HIS: Segunda Guerra Mundial Flashcards

1
Q

Antecedentes:

A

Crescimento da URSS, expansão do nazifascismo, Política de Apaziguamento (Inglaterra e França, que não tinham poder bélico e militar pra entrar numa nova guerra e inação da Liga das Nações e para evitar a expansão alemã), EUA isolado pós crise de 1929.

Formação do Eixo: Alemanha, Itália e Japão. (Anticomunismo)
-Expansionismo:
Alemanha: revanchismo pelo tratado de Versalhes e teoria do espaço vital, anexação pacífica da Áustria (deixou) e mais tarde dos Sudetos e da Tchecoslovaquia (Conferência de Munique).
Itália: Balcãs e norte da África. Bravos com Inglaterra, que prometeu seus territórios de volta e não devolveu.
Japão: busca por matérias primas e formação de um império territorial, governo autoritário, Pacífico e Ásia, invasão a ilhas do Pacífico, Coreia, Oceania e China (Guerra sino japonesa) com muita violência.

Pacto Nazi-Soviético de Não Agressão: pacto secreto entre Hitler e Stálin de não agressão entre Alemanha e URSS e incluía a divisão da Polônia entre os dois. Quebra da Política de Apaziguamento.

Estopim: quebra do pacto com a invasão de Hitler à Polônia, que causou reação da Inglaterra e da França, que declararam guerra à Alemanha e ao Eixo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Decorrer da Guerra:

A

Forte expansionismo do eixo com guerras relâmpago (ação conjunta da força aérea e da infantaria para ganho de territórios sem declarar nada antes).

Anexação de diversos países e intensas batalhas do Atlântico e no Pacífico, conquista do norte da França (instituíram a República de Vichy, governo nazista na França) por meio da Bélgica para domínio do norte da África.

Quebra total do Pacto Nazi-Soviético com invasão da Alemanha à URSS, e ataque do Japão à base de Pearl Harbor nos EUA fizeram com que se aliassem à Inglaterra e à resistência francesa contra o Eixo. Brasil entra ao lado dos Aliados após o afundamento de navios (Brasil exportador né, então ferrou com tudo) pela Alemanha e ajudou em missões de combate na Itália com militares brasileiros, o que ajudou a libertar o país da Alemanha (na Itália o rei volta, demite Mussolini e o país começa a lutar junto aos Aliados).

Batalha de Stalingrado: alemães perdem para a estratégia da Terra Arrasada no friiio do norte da Rússia, expansão da URSS e virada na Guerra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Fim da Guerra:

A

Enfraquecimento do Eixo e sequência de derrotas alemãs, controle Aliado sobre a África, ataque inglês bem sucedido à Itália e rendição (lá, quando Mussolini foi deposto).

Shoah (genocídio): termo judeu para os acontecimentos nos campos de concentração. Política de extermínio nazista (“solução final”) aos judeus, com trabalhos forçado, experiências científicas e morte em massa em câmaras de gás).

Tribunal de Noremberg: julgamento de crimes de guerra e atos nazistas e criminalização do nazismo.

Ocupação da Alemanha e divisão de Berlim: aliados ocupam uma parte da capital, o que se torna símbolo da Guerra Fria.

Projeto Manhattan: lançamento de bombas no Japão pelos EUA (subjugar o país por ter entrado junto ao eixo) e início da corrida armamentista com a URSS.

Conferências (para tentar solucionar questões econômicas e sociais pós guerra):
-Cairo e Teerã: futuro do Oriente Médio e subjugar o Eixo.
-Ialta: dia D, rendição incondicional da Alemanha, Libertação da França e divisão das áreas de influência entre capitalismo e socialismo.
-Potsdam: renovação dessas áreas de influência e Alemanha deveria pagar reparações pela guerra e perder muitos territórios para a Rússia e para a Polônia, poder militar, poder industrial e controle da produção de substâncias químicas e máquinas.
-São Francisco: criação da ONU.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly