pacientes. Tanto a glibenclamida quanto a bosentana inibem a bomba de liberação de sal biliar, levando a um acúmulo intracelular de sais biliares citotóxicos;
- a ação hipoglicemiante da glibenclamida pode ser potencializada pelo uso de Fluoxetina, ocasionando quadros de hipoglicemia.
Efeitos adversos
- hipoglicemia
- distúrbios visuais
- dor abdominal, diarreia e náusea
- ganho de peso
- erupções cutâneas
apresentações comerciais
- Daonil
- Lisaglucon
- Glicamin
- Glionil
- Uni Gliben