GLICAZIDA Flashcards
indicações:
utilizado no tratamento da Diabetes Mellitus não insulinodependente, com boa eficácia em pacientes obesos, idosos e/ou com complicações vasculares.
mecanismo de ação:
fármaco pertencente ao grupo das SULFONILUREIAS, que atua estimulando as células 8 do pâncreas a produzirem insulina. Também atuam indiretamente no aumento de insulina pós-prandial e a secreção de peptídeo C, que podem ser observadas após 2 anos de tratamento. Além disso, a Glicazida reduz as microtromboses (propriedades hemovasculares) através da inibição parcial da agregação/adesão plaquetária, assim como a redução dos marcadores de ativação plaquetária (beta-tromboglobulina e tromboxano B2) e ainda atua na atividade fibrinolítica do endotélio vascular com aumento da atividade do t-PA.
apresentação e posologia:
comprimidos de 15, 30 e 80mg, sendo mais comumente encontrado em farmácias hospitalares os comprimidos de 30mg. Esse medicamento deve ser administrado apenas em adultos, e sua dose diária pode variar de 30 a 120 mg (1 a 4 comprimidos de 30mg), devem ser tomados em única dose, no café da manhã. Como outros hipoglicemiantes a menor dose eficaz é a indicada, e o início do tratamento deve ser feito com um comprimido diário de 20mg, sendo feita a manutenção até atingir o resultado desejado, entretanto para aumento da dosagem deve ser respeitado o intervalo mínimo de um mês, com exceção dos casos de pacientes que em duas semanas de tratamento não obtiveram redução dos níveis sanguíneos de glicose, onde é permitido aumento da dosagem ao término das duas semanas iniciais. A dosagem deve ser de acordo com a resposta glicêmica do paciente, sendo a máxima permitida de 120mg. A superdosagem deste farmaco irá resultar em quadros hipoglicêmicos severos com risco de vida.
contraindicações e associações:
- Não existem dados clínicos suficientes sobre o uso de gliclazida em gestantes/lactantes (como medida de precaução é indicado evitar a administração);
- Não devem ser administrados em pacientes com diabetes tipo |, com pré-coma, coma diabético, cetoacidose diabética, insuficiência renal ou hepática grave;
- Não deve ser associado com Miconazol pois pode haver potencialização do efeito hipoglicemiante;
- Evitar administração conjunta a Fenilbutazona e Álcool (efeitos hipoglicêmicos);
- Pode possuir efeitos não desejados em conjunto com Danazol, Clorpromazina, Glicocorticoides, Ritodrina, Salbutamol, Terbutalina, Erva de São João (Hypericum Perforatum), Fluoroquinolonas e Anticoagulantes.
efeitos adversos:
*Hipoglicemia;
- Disfunções adrenérgicas (geralmente desaparecem após ingestão de carboidratos);
- Distúrbios Gastrointestinais (reduzidos com a administração no café da manhã).
apresentações comerciais:
- Diamicron MR;
- Azukon MR