HE: Sistema Linfoide Flashcards
Órgãos linfoides primários.
Medula óssea e timo.
Medula óssea.
Localiza no canal medular dos ossos longos e cavidades dos ossos esponjosos. Faz a hemocitopoese, armazenamento de ferro (na forma de ferritina), reserva energética (medula amarela) e hemocaterese (remoção de células velhas).
Maturação de linfócitos B.
Precisa sair da medula óssea expressando os seus receptores antigênicos de superfície, que são anticorpos IgM e IgD presos à membrana plasmática. São maturados diretamente na medula óssea, onde são gerados. Reconhece qualquer tipo de antígeno, sem necessidade de apresentação.
Maturação de linfócitos T.
São gerados na medula óssea mas amadurecidos no timo. Saem da medula como precursores de célula T. Reconhece apenas proteínas e possui receptores do tipo TCR (receptor de célula T) e moléculas CD4 ou CD8.
Timo.
Órgão pequeno e bilobulado, protegido por cápsula de tecido conjuntivo, presente na região mediastinal.
Timócitos.
São as células precursoras linfoides destinadas a serem linfócitos T que chegam pela circulação sanguínea no timo. O ponto de entrada delas é o córtex e a sua maturação se dá do córtex à medula.
Células reticulares epiteliais.
Localizadas na região cortical do timo, que participam do processo de educação tímica e compõem a barreira hematotímica, impedindo que antígenos cheguem ao timo.
Corpúsculos de Hassal.
Conjunto de células reticuloepiteliais que liberam fatores de crescimento e desenvolvimento de linfócitos na região medular do timo.
MHC (complexo principal de histocompatibilidade).
-MHC I → todas as células nucleadas - antígenos para LT CD8 - tornam os LT citotóxicos.
-MHC II → células apresentadoras de antígeno profissionais (células dendríticas, macrófagos e linfócitos B) - antígenos para LT CD4 - tornam os LT auxiliares.
Ativação dos linfócitos T.
Encaixa o seu receptor de antígeno (o TCR) no MHC com a proteína e essa ligação é estabilizada pela molécula CD4 ou CD8.
MALT (tecido linfoide associado às mucosas).
Conjunto de tecidos em que se predomina IgA e onde começa a resposta imune ou os processos de tolerância. Composto por nódulos linfóides entremeados por acúmulos linfocitários isolados formados por tecidos linfoides difusos.
Órgãos linfoides encapsulados.
Envolvidos na produção, maturação e ativação de células imunológicas, como os linfócitos. Chamados de “encapsulados” porque são envolvidos por uma cápsula de tecido conjuntivo.
Segregação dos LB e LT no baço e linfonodos.
Atrações quimiotáticas diferentes:
-LB: dentro dos folículos - DC foliculares.
-LT: circundando os folículos - DC.
Folículos/nódulos linfoides.
Local de armazenamento de LBs, podendo ser primários na ausência de resposta imune e secundários quando há resposta imune. Possuem centros germinativos para ativação dos LBs.
Linfonodos.
Agregados ovoides de tecido linfoide localizados ao longo de canais linfáticos no corpo.
Funções linfonodo.
-Transportam linfa, uma mistura de substâncias que são absorvidas nos epitélios e tecidos.
-Filtração da linfa.
-Fagocitose e destruição de antígenos.
-Maturação de linfócitos após estímulo antigênico.
-Recirculação de linfócitos (vênulas de endotélio alto).
Regiões dos linfonodos.
-Região cortical: onde são encontrados os folículos (LBs e APCs).
-Região paracortical: presença de LTs, APCs e vênulas do endotélio alto.
-Região medular: formado por cordões medulares (LBs, macrófagos, DCs e plasmócitos) e seios medulares (células reticulares e prolongamentos de macrófagos).
Vênulas do endotélio alto (HEV).
Possuem paredes endoteliais modificadas para facilitar a entrada de linfócitos nos linfonodos.
Baço.
Principal local de respostas imunes a antígenos provenientes do sangue, removendo plaquetas e hemácias velhas (hemocaterese).
Polpa branca do baço.
Onde acontece resposta imune nesse órgão. Agregados de linfócitos circundando uma artéria. Formado por folículo, bainha periarteriolar (LTs) e uma artéria central.
Polpa vermelha do baço.
Formado por cordões esplênicos (células reticulares, fibras reticulares (sustentação), hemácias, macrófagos, LTs, LBs, células dendríticas e plasmócitos) e seios esplênicos (vasos sinusoides com membrana basal descontínua para facilitar transporte de substâncias).
Macrófagos na polpa vermelha do baço.
Fagocitam qualquer antígeno que aparecer, mas que também removem as hemácias e as plaquetas velhas. O ferro da hemoglobina é recuperado e armazenado como ferritina e a porção heme é degradada em bilirrubina e transportada ao fígado.
Indivíduo sem timo.
Não produz LTs, além dos LB não conseguirem produzir IgG a partir do IgM produzido, comprometendo estruturas como o baço e linfonodos.