HE: Sistema Endócrino Flashcards
Função do sistema endócrino.
Regular as atividades metabólicas dos órgãos e tecidos do corpo, gerando a homeostasia.
Glândula endócrina.
Agregados de células secretoras de origem epitelial com tecido conjuntivo interveniente, rico em capilares sanguíneos e linfáticos.
Hormônios endócrinos.
Responsáveis por causar transdução de sinal em receptores de superfície celular e em receptores intracitoplasmáticos.
Retroalimentação do sistema endócrino.
Indução de células a produzirem fatores que estimulam ou inibem a atividade das glândulas.
Tipos de glândula endócrinas.
-Glândulas endócrinas cordonais: células secretoras dispostas em cordões celulares anastomosados, entremeados por capilares sanguíneos. Ex: paratireoides, adrenal, adeno-hipófise.
-Glândulas endócrinas foliculares (ou vesiculares): células secretoras se dispõem em folículos ou vesículas que acumulam o material secretado em seu lúmen. Ex: tireoide.
Hipófise ou pituitária.
Pequeno órgão localizado na cavidade do osso esfenoide (cela túrcica). Liga-se ao hipotálamo na base do encéfalo por um infundíbulo.
Adeno-hipófise.
Subdividida em três porções:
-Pars distalis: principal componente glandular endócrino.
-Pars tuberalis: porção cranial que envolve o infundíbulo da neuro-hipófise, organizada em cordões em torno dos vasos sanguíneos.
-Pars intermedia: entre a neuro-hipófise e a pars distalis, sendo uma região rudimentar sobre a bolsa de Rathke. Células em cordões e folículos fracamente basófilas de função desconhecida.
Células da adeno-hipófise.
-Cromófoba, sem afinidade a corante. Células novas ou que acabaram de liberar hormônio.
-Cromófila acidófila, responsável por produzir hormônio do crescimento (GH) e prolactina.
-Cromófila basófila, responsáveis por produzir ACTH, TSH, FSH e LH.
Hormônio de crescimento (GH).
-Produzidos pelas células cromófilas acidófilas da adenohipófise.
-Estimula fígado a produzir IGF-1, fator de crescimento semelhante à insulina.
Prolactina.
Produzidos pelas células cromófilas acidófilas da adenohipófise. Responsáveis por estimular o desenvolvimento da glândula mamária junto à progesterona e estrógeno e estimular a lactação junto à oxitocina.
Hormônio adenocorticotrófico (ACTH).
Produzidos pelas células cromófilas basófilas da adeno-hipófise. Responsável por estimular a suprarrenal a produzir hormônios do estresse (cortisol, adrenalina e noradrenalina), aldosterona e andrógenos.
Hormônio tireotrófico (TSH).
Produzidos pelas células cromófilas basófilas da adenohipófise. Responsável por estimular o crescimento das células epiteliais da tireoide, produção e liberação de tireoglobulina e dos hormônios tireoidianos (T3 e T4).
Hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).
-Produzidos pelas células cromófilas basófilas da adenohipófise.
-FSH induz a maturação do folículo ovariano e estimula as células de Sertoli a produzir substâncias de manutenção dos espermatozoides.
-LH regula a maturação final do folículo e estimula a ovocitação, além de estimular as células de Leydig a produzir testosterona..
Neuro-hipófise.
Local de armazenamento de neurossecreções, formada pela pars nervosa e pelo infundíbulo.
Pars nervosa da neuro-hipófise.
Formada por um conjunto de axônios e pituícitos (células da glia que dão sustentação aos axônios). Além, há os corpúsculos de Herring (acúmulo de vesículas com neurossecreção ao longo do axônio).
Oxitocina.
Produzida pela neuro-hipófise. Responsável por promover contração das células mioepiteliais da glândula mamária durante a lactação, além de contração de músculos lisos da região genital durante o parto, o orgasmo e a menstruação.
Hormônio antidiurético (ADH).
Produzido pela neuro-hipófise. Responsável por aumentar a permeabilidade dos túbulos contorcidos distais e ductos coletores do rim, para reabsorção de água, reduzindo o volume urinário.
Sistema hipotálamo-hipofisário.
Hormônios produzidos por neurônios secretores do hipotálamo estimulam a produção e liberação de hormônios na hipófise.
