Imunologia Flashcards
O que fazem as células macrófagos?
Os macrófagos fazem fagocitose, internalizando e digerindo em seu interior substâncias e corpos considerados nocivos.
Qual a relação macrófago X obesidade?
Em casos de obesidade mórbida, estas células alteram seu fenótipo, não eliminando agentes infecciosos e produzindo proteínas e toxinas que geram inflamações, aumentando a suscetibilidade às infecções por outras doenças e microorganismos.
A que se refere a Imunologia?
A Imunologia refere-se à ciência que estuda nosso sistema imunológico, ou seja, a capacidade do nosso organismo de neutralizar agentes nocivos (antígenos).
O que compreende-se por sistema imunológico?
O sistema imune compreende uma ampla e complexa rede de células, tecidos, órgãos e moléculas que trabalham em conjunto visando a eliminação de antígenos cusadores de infecções.
Como atua o sistema imune no organismo (analogia)?
O sistema imunológico atua como um exército de soldados que trabalham juntos, onde cada soldado possui uma forma ou função que percebe a presença de agentes potencialmente nocivos no organismo.
O que são patógenos?
Patógenos são corpos estranhos; antígenos que podem apresentar natureza intra ou extracelular.
Patógenos de natureza intracelular
Patógenos de natureza intracelular infectam células individuais, como, por exemplos, os vírus.
Patógenos de natureza extracelular
Os patógenos de natureza extracelular dividem-se no interior dos tecidos ou das cavidades corporais; estes constituem as bactérias.
Resposta imune inata (RII) ou não específica
A RII é o sistema imune desenvolvido na gestação e já nasce com o indivíduo, sendo ele o responsável pela eliminação de quase todos os patógenos e outros corpos estranhos. A RII não depende da exposição prévia ao antígeno, contudo, ela não desenvolve anticorpos (memória).
Resposta imune adaptativa (RIA) ou específica
Esse sistema de atividade imunológica se desenvolve graças a exposição prévia ao antígeno, resultando em células de memória associadas ao desenvolvimento de anticorpos específicos que combatem, de forma isolada e coordenada, o antígeno em questão.
Quais as duas grandes funções do sistema imunológico e por “quem” elas são mediadas?
Tanto a RII quanto a RIA compreendem duas grandes funções do sistema imunológico, o
reconhecimento do antígeno, que se refere ao momento em que as células imunológicas entram em contato com o agente agressor por meio de receptores e ativam cascatas de sinalização, e a erradicação do
antígeno, na qual a célula efetivamente elimina o antígeno com muita rapidez e possibilita que algumas células de memória sejam armazenadas para infecções futuras (ARNETH, 2021).
Século V (a.C.)
Eventos históricos
Tucidides observa a resistência de seres humanos que foram infectados frente a pragas e reinfecções durante a guerra do Peloponeso.
Século XV
Eventos históricos
Chineses e turcos utilizaram preparações de crostas secas originárias de pápulas da varíola e aplicaram nas feridas da pele ou inaladas por outros indivíduos saudáveis. Este
processo foi denominado “variolação”.
Século XVIII
Eventos históricos
Em 1798, Edward Jenner - entitulado como o “pai da imunologia” -, realiza a primeira vacinação contra a varíola.
Imunidade coletiva ou de rebanho
Eventos históricos
Com seus estudos, Edward Jenner percebeu que as vacas portadoras da varíola bovina eram imunes à varíola humana; então, ele preparou uma solução fluida de pápulas de varíolas coletadas das vacas e injetou em pessoas saudáveis. O resultado foi positivo e as pessoas ganharam imunidade à varíola ao atingir a imunidade coletiva ou de rebanho (quando um quantidade de pessoas são vacinadas a ponto da doença não mais se propagar).
Os papéis de Louis Pasteur e Edward Jenner
Eventos históricos
Os experimentos com galinhas (Pasteur contra a cólera) e vacas (Jenner contra a varíola) serviram como pilares para os estudos em Imunologia e, a partir de então, ficou constatado que a administração de um patógeno enfraquecido ou, até mesmo, atenuado (não causador da doença) era capaz de proteger contra diversas doenças (NISAR et al., 2020).
Século XIX
Eventos históricos
Mechnikov descobre o mecanismo de fagocitose (imunidade celular).
Século XX
Eventos históricos
Kabat descobre os anticorpos (imunidade humoral).
O papel de Jules Bordet
Eventos históricos
Os experimentos de Bordet revelaram que o sistema imunológico também poderia reagir contra substâncias não patogênicas, como, por exemplo, células vermelhas do sangue. A partir destes experimentos, foi descoberto o sistema ABO em humanos, que serviu como base para a realização da transfusão sanguínea (NISAR et al., 2020).
Sistema ABO sanguíneo
Eventos históricos
Se uma pessoa for do tipo sanguíneo “A” e receber sangue de outra pessoa do tipo “B”, podem ocorrer reações imunológicas, pois existem tipos de açúcares em cada grupo A ou B que apresentam comportamento de antígeno. Assim, o sangue tipo “A” reage contra o sangue tipo “B”, ativando uma resposta imunológica específica que pode levar à morte. Esta sensacional descoberta rendeu a Landsteiner um Prêmio Nobel, em 1930.
Hematopoiese
A hematopoiese é o processo que compreende a formação das células sanguíneas já nas primeiras semanas de desenvolvimento embrionário.
Leucócitos ou glóbulos brancos
Os leucócitos ou glóbulos brancos são as células sanguíneas de defesa responsáveis pelo sistema imunológico.
O processo hematopoiese
No processo de hematopoiese, uma célula hematopoética tronco é capaz de se diferenciar em um progenitor linfoide ou mieloide comum, onde o progenitor linfoide pode originar uma célula B, T ou NK. Já o progenitor mieloide pode se diferenciar em basófilo, eosinófilo, mastócitos, neutrófilos e monócitos; monócitos podem sofrer transformações, originando células dendríticas ou macrófagos.
O que são células progenitoras linfoides comuns?
São as células responsáveis por se diferenciar e originar as células mononucleares linfócitos.
O que são linfócitos?
Linfócitos são as células circulantes no sangue e na linfa, com habilidade para migrar aos espaços de tecido e órgãos lonfoides. Elas constituem , aprox., 20 a 40% dos glóbulos brancos corpóreo e 99% das células encontradas na linfa (NISAR et al., 2020), e podem ser subdivididas em populações de células B, T e NK (ABBAS; LICHTMAN; PILLAI, 2015).
Células B (maturação e função)
Maturadas na medula óssea, a principal função desses linfócitos é produzir moléculas de anticorpos que constituem o componente celular central da resposta imune humoral.
As células B produzem anticorpos?
Sim! Na verdade, apenas elas os produzem. Isso ocorre após o reconhecimento de um antígeno por essa célula.
Local de maturação das células T?
Originadas na medula óssea, elas finalizam sua maturação no timo.
Qual a função das células T?
Expressar um receptor responsável pelo reconhecimento de antígenos.
Quais os dois grupos moleculares distintos e relacionados às suas funções que as células T apresentam?
Linfócitos (T)CD4+ e (T)CD8+
Qual a função do linfócito TCD4+?
Reconhecer e apresentar os antígenos para que as células B sejam ativadas e possam produzir anticorpos.
Qual a função do linfócito TCD8+?
Liberar enzimas e ativar mecanismos do processo de apoptose, atuando na eliminação de vírus e algumas bactérias e parasitas no citoplasma de células hospedeiras.