História da Seguridade Social Flashcards
Cronologia
Evolução do Direito Previdenciário no Brasil
- 1543: Primeira manifestação da seguridade social no Brasil:
- Santas Casas de Misericórdia (voltada à assistência social);
- Grande atuação da Igreja.
- Principal propósito: Atender aos mais necessitados.
- 1795: Plano de Montepio Militar dos Oficiais do Corpo da Marinha
- Plano de benefícios dos órfãos e viúvas dos oficiais da Marinha;
- Mantido pelas contribuições dos militares;
- Constituição de 1824: Cria os Socorros Públicos
- Amparo à população carente;
- O texto constitucional de 1824 nada trouxe acerca de previdência.
- 1835: É criado o Montepio Geral dos Servidores do Estado
- Sistema mutualista de amparo (Sistema de seguros);
- Primeira entidade privada a atuar no país;
➥ Após a Proclamação da República
- _Constituição da República de 1881, art. 75:
- Aposentadoria por invalidez apenas em favor de funcionários públicos, desde que a invalidez decorresse de serviço à Nação;
- Esse benefício independia de contraprestação (os funcionários públicos, à época, não pagavam contribuições previdenciárias), razão pela qual era tida como aposentadoria-prêmio.
- Não possuía caráter geral, pois abrangia apenas os servidores públicos que ficassem inválidos.
- Foi a primeira constituição brasileira que fez menção à palavra “aposentadoria”.
- 1919: Foi instituído o** seguro obrigatório de acidente de trabalho** pela Lei 3.724, além de uma indenização a ser paga, obrigatoriamente, pelos empregadores a seus empregados acidentados.
7. 1923: Marco da previdência social brasileira: Lei Eloy Chaves (Decreto-Lei 4.682, de 24 de janeiro de 1923)
- Criou as Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAP)
- Empregados das empresas ferroviárias;
- Mantidas e administradas pelas empresas.
- Direitos de aposentadoria por invalidez, por idade, tempo de serviço e pensão por morte aos dependentes;
- Lei Eloy Chaves: o Estado não interferia. Quem era responsável por administrar a Caixa de Aposentadoria e Pensão eram as próprias empresas ferroviárias
ATENÇÃO!
Foi a legislação mais importante no que diz respeito à Seguridade Social no Brasil, todavia, não foi a primeira legislação do Brasil a regulamentar a Seguridade Social.
- 1926: O sistema das CAPs foi estendido para outras categorias. Note-se que as CAPs eram organizadas por empresas, sendo que cada uma delas possuía sua caixa.
- Constituição de 1934 (Era Vargas):
- Foi a primeira a tratar de direitos previdenciários em nosso país;
- Responsável por introduzir o tríplice custeio (governo, empresas e os empregados deveriam contribuir para o sistema previdenciário);
- Foram criados os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP), organizados por categoria profissional.
- Constituição de 1937:
- Utilizou, pela primeira vez, o termo “seguro social”, mas sem trazer grandes evoluções secundárias;
- Constituição de 1946:
- Usou, de forma inovadora, a expressão “previdência social”; * Primeira tentativa de sistematizar as normas de proteção social.
- 1960: Criado o Ministério do Trabalho e da Previdência Social
- Nesse mesmo ano, aprovou-se a Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS), que unificou os critérios estabelecidos para concessão de benefícios dos diversos IAP até então existentes.
- 1967 Criação do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) com a incorporação de todos os IAP, através do Decreto-Lei 72/66, que consolidou o sistema previdenciário brasileiro.
- Este instituto foi criado por uma lei editada em 1966 e entrou em vigor em 1967.
- Para concurso, às vezes aparece como ano de criação 1966 e outras 1967, ambas estando corretas.
- 1971: os trabalhadores rurais passaram a gozar de direitos previdenciários, com a criação da Lei Complementar 11/71 do PRORURAL, dano efetividade ao FUNRURAL, criado pela Lei 4.214/63.
- 1972: As empregadas domésticas foram incluídas na previdência social, com a publicação da Lei n. 5.859, de 11 de dezembro de 1972. Essa lei de 1972 para as domésticas ficou vigente por muitos anos, até que foi publicada a Lei Complementar 150 que revolucionou os direitos das domésticas, tornando obrigatório o recolhimento de FGTS. Antigamente o recolhimento do FGTS era facultativo.
- 1977: Foi instituído o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS), responsável pela integração das áreas de assistência social, previdência social, assistência médica e gestão das entidades ligadas ao Ministério da Previdência e Assistência Social.
O SINPAS contava com os seguintes órgãos:
- Instituto Nacional de Previdência Social (INPS): Autarquia responsável pela administração dos benefícios.
- Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS): Autarquia responsável pela arrecadação, fiscalização e cobrança de contribuições e demais recursos.
- Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS): Autarquia responsável pela saúde.
- Fundação Legião Brasileira de Assistência (LBA): Fundação responsável pela assistência social.
- Fundação Nacional do Bem-estar do Menor (FUNABEM): Fundação responsável pela promoção de política social em relação ao menor.
- Central de Medicamentos (CEME): Órgão ministerial responsável pela distribuição de medicamentos.
- Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev): Empresa pública responsável por gerenciar os sistemas de informática previdenciários.
OBS:: De todas essas instituições criadas, a que existe ainda hoje é a DATAPREV. É uma empresa pública responsável pelo sistema de informações do INSS.
- Constituição de 1988:
- Reuniu, no plano constitucional, as três atividades da Seguridade Social: saúde, previdência social e assistência social, conforme previsto no Plano Beveridge, de 1942.
- 1990: A Lei 8.029/90 criou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mediante a fusão do INPS com o IAPAS.
- 16 de março de 2007: foi publicada a Lei 11.457, que instituiu a sonhada Secretaria da Receita Federal do Brasil;
- É a responsável pelas arrecadações previdenciárias.
- 2019: Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019):
- Mudança gigantesca quanto aos benefícios previdenciários, alíquotas de contribuição.
Decreto 10.410 que alterou o regulamento da Previdência (Decreto 3.048).
IMPORTANTE!
Em patamar constitucional, foi a Constituição de 1934 a primeira a trazer a expressão “previdência”, enquanto a de 1946 foi a primeira a trazer o termo previdência devidamente adjetivado de “social”.
CUIDADO!
O INSS foi criado pela junção do INPS com o IAPAS em 1990. Em provas, troca-se a data ou também afirmam que o INSS foi criado pela junção do INPS com o INAMPS
__________________________________________________________
1923: foi considerado um marco na história da Previdência Social. A denominada “Lei Eloy Chaves” (Decreto 4.682/23) determinou a criação das CAPs - Caixas de Aposentadoria e Pensões - para trabalhadores ferroviários, para os empregados das empresas ferroviárias, mantidas e administradas pelas empresas.
1933: Na Era Vargas, as CAPS foram substituídas pela IAPs - Instituto de Aposentadoria e Pensão (por categoria profissional). Surgiram IAPs de diversas categorias, como IAPM (marítimos), IAPC (comerciários), IAPB (bancários), IAPI (industriários) etc. O processo de unificação das CAP em institutos perdurou até a década de 50.
1934: pela primeira vez uma Constituição do Brasil faz alusão expressa aos direitos previdenciários, instituindo o modelo tripartite suportado pela União, pelos empregados e empregadores, além de garantir mínima proteção em face da velhice, invalidez, maternidade, acidente de trabalho e morte.
1966: Criação do INPS - INSTITUTO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - Órgão criado pelo Decreto 72/66, como resultado da fusão dos institutos de aposentadoria e pensões (IAPs) do setor privado então existente e dos serviços integrados e comuns a todos esses institutos. Entretanto, a incorporação de todos os IAP ocorreu em 1967. Este instituto foi criado por uma lei editada em 66 e entrou em vigor em 67. Para concurso, as vezes aparece como ano de criação 66 e outras 67, ambas estando corretas.
1977: Em 1977, foi instituído o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS), responsável pela integração das áreas de assistência social, previdência social, assistência médica e gestão das entidades ligadas ao Ministério da Previdência e Assistência Social.
1990: SINPAS extinto. FUSÃO INPS + IAPAS = INSS. Todos os órgãos do SINPAS foram extintos, exceto a DATAPREV, que existe até hoje, com a função de gerenciar os sistemas informatizados do Ministério da Previdência Social. A Constituição de 1988 foi a que reuniu, no plano constitucional, as 3 atividades da seguridade social: saúde, previdência social e assistência social, conforme previsto no Plano BEVERIDGE, de 1942. Em 1990, a Lei 8.029/90 criou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mediante a fusão do INPS com o IAPA
Contexto Histórico Mundial
Ponto de partida da Previdência Social no aspecto mundial
♦ Lei dos pobres 1601, da Inglaterra, instituiu auxílios e socorros públicos aos necessitados. Essa lei não fala em previdência, portanto, a origem da Seguridade Social no mundo se deu com a assistência social, ou seja, com o auxílio aos desamparados (pobres).
♦ Em relação à previdência social, o primeiro importante ato legislativo de caráter geral foi editado na Alemanha, por Otto Von Bismarck, em 1883, com a instituição do seguro-doença.
♦ Em 1883 surge na Alemanha a Lei do Seguro Social, confeccionada pelo Chanceler Otto Von Bismarck, estadista alemão, que a edita com o firme propósito de conter movimentos tendenciosos à revolução;
→ A Lei do Seguro Social cria:
* seguro-doença obrigatório;
* 1889 cria o seguro-invalidez e velhice;
♦ Logo em seguida, também na Alemanha, foram criados a cobertura compulsória para os acidentes de trabalho, em 1884, e o seguro de invalidez e velhice, em 1889.
♦ Plano Beveridge, instaurado na Inglaterra, em 1942, por Lorde William Beveridge: esse plano marca a estrutura da seguridade social moderna, com a participação universal de todas as categorias de trabalhadores nas três áreas da seguridade: saúde, previdência social e assistência social.
IMPORTANTE! A primeira Constituição a incluir o tema previdenciário foi a do México, em 1917, seguida pela Constituição alemã de Weimar, em 1919. Essas duas Constituições foram consideradas as primeiras Constituições sociais do mundo.