Glândula pineal ou epífise.
-Localizada na extremidade posterior do terceiro ventrículo, no epitálamo (diencéfalo).
-Revestida externamente pela pia-máter.
-Constituída de astrócitos e pinealócitos, além da areia cerebral, um depósito de fosfato de calcário com origem e função desconhecidas.
Melatonina.
-Produzida pela glândula pineal.
-Controla ciclo-circadiano, responsável pelo relaxamento mental necessário ao sono.
-Antioxidante e de efeito antigonadotrófico.
Adrenais (suprarrenais).
-Glândulas achatadas em forma de meia-lua na parte superior de cada rim.
-Formadas por camada cortical (periférica, com origem mesodérmica) e camada medular (central, com origem neuroectodérmica).
Córtex adrenal.
Produção de corticosteroides derivados do colesterol e regulados pelo ACTH.
-Zona glomerulosa.
-Zona fasciculada.
-Zona reticulada.
Zona glomerulosa do córtex adrenal.
Localizada logo abaixo da cápsula de tecido conjuntivo e formada por células piramidais ou colunares organizadas em cordões entre capilares sanguíneos. Secreta mineralocorticoides, principalmente aldosterona.
Aldosterona.
Produzida pela zona glomerulosa do córtex adrenal. Estimula a absorção de Na pelos tubos contorcidos distais dos néfrons e mucosa gástrica e a excreção de K pelos rins, gerando homeostase hidroeletrolítica.
Zona fasciculada do córtex adrenal.
-Células com muitas gotículas de lipídios no citoplasma, denominadas espongiócitos, arranjadas em cordões de uma ou duas células junto a capilares.
-Secretam andrógenos e glicocorticoides, principalmente cortisol e corticosterona.
Cortisol e corticosterona.
Produzida pela zona fasciculada do córtex adrenal. Regulam o metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas; liberam ácido graxos e glicerol; atuam como anti-inflamatórios. Hormônios associados ao estresse. Agem no organismo tentando regular o estresse do corpo e lidar com ele.
Zona reticulada do córtex adrenal.
Camada mais interna do córtex, com células menores dispostas em cordões em forma de rede anastomosada. Apresentam grânulos de lipofuscina e núcleos picnóticos. Secretam andrógenos e glicocorticoides, mas principalmente andrógenos.
Medula adrenal.
Formada por células ganglionares simpáticas e colunares organizadas em cordões ou aglomerados sustentados por fibras reticulares, envolvidas por capilares sanguíneos e células cromafins com grânulos com catecolaminas (epinefrina e norepinefrina).
Ilhotas de Langerhans (pâncreas endócrino).
Microórgãos endócrinos circundadas por glândulas exócrinas. Formadas por células poligonais ou arredondadas dispostas em cordões com rica rede de capilares sanguíneos.
Tipo de células das ilhotas de Langerhans.
-α ou A: produtoras de glucagon (disponibiliza a energia armazenada na forma de glicogênio e lipídios para produzir glicose).
-β ou B: produtoras de insulina (promove entrada de glicose nas células para uso ou armazenamento).
-δ ou D: produtoras de somatostatina (inibe a liberação das outras células da ilhota).
-PP ou F: produtoras de polipeptídios pancreático (ação desconhecida).
Tireoide.
Localizada na região cervical anterior à laringe, formada por dois lóbulos unidos por um istmo. Responsável pela síntese de hormônios calcitonina, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). Bem vascularizado, com endotélio fenestrado e cápsula de tecido conjuntivo frouxo e com folículos que possuem coloide.
Tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).
Controlam o metabolismo de uma forma geral (em especial o de carboidratos), modificam a frequência cardíaca e a frequência respiratória, regulam o crescimento corporal e atuam no desenvolvimento do sistema nervoso central.
Células parafoliculares ou células C.
Na tireoide, responsáveis por produzir e armazenar em grânulos a calcitonina (reduz reabsorção óssea e a concentração plasmática de íon de cálcio).
Paratireoides.
Quatro pequenas glândulas associadas à face posterior da tireoide, mas distintas dela. Produzem paratormônio, que aumenta a saída de cálcio dos ossos (estimula osteoclastos), aumenta a absorção de cálcio no intestino e reduz a excreção de cálcio nos rins.