HIS: Revolução Russa Flashcards
Quais foram os principais motivadores para a Revolução Russa?
O Cazarismo (longa dinastia absolutista); a censura e a repressão exercidas pela Polícia Política czarista; e a distribuição de terras e bens, possuídos pela Igreja Ortodoxa e pela nobreza (aristocracia).
Na época, também, a Rússia ainda tinha características feudais e passou por uma industrialização tardia, revelando camponeses pobres e operários superexplorados, e uma situação crítica de fome (crise de abastecimento e inverno rigoroso).
O que os mencheviques e bolcheviques defendiam?
Mencheviques: eram compostos por liberais moderados e reformistas, que defendiam a passagem pelo capitalismo a fim de fortalecer o Estado para, depois, implementar o socialismo. Essa implementação ocorreria de forma gradual.
Bolcheviques: eram compostos pelo operariado urbano (sovietes: organização, mobilização e difusão das ideias de Karl Marx), que defendia a implementação do socialismo por meio de uma revolução imediata. Nesse caso, os trabalhadores tomariam o poder para garantir os direitos trabalhistas e a distribuição de bens e terras.
Descreva o Ensaio Geral de 1905.
Em 1905, o operariado urbano, soldados, jornalistas, camponeses, etc, se uniram para uma marcha em frente ao Palácio de Inverno russo para reivindicar pela convocação da Duma (Parlamento), pelo direito à greve pela erradicação da fome. Porém, apesar de o movimento ser pacífico, ele foi duramente reprimido pelas tropas czaristas, causando várias mortes. Esse episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento, que gerou revoltas e tensões sociais muito grandes ao longo dos meses. Por isso, o Czar acabou cedendo e convocou a Duma (mesmo este sendo um órgão apenas consultivo, sem muita moral, o que manteve a monarquia absolutista, mas marcou o fim do czarismo).
Por que a Rússia entrou na Primeira Guerra mundial e saiu algum tempo depois?
A Rússia entrou na guerra contra o Império Austro-húngaro, que atacou a Sérvia (eslava, e Rússia participava do pan-eslavismo). Porém, sua participação no conflitou gerou aumento do desgaste político, crise social e de fome e sucessivas derrotas (soldados, mais tarde, vão integrar o grupo dos bolcheviques).
Descreva a Revolução de fevereiro de 1917.
Movimento que tomou as ruas das principais cidades russas pressionando o czar, que abdicou, perdendo a capacidade de governar. Assim, implementou-se um governo provisório, comandado por membros da Duma, da nobreza e dos mencheviques, que toma medidas liberalizastes, indo contra os princípios bolcheviques. Além disso, a fome não foi resolvida e a Rússia não foi retirada da guerra (crise, crise e mais crise!).
*Em abril, Lênin (líder dos bolcheviques que havia sido exilado) volta e tem adesão popular. “Pão, paz e terra” - distribuição dos cereais e socialização dos meios de produção, retirada da guerra e reforma agrária.
Na Revolução de outubro de 1917…
Bolcheviques tomam o poder e compõem o Exército Vermelho (forte por ter soldados) contra o Exército Branco (mencheviques e czaristas) na guerra civil russa.
*Comunismo de Guerra: tática utilizada na guerra civil pelo exército vermelho. Confisco de cereais - e qualquer medida poderia ser tomada - contra o inimigo.
-reforma agrária, retirada da 1ª Guerra, igualdade entre as etnias russas.