HAS Flashcards

1
Q

(ses-pe 2023.2 R3) Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial de 2020, pressão arterial sistólica entre 160 e 179 mmHg e/ou pressão arterial diastólica entre 100 e 109 mmHg são definidas, para medidas em consultório, como:

A

Hipertensão arterial estágio 2.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

(SES-PE 2023.2 ACESSO DIRETO)
A correta aferição da pressão arterial é fundamental para o diagnóstico correto de hipertensão arterial sistêmica. Dentre os cuidados abaixo, qual NÃO é recomendado para a aferição da pressão arterial?

A

Aferir a pressão com o paciente deitado relaxadamente, com braços e pernas descruzados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

(UFPB 2023 R3 CLÍNICA MÉDICA)
Em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica, é correto afirmar:

A

A hipertensão é a principal causa predisponente para acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico. As complicações cerebrovasculares estão mais intimamente correlacionados com a pressão arterial sistólica do que a diastólica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

(SES-PE 2024.2 R3 CLÍNICA MÉDICA)
Uma mulher de 60 anos, com IMC de 28 kg/mz, apresenta sonolência diurna excessiva e irritabilidade. Ela relata que seu parceiro observou episódios de apneia durante o sono. A polissonografia confirma apneia obstrutiva moderada. Qual é a melhor abordagem terapêutica para essa paciente?

A

Iniciar terapia de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

(ENARE-FGV 2023)
A obesidade tem se mostrado um agravante para várias complicações, como hipertensão arterial.
Além das medidas de redução do peso, exercícios físicos, redução da ingesta de sódio, mas, algumas vezes, ocorre a necessidade do uso de medicação anti-hipertensiva. Assinale a opção que indica o anti-hipertensivo indicado para esses casos, de primeira escolha.

A

Inibidor da enzima conversora de angiotensina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

(ENARE-FGV 2023)
Ao realizar o exame físico de um paciente hipertenso sob tratamento farmacológico, você mostra-se particularmente atento aos efeitos adversos do anti-hipertensivo atualmente em uso.
Você procura por rubor facial, edema maleolar, dermatite ocre e hipertrofia gengival, pois esses achados caracteristicamente associam-se aos:

A

Bloqueadores dos canais de cálcio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

(ENARE 2023 R3 CLÍNICA MÉDICA)
Mariana, uma mulher de 88 anos, foi levada do pronto-socorro de sua cidade com quadro de tosse, ansiedade, falta de ar e sensação de desmaio. Ao exame clínico, você observa uma paciente taquipneica (FR 35irpm / Sat 88% em aa), taquicardica (FC 128bpm) e bastante hipertensa
(190 x 130mmHg). À ausculta pulmonar, ela apresenta crepitações grosseiras por todo o tórax - sua ausculta foi dificultada pela agitação da paciente. Fernanda, sua filha e acompanhante, refere que ela usa medicamentos para hipertensão, mas que não os usa corretamente. Seu ECG revela ritmo sinusal, hemibloqueio anterior E, ondas R de voltagem aumentada (>30mm) em V3 a V6 com infradesvio do segmento ST em V5-V6 (padrão
“strain”). O diagnóstico mais provável para essa paciente é:

A

Edema pulmonar hipertensivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

(ENARE 2024 R3 CLÍNICA MÉDICA)
A apneia obstrutiva do sono está associada ao aumento de risco cardiovascular, sendo importante entidade clínica e frequentemente subdiagnosticada. Assinale a alternativa que apresenta um fator de risco da apneia obstrutiva do sono.

A

Hipotireoidismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

(ENARE 2024 R3 CIRURGIA)
Um paciente descobriu uma massa em adrenal direita incidentalmente em uma tomografia. O médico decide investigar essa massa para saber se o tumor é um feocromocitoma ou não. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os exames que podem ser solicitados pelo médico, os quais contribuem para a elucidação desse diagnóstico, e quais os cuidados perioperatório com o paciente com esse diagnóstico.

