Choque Flashcards
O que é o choque?
É a parada de funcionamento do sistema cardiovascular. A função primordial do fluxo sanguíneo é a distribuição de oxigênio, em um colapso cardiovascular ocorre hipotensão seguida de hipoperfusão (isquemia) e seguida de hipóxia. Os primeiros órgãos a sofrer com isso são as extremidades, mucosas do tgi, vilosidades e etc.
Quais os principais tipos de choque?
Hipovolêmico, cardiogênico, neurogênico, anafilático e séptico
Descreva: Choque hipovolêmico
Baixo volume de sangue, diminui a RVP e consequentemente o DC, podendo ser por hemorragia (> 15% do volume total de sangue de maneira rápida/aguda), por perda de líquidos por queimaduras extensas (exudato em direção ao tecido) e desidratação grave (diarreia, vômito).
Descreva: Choque cardiogênico
Disfunção grave do coração por infartos, ICC, tamponamento cardíaco, embolia pulmonar.
Descreva: Choque neurogênico
Atua indiretamente, ocorre por traumas, tumores, acidentes vasculares, anestesias
Descreva: Choque anafilático
Provocado por uma reação alérgica intensa (liberação de histamina = vasodilatação = aumento de permeabilidade vascular/edema).
Descreva: Choque séptico
Septicemias (infecção generalizada), cerca de 70% são provocadas por bactérias gram – que possuem lipopolissacarídeos de membrana que quando quebrados geram o lipídeo A endotóxico e levam a liberação de citocinas da inflamação que em excesso provocam vasodilatação, depressão do snc de funções como fome e elevação da temperatura, diminuem freq. Cardíaca e tônus vascular. Por fim há petéquias, microembulos.
Quais os mecanismos compensatórios para o choque?
Hipotensão e hipóxia.
Como atua o mecanismo de hipotensão?
Barorreceptores localizados no seio carotídeo e na aorta são desencadeados na diminuição da PA, estimulam a hipófise que libera ADH para promover a vasoconstrição de arteríolas renais para a retenção de líquido e aumento da volemia, e o ACTH para estimular a cortical da adrenal a liberar corticoides como aldosterona que age nos tbulos contorcidos produzindo retenção de sódio e água, aumentando a volemia. Os barorreceptores promovem a ação do SN simpático que aumenta a freq.. cardíaca, leva a vasoconstrição periférica e vasodilatação do coração, contração esplênica/baço para não armazenar sangue.
Como atua o mecanismo de hipóxia?
Cérebro estimulando o sn simpático; quimiorreceptores das paredes arteriais para vasoconstrição periférica; rins e aparelho justaglomerular sistema renina-angiotensina-aldosterona para vasoconstrição periférica e retenção de sódio.
Descreva as fases
-Compensatória/ Não progressiva: os mecanismos compensam a queda de pressão, não há lesões (isquêmicas hipóxicas) como consequência do quadro de choque.
É reversível
-Progressiva: o funcionamento do processo se complica, pois os mecanismos já não compensam mais o quadro de choque. As lesões são nefrose por conta de hipóxia renal (primeiro oligúria, seguida por anúria e poliúria, causando desidratação); necrose de muscosa gastrointestinal, principalmente das vilosidades intestinais, pois com vasoconstrição há pouca chegada de sangue na extremidade da vilosidade havendo necrose hemorrágica.
É reversível, porém com sequelas no organismo como insuficiência renal
CID (coagulação intravascular disseminada).
-Irreversível: não é possível regular a PA, muitos coágulos. Ocorre bradicardia, vasodilatação sistêmica e morte.
Não reversível