Hífen Flashcards

1
Q

REGRA BÁSICA

A
  1. Prefixo + Palavra: Vogais diferentes, consoantes diferentes se unem diretamente, não podendo ser “separadas” por hífen, assim bem como, as consoantes e vogais por serem diferentes, também “se atraem”. MACETE: Os opostos se atraem.
    a) Não se usa hífen para unir vogais diferentes. Exemplos: autoestrada, agroindustrial, anteontem, extraoficial, videoaulas, autoaprendizagem, coautor, infraestrutura, semianalfabeto
    b) Não se usa hífen para unir consoantes diferentes. Exemplos: Hipermercado, superbactéria, intermunicipal.
     Se a consoante após a vogal que termina o prefixo for S ou R, esta deve ser duplicada. Exemplo: Minissaia; contrarregra; contrarrazões; contrassenso; ultrassom Antissocial; antirracismo; antirrugas; corresponsável.
    c) Não se usa hífen para unir consoante com vogal. Exemplos: Hiperativo; interescolar; supereconômico; interação.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quando não usar Hífen:

A

CO, NÃO, QUASE E PALAVRAS COMPOSTAS COM ELEMENTO DE LIGAÇÃO.

a) O prefixo CO não tem hífen, mesmo que a próxima letra seja igual. Exemplos: Cooperativa, coobrigado. CO - Elemento com sentido de companhia, concomitância, simultaneidade.
b) Não se usa hífen após NÃO e QUASE. Ex.: não agressão; não beligerante; não fumante; não violência; não participação; não periódico; quase delito; quase equilíbrio; quase morte.
c) Não se usa hífen com palavras compostas com elemento de ligação. Ex.: Mão de obra; dia a dia; café com leite; cão de guarda; pai dos burros; ponto e vírgula; camisa de fora; bicho de 7 cabeças; pé de moleque; cara de pau.
 Exceções: arco-da-velha; mais-que-perfeito; cor-de-rosa; água-de-colônia; pé-de-meia; gota-d’ água, ao deus-dará, à queima-roupa. Também recebem hífen espécies botânicas e zoológicas: bem-te-vi, erva-doce, pimenta-do-reino, cravo-da-índia; bico-de-papagaio.
 Se não houver elemento de ligação há hífen. Ex.: boa-fé; arco-íris; guarda-chuva; vaga-lume; porta-malas; bate-boca; pega-pega; pingue-pongue; corre-corre.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quando usar Hífen (regras especiais):

A

a) Antes de palavra com H, há hífen. Ex.: anti-higiênico, circum-hospitalar, contra-harmônico, extra-humano, pré-história, sobre-humano, sub-hepático, super-homem, ultra-hiperbólico, geo-história, neo-helênico, pan-helenismo, semi-hospitalar.
 Exceção: Não se usa, no entanto, o hífen em formações que contém em geral os prefixos des- e in- e nas quais o segundo elemento perdeu o h inicial: desumano, desumidificar, inábil, inumano, etc.
b) Com as palavras BEM e MAL + palavra iniciada por vogal (ou H), há hífen. Ex.: Bem-vindo; Benquerer… Mal-educado; Mal-humorado; Malfeito; bem-aventurado, bem-estar, bem-humorado; mal-afortunado, mal-estar; bem-criado (malcriado), bem-ditoso (malditoso), bem-nascido (malnascido), bem-visto (cf. malvisto), benfazejo, benfeito, benfeitor, benquerença.
 Macete 1: Mal não gosta de vogal. Entre mal e uma palavra iniciada por vogal usa hífen.
 Macete 2: Bem não gosta de ninguém. Entre bem e palavras iniciadas por vogal ou consoante usa-se hífen, exceto das palavras QUERER e FAZER.

c) Com o prefixo BEM, há hífen, exceto em palavras derivadas de querer ou fazer.
d) Com o prefixo MAL, há hífen, exceto se palavra seguinte se iniciar por consoante, caso em que o MAL se aglutina, sem hífen.
e) Com os prefixos Recém, além, aquém, sem, ex, vice, há hífen. Ex.: Recém-nascido, recém-casado, além-túmulo, vice-presidente, ex-presidente, sem-terra…
f) Com os prefixos tônicos PRÉ, PRÓ e PÓS há hífen. Ex.: Pré-escolar, pró-americano, pós-graduação.
g) Com os prefixos SUB e SOB + R/B, há hífen. Ex.: Sub-região, Sub-raça, Sub-reitor, sub-reptício.
h) Com os prefixos CIRCUM e PAN + vogal/M/N, há hífen. Ex.: Pan-americano; Pan-europeu; Circum-adjacente; circum-navegação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Memorizar para a prova

A

Palavras que perderam noção de composição: girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Deve-se usar o hífen após os prefixos “hidro-“, “sócio-“, “micro-“, “macro-“, “multi-“, “mini-“, “mega-“ e “tele-“?

A

Depois dos prefixos “hidro-“, “sócio-“, “micro-“, “macro-“, “multi-“, “mini-“, “mega-“ e “tele-“, o hífen não deve ser usado.

Se o segundo elemento começar com “r” ou com “s”, a palavra será formada com “rr” ou “ss”.

Atenção: quando a segunda palavra iniciar com “sh”, não haverá “ss”, pois “sh” funciona como dígrafo, como “ch”. Lembramos que o “ss” só ocorre para evitar que o “s” passe a ter som de “z” na aglutinação.

Veja alguns exemplos:

Hidrossanitária,
Sociopolítico,
Microempresa,
Minissérie,
Minissaia,
Macrorregião,
Megaempresa,
Megashow,
Multimídia,
Multirracial,
Multissecular,
Telespectador,
Telecomunicação,
Telessala,
Telessexo,
Telessena
Quando se junta o elemento “mini-“ a palavras que começam por “h”, o dicionário “Houaiss”, único que disciplina esse assunto, sugere o uso de hífen, apesar desta regra não constar do “Formulário Ortográfico”:

Mini-hospital,
Mini-hotel.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual é a maneira correta: “Mini-saia” ou “Minissaia”? “Mini-rampa” ou “Minirrampa”?

A

O Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa possui uma regra oficial para este assunto:

Escrevem-se (rr) ou (ss) todas as vezes que a um elemento de composição terminado em vogal se segue, sem interposição do hífen, palavra começada por (r) ou (s).

Assim, mini é ligado sem hífen ao elemento que lhe segue (minibiblioteca, minijardim), dobrando o (r) ou (s) nos casos em que estes ocorrerem (minirreator, minissaia).

Entretanto, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, se o segundo elemento se iniciar pela mesma vogal (i) ou por (h), o hífen deve ser utilizado:

  • mini-hiportemia,
  • mini-horda,
  • mini-igreja.

O mesmo ocorre com maxi (maxissaia, maxirregião), com midi (midissaia, midirraiz), com pluri (plurissecular, plurirraiz) e com uni (unissex, unirreme - que tem um só remo).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Deve-se usar o hífen após os prefixos bi, tri, tetra, penta, hexa etc.?

A

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, depois dos prefixos “bi-“, “tri-“, “tetra”, “penta” e “hexa” o hífen não deve ser usado, a menos que a palavra seguinte se inicie pela mesma vogal com a qual o prefixo termine ou por (h).

É a aplicação da regra geral dos prefixos terminados em vogal.

Veja alguns exemplos do não uso do hífen:

Bicampeão
Bimensal
Bimestral
Bienal
Tridimensional
Trimestral
Triênio
Tetracampeão
Tetraplégico
Pentacampeão
Pentágono
E alguns dos raros exemplos de seu uso nesses casos:

Tri-hídrico
Bi-iodeto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly