Hepatites Crónicas Flashcards
.
V/F- >25% dos doentes com hepatite B crónica leve progridem para hepatite mais grave e cirrose num período de seguimento de 1-13 anos.
Verdadeiro.
V/F - A probabilidade de obtenção de respostas virais sustentadas com o tratamento é superior nos doentes com a variante AG HBe negativo.
Falso. Os níveis de DNA são mais baixos e mais prontamente suprimidos pelo tratamento mas a obtenção de respostas virais sustentadas que permitam a interrupção do tratamento são menos prováveis.
V/F - Hipergamaglobulinemia geralmente está presente na Hepatite B.
Falso. Claramente ausentes.
V/F - Com a utilização da lamivudina no tratamento da hepatite B crónica, a cirrose regride para estádios pré-cirroticos em 75% dos doentes.
Verdadeiro.
V/F - A monoterapia com lamivudina resulta universalmente no surgimento rápido de variantes YMDD em doentes com coinfecao hepatite B + HIV.
Verdadeiro.
V/F - O IFN-PEG durante 1 ano no tratamento da hepatite B resulta numa taxa de resposta sustentada inferior relativamente à dos análogos orais.
Falso. É superior mas após 2 anos é igual ou inferior e a inibição da replicação do DNA é superior com os análogos orais.
V/F - Reduções nos níveis de AgHBs correlacionam-se e são preditoras da eficácia do IFN-PEG na hepatite B crónica.
Verdadeiro.
Nos doentes neoplásicos com hepatite B está indicado o tratamento prévio à QT com ______________ para reduzir o risco de lesão hepática grave de rebound.
Lamivudina.
V/F - Se a hepatite D recidiva SEM a expressão do vírus da hepatite B (incomum em imunocompetentes mas frequente em transplantados), a lesão hepática será limitada.
Verdadeiro.
V/F - Entre doentes com hepatite C transfusional, a mortalidade é superior a de uma população equivalente de indivíduos transfundidos sem hepatite C.
Falso. É equivalente.
V/F - Mesmo na ausência de respostas bioquímicas e virológicas no tratamento da hepatite C, há melhoria histológica em cerca de 75% dos doentes.
Verdadeiro.
V/F - A maioria das recaídas no tratamento da hepatite C ocorrem nas primeiras 4 semanas após o tratamento.
Falso. 12 semanas.
V/F - Ser do sexo feminino está associado a maior probabilidade de RVS no tratamento da hepatite C com IFN-PEG e ribarina.
Verdadeiro.
V/F - No tratamento da hepatite C com IFN-PEG com ribavirina, a mutação 5B do genótipo 1a está associada a maior probabilidade de RVS.
Falso. Mutação 5A do genótipo 1b.
V/F - Doentes afroamericanos têm menor probabilidade de RVS no tratamento da hepatite C cronica com IFN-PEG + ribavirina.
Verdadeiro.