Hepatologia Flashcards
O que é Encefalopatia Hepática (EH)?
Encefalopatia Hepática (EH) é uma condição neurológica causada por uma disfunção do fígado, que resulta em acúmulo de toxinas no sangue que afetam o cérebro.
Defina Encefalopatia Portossistêmica.
A Encefalopatia Portossistêmica é uma síndrome neuropsiquiátrica que pode se desenvolver em pacientes com doença hepática.
A Encefalopatia Hepática (Portossistêmica) em geral resulta de…
A Encefalopatia Portossistêmica (Hepática) em geral resulta de elevadas taxas de absorção entérica proteica ou de estresses metabólicos agudos (p. ex., sangramento digestório alto, infecção ou distúrbios hidroeletrolíticos) em pacientes com derivações portossistêmicas.
Os sintomas da Encefalopatia Portossistêmica são basicamente…
Os sintomas da Encefalopatia Portossistêmica são basicamente neuropsiquiátricos (p. ex., confusão, asterixe, coma).
O diagnóstico da Encefalopatia Portossistêmica baseia-se em…
O diagnóstico da Encefalopatia Portossistêmica baseia-se em achados clínicos.
O tratamento da Encefalopatia Portossistêmica em geral consiste…
O tratamento da Encefalopatia Portossistêmica em geral consiste na correção da causa aguda, Lactulose por via oral e antibióticos não absorvíveis como Rifaximina.
O termo Encefalopatia Portossistêmica descreve…
O termo Encefalopatia Portossistêmica descreve de maneira mais correta a fisiopatologia da doença do que Encefalopatia Hepática ou Coma Hepático, mas os 3 termos são utilizados frequentemente e de forma indistinta.
Fisiopatologia da Encefalopatia Hepática (EH). Em condições normais… Na Encefalopatia Hepática…
Em condições normais, o fígado metaboliza substâncias tóxicas, como o amônio (NH₄⁺), transformando-o em ureia, que é excretada pela urina.
Na Encefalopatia Hepática (EH), a incapacidade do fígado de realizar essa conversão leva ao acúmulo de amônio e outros metabólitos tóxicos no sangue, que podem atravessar a barreira hematoencefálica e afetar o funcionamento cerebral.
Causas da Encefalopatia Hepática (EH).
Doenças hepáticas crônicas, como Cirrose Hepática, frequentemente devido ao abuso de álcool, Hepatite B ou C, e outras doenças hepáticas crônicas.
• Insuficiência Hepática Aguda.
• Fatores desencadeantes em pacientes com doença hepática incluem: infecções, sangramento gastrointestinal, constipação, desidratação, uso de sedativos ou diuréticos, e consumo elevado de proteínas.
A Encefalopatia Portossistêmica pode ocorrer em casos de ____________, porém é mais frequente _____________, quando…
A Encefalopatia Portossistêmica pode ocorrer em casos de Hepatite Fulminante causada por vírus, fármacos ou toxinas, porém é mais frequente na Cirrose ou em outras doenças crônicas, quando uma grande quantidade de colaterais portossistêmicas tiver surgido como resultado da Hipertensão Portal.
A Encefalopatia Hepática às vezes pode ser resultante de…
A Encefalopatia Hepática às vezes pode ser resultante de anastomoses portossistêmicas, como as anastomoses criadas em cirurgia para conectar a veia porta e a veia cava (Derivações Portocava Cirúrgicas ou [Transjugular Intrahepatic Portosystemic Shunting, TIPS]).
Os sintomas da Encefalopatia Hepática (EH)… Eles incluem:
Os sintomas da Encefalopatia Hepática (EH) podem variar de leves a graves e, com frequência, se desenvolvem de maneira progressiva. Eles incluem:
• Alterações cognitivas: confusão mental, dificuldades de concentração, esquecimento e desorientação. • Mudanças de humor: irritabilidade, depressão ou ansiedade. • Alterações no comportamento: sonolência excessiva ou comportamento inapropriado. • Asterix: um tremor característico das mãos quando o braço está estendido (também chamado de “tremor flapping”). • Coma: em casos graves e avançados.
A Encefalopatia Hepática pode ser dividida em X estágios, conforme…
A Encefalopatia Hepática pode ser dividida em 4 estágios, conforme a gravidade:
Estágio 1: Mudanças leves de personalidade, sono invertido, dificuldades de concentração.
Estágio 2: Sonolência, letargia, comportamento inadequado, desorientação no tempo.
Estágio 3: Confusão significativa, incoerência, dificuldade em responder a estímulos.
Estágio 4: Coma, ausência de resposta a estímulos externos.
O diagnóstico da Encefalopatia Hepática (Portossistêmica)… Exames complementares…
• O diagnóstico da Encefalopatia Hepática (Portossistêmica) é clínico, com base nos sintomas, nas alterações do exame físico e no histórico de doença hepática.
Exames complementares, apesar de não serem necessários para a confirmação de Encefalopatia Hepática, possuem seu valor.
Na Encefalopatia Portossistêmica os exames laboratoriais em geral revelam…
• Na Encefalopatia Portossistêmica os exames laboratoriais em geral revelam evidências de disfunção hepática (INR alargado, hipoalbuminemia) e distúrbios hidroeletrolíticos resultantes da Hipertensão Portal e do uso de diuréticos.