GEO: Do Mundo Bipolar À Nova Ordem Mundial Flashcards
Diferencie Ordem Bipolar de Guerra Fria?
Ordem bipolar é divisão do mundo em dois centros de poder, sendo os Estados Unidos capitalista e a URSS socialista. A Guerra Fria se deu com o rompimento de relações entres essas duas superpotências, que não se enfrentaram diretamente durante todo o período.
Quais foram as estratégias econômicas e militares utilizadas pelos EUA e URSS na guerra fria, respectivamente?
Plano Marchall (EUA): empréstimos à Europa pra ajudar a reconstruir no pós guerra. Países ajudados pagam depois.
OTAN: organização militar EUA e Europa
Comecon (URSS): dava dinheiro para manter países socialista, sem cobrar depois.
Pacto de Varsóvia
Por que a Guerra das Coreias ainda não acabou?
A Guerra das Coreias foi marcada pela alternância de avanços do capitalismo (sul) e do socialismo (norte), o que fez com que a península coreana ficasse dividida. Porém, foi assinado o Armistício, que é uma pausa na guerra, encerrando as ações armadas, mas que mantém o estado de guerra entre países, uma vez que há manutenção dessa divisão.
Contextualize o momento no qual houve protestos do Movimento Contra Cultura (hippie) nos EUA.
Em 1960, teve início a Guerra do Vietnã, com a invasão do norte (socialista) no sul (capitalista), por isso, os Estados Unidos enviaram tropas para o conter o socialismo, o que causou muitas mortes de soldados e inocentes. Com o advento da tecnologia, as imagens da guerra passaram a ser exibidas amplamente nos telejornais estadunidenses, chocando a população. Assim, o Movimento Contra Cultura (hippie) iniciou protestos contra a guerra. Em 1973, então, as tropas armadas foram retiradas e o Vietnã foi unificado socialista.
Quais foram os dois principais causadores da queda da União Soviética?
Glasnost: transparência política na URSS (imprensa é livre e partidos de oposição pró-capitalismo ganham margem para crescimento, o que enfraquece o país mas evita conflitos internos)
Perestroika: abertura econômica da URSS ao capitalismo (enfraquece economicamente)
*Ambos garantiram um fim da Guerra Fria pacífico.
O que ocorreu após a queda da União Soviética que foi determinante para o fim da Guerra Fria?
Em 1988, a vitória do partido capitalista na Polônia, a abertura das fronteiras da Hungria para a Europa Ocidental (capitalista) e a queda do muro de Berlim, que dividia a Alemanha em capitalista e socialista, que reunificou o país. E, finalmente, em 1991, a desintegração da URSS, com a declaração de independência de países do leste europeu.
A Nova Ordem Mundial é marcada por…
Multipolaridade: não há superpotências.
Globalização: hegemonia do capitalismo favorece a ampliação do fluxo de capitais, pessoas, mercadorias e informações (desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação).
Neoliberalismo: menor participação do Estado e maior liberdade econômica.
Como é a Nova DIT (divisão internacional do trabalho) e em qual o Brasil se encaixa?
Países centrais: concentram capitail, indústria e tecnologia.
Países de periferia dinâmica: mão de obra (alta e baixa qualificação), agropecuária bem desenvolvida (commodities) e indústrias de base (que produz matéria-prima) - Brasil!
Países de periferia deprimida: mão de obra barata, matéria-prima e dívida.
Qual foi o contexto de criação da ONU?
A ONU foi uma organização supranacional criada após a Segunda Guerra Mundial para regular as relações internacionais nessa situação.
Em quais etapas de formação encontram-se os blocos econômicos atualmente?
Usmca - livre comércio: redução de protecionismos comerciais entre os membros.
Mercosul - união aduaneira (pois foi o último acordo assinado, mas funciona como livre comércio): eliminação de protecionismos e criação da T.E.C. (mesmo protecionismo para todos os membros em comércio externo ao bloco).
União Europeia - união monetária: criação de um banco do bloco para regular questões econômicas e criação de uma moeda única que substitui a moeda corrente dos países (euro).
O que motivou o Brexit e quais são suas consequências?
A saída do Reino Unido da União Europeia foi causada pela xenofobia em relação a outros europeus (PIIGS - caloteiros endividados), imigrantes e refugiados, pela crise dos refugiados vindos da África e da Síria principalmente, e pelo argumento de que a Inglaterra perdeu muito participando da UE (no pagamento das dívidas dos PIIGS haviam muito capital inglês envolvido). Consequentemente, houve o rompimento de acordos comerciais entre Reino Unido e UE, o fim da circulação de europeus no país, a crise de desabastecimento e inflação, e a queda do PIB do Reino Unido (perda de indústrias, de mercado consumidor).
*Plebiscito: 2016
*Ratificação: 2020!