A

Pesquisa de metanefrinas livres plasmáticas, pesquisa de metanefrinas e catecolaminas em urina de 24h, teste de supressão de clonidina / Realizar 79.57% bloqueio alfa-adrenérgico seguido de betabloqueadores para pacientes com taquicardia persistente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

(SES-PE 2024.2 R3 CLÍNICA MÉDICA)
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica, de alta prevalência no mundo. Em relação à HAS, é INCORRETO afirmar que:

A

A monoterapia é a estratégia terapêutica preferencial para a maioria dos hipertensos, independentemente do estágio da hipertensão e do risco cardiovascular associado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

(UFPB 2023 CLÍNICA MÉDICA) Em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica, é correto afirmar:

A

A hipertensão é a principal causa predisponente para acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico. As complicações cerebrovasculares 37.49% estão mais intimamente correlacionados com a pressão arterial sistólica do que a diastólica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

(ENARE-FGV 2023) Paciente do sexo masculino, 27 anos, agitado, sudoreico, taquicárdico, com pupilas midriáticas, procura atendimento na emergência com elevação da pressão arterial (PA 190x110mmHg). Assinale a medicação contraindicada para controle pressórico desse quadro.

A

Betaboqueador.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

(ENARE-FGV 2023)
Em seu ambulatório de Cardiologia, o médico recebe paciente em uso de cinco drogas anti-hipertensivas em doses máximas, encaminhado para investigação de hipertensão arterial secundária. As possíveis causas e exames pertinentes a serem solicitados nessa investigação são, respectivamente:

A

Hiperaldosteronismo primário - Relação aldosterona / Atividade de renina plasmática.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

(ENARE 2022 R3 CLÍNICA MÉDICA)
Paciente de 45 anos, com histórico de hipertensão em uso de enalapril, metoprolol, hidroclorotiazida e verapamil, procurou o pneumologista para investigação de tosse seca. Qual dos medicamentos em uso poderia ser a causa de tosse?

A

Enalapril.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

(ENARE 2024 R3 CLÍNICA MÉDICA)
Paciente do sexo masculino, 42 anos, portador de obesidade grau ii, recém- diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica grau I comparece à consulta de seguimento após, anteriormente, ter sido iniciada prescrição de losartana por 30 dias. Ele relata que se sentiu mal com a medicação e que gostaria de tentar algo “que não fosse medicamento”. Hesitação pelo uso da medicação em pacientes com doenças crônicas é algo que faz parte do dia a dia do clínico geral. Nesse cenário, o atitude adequada por parte do profissional é:

A

Compreender que a adesão a medicamentos é importante, mas que, como não se trata de paciente severamente hipertenso, sendo possível, deve-se recomendar medidas não farmacológicas e vigilância clínica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

(ENARE 2023 ACESSO DIRETO)
Paciente, 50 anos, procura atendimento em UBS próxima a sua residência com queixa de mal-estar e é acolhido pela equipe de enfermagem, sendo aferida pressão arterial de 160x100mmHg. Nesse caso, o médico da unidade deve:

A

Realizar o atendimento, prescrever e solicitar exames e retorno para acompanhamento.

17
Q

(ENARE 2022 R3 CLÍNICA MÉDICA)
Paciente de 56 anos, diabético, com diagnóstico de nefropatia diabética estadiado como doença renal crônica classe Ill, com albuminúria. Qual, dentre os seguintes anti- hipertensivos, é considerado de escolha nessa situação?

A

Lisinopril.

18
Q

(SES-PE 2023.2 R3 CLÍNICA MÉDICA)
Um paciente, ao realizar um ultrassom de vias urinárias, apresentava o rim aumentado. Qual das seguintes alternativas NÃO cursa com aumento do tamanho renal?

A

Estenose de artéria renal.

19
Q

(SES-PE 2024 R3 CLÍNICA MÉDICA)
A real prevalência de hipertensão arterial (HAS) secundária é desconhecida, mas se estima entre 10 e 20%, podendo ser maior ou menor, conforme a população avaliada (especialmente idade), os recursos diagnósticos disponíveis e a experiência do médico responsável. De acordo com a Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial - 2020, todos os casos clínicos abaixo apresentam indícios de hipertensão arterial secundária, EXCETO:

A

PCL; homem,44 anos; portador de HAS estágio 3.

20
Q

(ENARE-FGV 2022)É importante que o médico, na atenção primária, reconheça um paciente com hipertensão arterial (HA) resistente. Ele deverá ser encaminhado a um especialista para ser avaliado quanto à causa (HA secundária) e tratamento adequado. O indivíduo é considerado portador de HA resistente quando a pressão arterial se encontra acima das metas recomendadas, apesar do uso de doses máximas de:

A

Três medicações de classes diferentes, incluindo um diurético.

21
Q

(ENARE 2022 R3 CLÍNICA MÉDICA)
Paciente de 49 anos, sexo feminino, deu entrada no pronto atendimento com quadro de insuficiência cardíaca descompensada associada à crise hipertensiva. Qual é o anti- hipertensivo recomendado nessa situação?

A

Nitroglicerina.

22
Q

(SES-PE 2022 R3 CLÍNICA MÉDICA)
Em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), assinale a alternativa INCORRETA.

A

O emprego de baixas doses de diuréticos tiazídicos diminui o risco de efeitos adversos, porém apresenta prejuízo na eficácia anti-hipertensiva, especialmente quando em associação com outros anti-hipertensivos.

23
Q

(SES-PE 2023 R3 CLÍNICA MÉDICA)
Uma paciente de 45 anos de idade comparece ao consultório, por estar incomodada com o próprio peso. Ela esteve em consulta com outro médico que, durante o atendimento, passou algumas informações para a paciente, porém ela gostaria de uma segunda opinião acerca das queixas de roncos e sensações de falta de ar noturna. A paciente pesa 87 kg e tem 1,62 m de altura.
Verificaram-se IMC = 33.2; FC = 73 bpm; FR = 12
irpm; e Sat 02 = 98%. Em relação à preocupação da paciente com os sintomas apresentados, é
INCORRETO afirmar que:

A

Embora a obesidade seja o principal fator de risco para AOS, menos da metade dos pacientes adultos com diagnóstico de AOS apresentam excesso de peso.

24
Q

(UFPB 2022 R3 CLÍNICA MÉDICA)
Em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), à Pressão Arterial Sistólica (PAS), à pressão arterial diastólica (PAD), é correto afirmar:

A

As diretrizes de 2017 do
American College of Cardiology e American Heart Associação
(ACC / AH sugerem que, para a medição convencional em consultório, a PA normal é menor que 120/80 mmHg, a PA elevada é a PAS de 120-129 e PAD menor que 80 mmHg. HAS estágio 1 como 130-139 / 80-89 mm Hg e estágio 2 como maior ou igual a
140/90 mmHg

25
Q

(ENARE 2023 ACESSO DIRETO)
Dona Marli queixa-se de edema de membros inferiores após iniciar uso de medicamento para controlar sua pressão arterial e procura atendimento para realizar a troca do remédio, pois sente-se muito incomodada. O fármaco em questão deve ser:

A

Anlodipino.

26
Q

(ENARE-FGV 2023)
Entre as drogas listadas a seguir, um diurético poupador de potássio que deve ser prescrito com cautela em contexto de doença renal crônica e em associação com inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA) e dos bloqueadores dos receptores AT-1 angiotensina II (BRA) é a:

A

Espironolactona.

27
Q

(ENARE 2025 ACESSO DIRETO)
José, 55 anos, hipertenso há 3 anos, em uso regular de medicação, vem para consulta de rotina apresentando PA = 130 x 80 mmHg. Após exame clínico, conclui-se que tem baixo risco cardiovascular. Nesse caso, a conduta é:

A

Manter a medicação e reforçar a importância de manter a
93.86%
mudança de estilo de vida, pois a PA está dentro da meta.

28
Q

(ENARE-FGV 2023)
Paciente do sexo masculino, 27 anos, agitado, sudoreico, taquicárdico, com pupilas midriáticas, procura atendimento na emergência com elevação da pressão arterial (PA 190x110mmHg). Assinale a medicação contraindicada para controle pressórico desse quadro.

A

Betaboqueador.

