HIPERTENSÃO Flashcards
Quais os mecanismos fisiológicos de regulação da pressão em curto e longo prazo?
Curto prazo: os baroreceptores percebem ateração na pressão e envia um sinal para o centro vasomotor para fazer a restauração da pressão com o aumento ou diminuição da liberação de NOR.
Longo prazo: queda da pressão estimula a liberação de renina, que transforma angiotensinogenio em angitensina I, a ECA vai transfomar essa angio I em angio II, vai se ligar em receptores AT1 em vasos, fazendo vasoconstrição e em receptores AT1 no córtex da adrenal, estimulando a liberação de aldosterona, que retém sódio e água.
Quais os estágios de hipertensão?
estágio 1: assintomáticos, sem risco cardiovascular, monoterapia (ieca, bra, dihidro).
estágio 1: com risco cardiovascular, politerapia (ieca, bra, dihidro + diuréticos).
estágio 2 e 3: sempre politerapia.
Onde os medicamentos anti-hipertensivos vão atuar?
coração: beta block, bloqueadores de canal de cálcio, diminui força e frequencia.
rins: beta block, diuréticos tiazídicos.
snc: agonista alfa 2 atua membrana pré sináptica de neuronios adrenérgicos, reduzindo liberaçã de adrenalina, vasodilatação, queda RVP.
vasos sanguíneos: hidralazina, nitroprussiato de sódio, antagonista alfa 2, IECA, BRA, ativadores canal de potássio, bloqueadores canal de cálcio, antagonista alfa 1 e 2.
Quais tratamentos não farmacológicos para HAS segundo as diretrizes atuais?
Reduzir ou cessar o tabagismo e etilismo, melhorar padrão alimentar (reduzir ingestão de gorduras saturadas, diminuir consumo de sódio em excesso, doces, chocolates, produts com cacau, carne vermlha, cafeína e aumentar consumo de frutas, verduras, alimentos com potássio, cálcio, magnésio, fibras, laticínios com baixo teor de gordura. Além disso, realizar atividade física, perda de peso, respiração lenta e guiada, controle do estresse, possuir espiritualidade e religiosidade.
Sobre os beta block, quais os medicmentos e sua seletividade? Qual o mecanismo de ação? Quais os efeitos colaterais? Cite suas contraindicações e indicações.
B1 seletivos: atenolol, metoprolol, bisoprolol.
B1 e B2: propanolol
mecanismo de ação:
1. RVP nos rins: Bloqueia as células justaglomerulares, reduz renina, reduz angio II, faz vasodilatação.
2. RVP no snc: bloqueia a membrana pré sináptica no neuronio adrenérgico, reduz a liberação de noradrenalina, vasodilatação.
3. DC: inibe a NOR de se ligar nos receptores B1 do coração, diminuindo força e frequencia cardíaca.
Efeitos colaterais: bloqueia B2 nos bronquios e causa broncoconstrição, bloqueia B2 nos vasos musculares e causa fadiga muscular rápida.
Contraindicação: diabéticos que usam insulina, dislipidêmicos, asmáticos, pacientes com ICC descompesada que vão iniciar tratamento, doena obstrutiva periféica.
Indicação: hipertensos com isuficencia cardiaca, angina instavel (diminui risco de infarto fulminante), ansiedade e tremor, histórico de infarto.
Explique o mecanismo de ação do diurético tiazídico no tratamento da hipertensão, explicando sua forma aguda e crônica.
Os diurétios tiazíicos, assim que iniciam o tratamento, atuam de forma aguda reduzindo o DC, depois de 4 a 6 semanas utilizando, atuam de forma crônica, reduzindo a RVP. Apresenta dois tipos de mecanismos:
1. impede a reabsorção de sódio no túbulo distal - sódio vai para o lúmen (urina) puxando água (efeito diurético) - diminui volema - diminui DC - diminui PA.
2. estimula aumento de prostaglandinas E2 nos rins - vasodilatação de arteriolas aferentes e eferentes - aumemta filtração glomerular - aumenta diurese - diminui DC - diminui PA.
Depois de um tempo para de fazer efeito diurético e reduz RVP.
Cite as indicações e contra indicações dos diuréticos tiazídicos
Contraindicações: pacientes diabéticos, pacientes com insuficiência renal.
Indicações: pacientes que estão no estágio 1 sem risco cardiovascular, usa como monoterapia.
Quais os efeitos colaterais dos diuréticos tiazídicos?
Hipocalemia
Hiponatremia
Hipocloremia
Hipercalcemia
Alteração do padalar
Hiperglicemia
Aumento do ácido úrico (crise de gota)
Qual o mecanismo dos diuréticos de alça? Em quais casos ele é indicado?
Diurétcos de alça atuam na alça de henle bloqueando o cotransportador NaKCl. Esses diuréticos impedem a reabsorção de sódio, potássio e cloreto. O sódio fica no lumen puxando água, não ocorreo aumento da concentração de potássio e por isso não vai haver necessidade de reabsorver Mg+ e Ca+ como íon positivo para restaurar o gradiente do sangue, gerando Hipomagnesemia e hipocalemia, a hipocalcemia e insignificante pois o Ca+ será reabsorvido no túbulo distal. Indicado para pacientes hipertensos com insuficienia renal cronica, com edema pulmonar e sintomas congestivos.
Cite os efeitos colaterais dos diuréticos de alça
Hipocalemia
Hipomagnesemia
Aumenta TAG
Hiperglicemia
Quais os medicamentos simpatolíticos nuronais?
Matildopa e Clonidina
Qual o mecanismo de ação dos simpatolíticos neuronais?
Agonistas alfa 2.
Metildopa: a metildopa se transforma em metilnoradrenalina, que é um falso neurotransmissor, e possui alta afinidade com receptor alfa 2 nos vasos. Vai se ligar nesses receptores fazendo com que ocorra diminuição da liberação de noradrenalina pelo centro vasomotor no vaso - vasodilatação, reduz RVP com discreta queda do DC.
Clonidina: agonista alfa 2, s eliga no receptor e causa o mesmo efeito da metil dopa
Quais os efeitos colaterais dos simpatolíticos neuronais e seus usos clínicos
Efeios colaterais:
1. Metildopa: impotência sexal no homem, boca seca, sonolência, depressão, congstão nasal, cefaleia, hipotensão.
2. Clonidina: os memso da metildopa + crisehipertensiva. Não pode esquecer de tomar, pois gera alta descarga enoradrenalin ae causa uma crise hipertensiva severa.
Usos clínicos:
1. Metildopa: usado em grávidas hipertensas ou mulheres hipertensas que desajam engravidar. A metildopa atravessa a placenta mas é segura para o feto.
2. Clonidina: usado em urgencias hipertensivas (paciente com HAS sem lesão em órgão alvo).
Qual a classe dos medicamentos simpatolítcos periféricos e quais são eles?
antagonistas alfa 1 seletivos: prazosina, doxazosina.
antagonista alfa 1 e alfa 2: fentolamina
Qual o mecanismo de açaõ dos antagonistas alfa 1 seletivos? Quais seus efeitos colaterais? Quais suas indicações?
Os medicamentos antagonista alfa 1 bloqueiam os receptores alfa 1 no vasos de pele, vísceras e mucosas, faz com que a noradrenalina não consiga se ligar nos receptores e causa vasodilatação.
Efeitos colaterais: taquicardia reflexa, hipotensão, incotinência urinária, dificuldade de ejaculação.
Indicações: pacientes hipertensivos com aumento de próstata beningno que apresenta dificuldade para urinar (dexozasina).