Hemostasia Normal e Embolia Flashcards
Quais os elementos envolvidos na hemostasia?
Endotélio vascular, plaquetas e sistema de coagulação
Como ocorre o processo de coagulação?
Após a lesão do tecido a liberação de endotelina age na musculatura das arteríolas levando a vasoconstrição local. Em seguida, o colágeno e o fator 8 se ligam formando uma ponte entre o colágeno e as plaquetas que por sua vez ganham forma achatada e liberam grânulos com ADP e TxA2que tem efeito agregador e trazem outras plaquetas ao local = hemostasia primária.
Como reduzir a produção do tampão, para que ele não cresça e se torne uma trombose?
A partir de substâncias anticoagulantes (impedem a formação de fibrina) e do sistema fibrinolítico (degradam a fibrina). A trombomodulina quebra os fatores 5a e 8a da cascata, a heparina age em diversos fatores de coagulação e o sistema fibrinolítico degrada a fibrina.
O que é trombose?
Trombose é a formação de um coagulo patológico intravascular = trombo
Descreva como a injúria endotelial leva a trombose.
A lesão das células endoteliais leva a menor produção de NO E PGl2, o que aumenta a chance das plaquetas coagularem; aumenta a secreção de fator tecidual; exposição de colágeno com processo de formação de fibrina. (Isso ocorre em locais que recebem injúria mecânica constante).
Descreva como as alterações do fluxo levam a trombose.
o leucócito estava no centro do vaso e perde velocidade indo pra margem se chocando com as células que lá estavam como plaquetas; turbulência aumento na pressão/velocidade do fluxo, as células endoteliais tentam passar ao mesmo tempo havendo choque plaquetário (pinçamento de veia ou artéria, calcificação da parede vascular/aterosclerose).
Descreva como as situações de ipercoagulabilidade levam a trombose.
Ocorre a tendência a coagular mais que o normal. Pode ser dividia em situações primárias, onde ocorrem deficiências genéticas na produção de anticoagulantes como trombomodulina e antitrombina 3; ou secundárias, que não estão envolvidas diretamente no processo ou são multifatoriais como uso de anticoncepcionais, tabagismo, obesidade e idade avançada.
Quais as possíveis evoluções da trombose?
Dissolução/Resolução do trombo, Propagação em direção ao coração, Estabilização da massa de sangue coagulado e Embolia (tromboembolia).
Como ocorre a propagação do trombo em direção ao coração?
Trombo se formou numa veia, fluxo lento, desvio, choque plaquetário, deposição das plaquetas no trombo, veia está indo pro coração. Se fosse numa artéria, o fluxo seria rápido e a plaqueta se choca no trombo e adere ao mesmo crescendo contrário ao fluxo, direção do coração.
Como ocorre a estabilização do coágulo?
Se as células inflamatórias migram pra dentro do trombo ele começa a virar uma cicatriz, sendo incorporado a parede do vaso, tornando-o mais espesso e com uma recanalização em alguns casos.
Como ocorre a embolia?
Quando um trombo se fragmenta dando origem a um pedaço de coágulo na corrente sanguínea que pode ir num vaso de calibre menor que o seu tamanho interrompendo o fluxo, isquemia e hipóxia ou até mesmo anoxia. O tecido passa por uma injúria não reversível, levando a necrose e infarto. Embolos venosos levam tromboembolia pulmonar e os que se originam nas artérias levam a tromboembolia sistêmica.
Quais os tipos mais comuns de embolia?
Os tipos de embolia mais comuns são: gordurosa, fibrocartilginosa, bacteriana, parasitas intravasculares, neoplásicas, medula óssea, eritrócitos aglutinadas.