29
Q

(UFPB 2023 ACESSO DIRETO)
Em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica, é correto afirmar:

A

A hipertensão é a principal causa
predisponente para acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico. As complicações cerebrovasculares estão mais intimamente correlacionados com a pressão arterial sistólica do que a diastólica.

30
Q

**(UFPB 2021 ACESSO DIRETO) **Paciente, portadora de esclerodermia sistêmica, em uso de ciclofosfamida mensal, procura serviço médico com quadro de cefaleia, escotomas visuais e elevação da pressão arterial para 160x110 mmHg. Um hemograma revelou Hb = 9,6g/dL, leucócitos = 6.700 cél/mm3
,plaquetas = 65.000/ mm com
hematoscopia revelando esquizócitos circulantes.
Apresentava elevação da ureia e da creatinina.
Frente do quadro, qual dos medicamentos abaixo está mais indicado para a resolução do problema agudo?

31
Q

(SES-PE 2021 ACESSO DIRETO)
Um paciente de 35 anos, obeso apresenta níveis de pressão arterial elevados e pouco responsivos às medicações usuais. Como sintoma, ele refere, apenas, fadiga e sonolência. Sabendo que ureia, creatinina e eletrólitos estão dentro da normalidade, qual seria o diagnóstico mais provável para o caso?

A

Síndrome da apneia obstrutiva do sono

32
Q

(ENARE 2021 ACESSO DIRETO)
Paciente, 65 anos, masculino, previamente hipertenso, em uso regular da medicação, é admitido no setor de urgência com quadro de aumento pressórico de forma rápida, associado à cefaleia holocraniana, vômitos e confusão mental Nega demais sintomas associados, como febre. Na admissão, está com PA: 210/130mmHg, FC:60bpm, FR:14ipm, SO2:96% em ar ambiente. A respeito desse o quadro, é correto afirmar que:

A

Deve-se considerar o diagnóstico de crise hipertensiva, com encefalopatia hipertensiva, e a meta é redução da PA média em 10 a 15% na primeira hora e até 25% no primeiro dia de tratamento.

33
Q

(ENARE 2025 ACESSO DIRETO)
José, 55 anos, hipertenso há 3 anos, em uso regular de medicação, vem para consulta de rotina apresentando PA = 130 x 80 mmHg. Após exame clínico, conclui-se que tem baixo risco cardiovascular. Nesse caso, a conduta é:

A

Manter a medicação e reforçar a importância de manter a
93.52%
mudança de estilo de vida, pois a PA está dentro da meta.

34
Q

(ENARE 2023 ACESSO DIRETO)
Dona Marli queixa-se de edema de membros inferiores após iniciar uso de medicamento para controlar sua pressão arterial e procura atendimento para realizar a troca do remédio, pois sente-se muito incomodada. O fármaco em questão deve ser:

A

Anlodipino.

35
Q

(ENARE 2024 ACESSO DIRETO)
Um senhor de 62 anos, portador de HAS e tabagista, comparece à UBS para trazer os resultados de seus exames de rotina. Ele faz uso de losartana 50 mg BID e anlodipino 5 mg MID e apresenta bom controle de pressão arterial. A seguir estão os resultados dos exames desse paciente: Hemoglobina: 14,3 mg/di / Leucócitos: 7200/mm3 / Plaquetas: 230.000/mm3 / Potássio: 5,6 mEq/L / Sódio: 143 mEq/L / Ácido Úrico:
4,3 mg/dl / Glicose: 93 mg/dl / HbAlc - 5,4% / Creatinina: 0,8 mg/dl. Sangue oculto nas fezes (imunohistoquímica): positivo / Colesterol total:
122 / Col. HDL: 46 / Col. LDL: 68 / Relação albumina-creatinina: 3,2 mg/g. Diante desse quadro, qual é a conduta mais adequada?

A

O paciente apresenta hipercalemia, sendo necessária a suspensão da losartana para controle do potássio - devendo ser substituída por indapamida, que também é um medicamento 61.69% de primeira linha para tratamento da HAS. Ele deve também ser referenciado para realização de colonoscopia para rastreio de câncer de cólon.