Hiperemia e Congestão Flashcards
Defina o processo de hiperemia.
Em hiperemia há aumento do fluxo sanguíneo arterial, dilatam-se as arteríolas. Esse excedente não cabe nos capilares abertos e pela pressão sanguínea maior os inativos são abertos havendo fluxo por esses vasos também, como consequência o tecido fica mais oxigenado.
Dê exemplos de situações onde ocorre hiperemia.
A hiperemia ocorre no estômago para melhorar o fluxo sanguíneo e oxigenar as células que produzem suco gástrico, sendo desencadeado por hormônios e pelo sistema nervoso autônomo; Para dissipar o calor após o exercício a partir do aumento do fluxo na pele/periferia para obter maior proximidade com o ar; Em estado febril; Inflamação aguda .
Defina o processo de congestão.
Na congestão há uma redução na drenagem venosa, a quantidade de sangue que chega é a mesma e por ele não estar saindo abrem-se os leitos inativos e ocorre aumento de sangue no leito capilar. Esse fluxo é lento tendo predominância de sangue venoso, destacando-se hipóxia, pois falta oxigênio.
Em que situações ocorrem congestão?
Em obstruções vasculares desde compressão sutil, até a presença de coágulos intravasculares como trombos, queda de pressão e dificuldade do coração em bombear o sangue.
O que é ICC (direita e esquerda) e como ocorre?
ICC é insuficiência cardíaca congestiva, sendo direita quando o lado direito não está exercendo sua função de drenagem dos órgãos, então o sangue fica congestionado em todos os órgãos, principalmente fígado, baço e pele. Ou esquerda quando o sangue se acumula nos pulmões.
Quais as características macroscópicas e microscópicas da hiperemia?
Macroscópicas: vermelhidão intensa
Microscópicas: nada, processo ativo
Quais as características macroscópicas e microscópicas da congestão?
Macroscópicas: tecido cianótico (roxo azulado)
Microscópicas: repleção de hemácias dentro dos vasos