Hepatites Virais Flashcards
Em relação ao tempo de doença, como diferenciar a hepatite aguda da crônica ?
1) Hepatite aguda: duração < 6 meses
2) Hepatite crônica: > 6 meses
Das hepatites virais (A, B, C, D e E), quais delas se tornam hepatite crônica ?
Somente as hepatites B e C
Entre as hepatites virais que podem ser crônicas, qual é a que tem maior chance de cronificar?
Hepatite C
Qual a possível evolução do fígado de um paciente com hepatite crônica ?
Cirrose
O que é hepatite fulminante?
É quando a pessoa desenvolve insuficiência hepática de forma muito rápida causado por várias etiologias como hepatites virais, doença de Wilson, hemocromatose, hepatite autoimune e etc.
Um parâmetro importante para definir que é uma hepatite fulminante:
- presença de encefalopatia hepática em < 8 semanas.
- TAP e INR alargado
Qual das hepatites virais tem maior chance de fazer hepatite fulminante?
Hepatite B
Qual a fisiopato das hepatites virais ?
Está relacionado com a resposta imune. Não é o vírus da hepatite que causa a hepatite, mas sim o próprio sistema imune, através de anticorpos, atacando o fígado. Quanto maior a reposta imune maiores são as chances de fazer hepatite fulminante.
Como é a história natural das hepatites virais ?
Quais são as 3 fases do curso clínico (fase sintomática) das hepatites virais ?
1) História natural: A pessoa adquire o vírus através de um contágio, ocorrendo um período de incubação entre 4-12 semanas. A partir do início dos sintomas é chamado de fase clínica, que se deve ao ataque imune através de anticorpos contra o vírus lesando os hepatócitos. Depois dos sintomas o paciente poderá ser curado ou evoluir para hepatite crônica ou hepatite fulminante. Já tem elevação das transaminases.
2) Fases:
- Prodrômica: são síndromas inespecíficos como: mal estar, astenia, anorexia, náuseas, diarreia, febre leve, quadro gripal, perda ou perversão do paladar (clássico), rash/urticária, artralgia/artrite, glomerulonefrite agua e esplenomegalia. Essa fase dura dias à semanas.
- Ictérica: depois da fase prodrômica, entra a fase ictérica, caracterizada pela SÍNDROME COLESTÁTICA (ictérica associado ou não a colúria + hipocolia fecal + prurido). Lembrar que na dosagem da bilirrubina, a que predomina é a DIRETA e as transaminases estão elavadas (até 20x aumentada). O paciente pode não ter a fase ictérica e depois de anos surgir com hepatite crônica e cirrose sem ter ficado ictérico. Essa fase dura dias à semanas.
- Convalescência: pode ocorrer melhora da hepatite no paciente ou virar uma hepatite crônica.
Quais as possíveis manifestações clínicas da hepatite A ?
1)Assintomática: maioria dos casos não há nenhum sintoma ou ter apenas os pródromos.
2)Sintomas: as 3 fases (prodromica, icterica e convalescência). Só ocorre em 10% dos casos.
Lembrar que a hepatite A NÃO cronifica.
3)Fulminante: apenas 0,35% dos casos.
Qual o meio de transmissão da hepatite A ?
Mnemônico: hepatite A transmite pela Água.
A transmissão é fecal-oral.
Sabemos que os anticorpos contra hepatite A (anti-HAV) elevam dias antes dos sintomas. Quais são os 2 anticorpos da hepatite A ?
1) Anti-HAV IgM: é quando há infecção aguda, tendendo a persistir por 3-6 meses.
2) Anti-HAV IgG: é o marco de cicatriz sorológica, encontrado na fase de convalescença. Eles ficam altos para o resto da vida do paciente. Eles sobem seu valor junto do Anti-HAV IgM antes do início dos sintomas.
Tratamento da hepatite A?
1) Sintomáticos
2) Afastar atividades por 2 semanas
Como fazer a profilaxia da hepatite A ?
1) Vacina: dose única aos 15 meses (ministério da saúde).
2) Pós-exposição em não-vacinado em até 14 dias dessa exposição através da vacinação.
3) Se for exposta com < 1 ano de idade fazer imunoglobulina.
Sobre a hepatite E: meio de transmissão, clínica e cronifica? Ocorre casos fulminante mais em quem ?
1) Igual a hepatite A!
2) Ocorre mais a hepatite fulminante em GRÁVIDAS.
Quais as formas de transmissão da hepatite B? Qual a mais comum ?
1) Sexual (mais comum)
2) Vertical
3) Percutânea (compartilhamento de agulha)
Qual o único vírus da hepatite que é DNA ?
Hepatite B. O restante tudo são RNA.
O que é o antígeno da Superfície do vírus B (HBsAg)? O que é o antígeno do core do vírus B (HBcAg)? O que é o HBeAg?
1) HBsAg: é o antígeno do vírus B, presente no sangue antes do início dos sintomas. Ele marca que o paciente está com hepatite B aguda ou crônica. Ele desaparece quando o anti-HBs o neutraliza, marcando portanto a fase de convalescença e da cura. Se o paciente está negativo para HBsAg é por que ele não está com hepatite B aguda e nem crônica (paciente que nunca teve hepatite B, paciente vacinado contra hepatite B ou curado da hepatite B).
2) HBcAg: é um antígeno que fica no core (centro) do vírus B. Ele não aparece no sangue pois está no interior do vírus, mas há anticorpos, que os neutraliza que é o anti-HBc, que são dosados no sangue.
3) HBeAg: é o um antígeno presente próximo do centro do vírus mas que é detectado no sangue pois é secretado na fase de replicação viral. Quando HBeAg presente significa alta viremia, portanto, alta infectividade. O anti-HBe é o anticorpo que neutraliza o HBeAg diminuindo a viremia e a por consequência e infectividade.
Além do HBeAg, qual outro componente no sangue podemos dosar para saber se está tendo alta ou baixa replicação viral (viremia) ?
Dosar no sangue o DNA-HBV
O que é o anti-HBs? O que é o anti-HBc? O que é o anti-HBe?
1) Anti-HBs: é o anticorpo que neutraliza o HBsAg, determinado o inicio da convalescença e evolução para CURA ou VACINAÇÃO PRÉVIA. Significa proteção contra o vírus B. Os indivíduos que não apresentarem esse anticorpo permanecem com o HBsAg positivos e experimentam a hepatite B crônica.
2) Anti-HBc: pode ser IgM: que da o diagnóstico de hepatite B AGUDA. Ou o IgG: que pode ser uma cicatriz sorológica de cura ou em paciente com hepatite B crônica ou é hepatite B aguda fase tardia. Não garante imunidade. Significa CONTATO com o vírus B. Lembrar do “c” do HBc de que teve ou tem contato com o vírus.
3) Anti-HBe: é o anticorpo que neutraliza o HBeAg, diminuindo a viremia e por consequência a infectividade. Significa que NÃO HÁ REPLICAÇÃO VIRAL.
Hepatite B aguda: Qual o único marcador no sangue estará presente no período de incubação na hepatite B? Quais marcadores estão presentes no sangue no início dos sintomas (fase prodrômica) ? Quais marcadores estão presentes na fase de convalescença? Qual marcador aparece na fase de replicação viral ? E qual marcador aparece quando para a replicação viral?
1) Incubação: HBsAg presente
2) Início dos sintomas: anti-HBc e HBsAg presentes
3) Fase convalescença: anti-HBs presente
4) Alta replicação viral: HBeAg, aparecendo na fase inicial.
5) Sem replicação viral: anti-HBe, aparece na fase tardia.