HAS Flashcards
Cite os estágios da PA
Ótima <120/90
Normal: 120-129/80-84
Pré-HAS: 130-139/85-89
HAS estágio 1: 140-159/90-99
HAS estágio 2: 160-179/100-109
HAS estágio 3: ≥180/110
Cite os órgãos alvos da HAS.
Coração, rim, cérebro, retina, vasos sanguíneos.
Explique o motivo de pacientes com HAS não apresentarem sintomas.
Com o aumento gradativo da PA, os barorreceptores se acomodam e a PA alterada é considerada “normal”, se tornando assintomático.
Cite e explique brevemente as principais complicações da HAS
1- AVE hemorrágico: ocorre aumento da PA até que o vaso rompe
2- AVE isquêmico: aumento da pressão de grandes vasos, aumentando o fluxo de sangue, gerando lesão endotelial. Essa lesão leva a aterosclerose, que se rompe, formando um trombo, levando a isquemia.
3- ICC: coração bombeia contra a força de pressão da artéria, que vai estar aumentada, levando a hipertrofia cardíaca.
4- IRC: aumento da pressão glomerular leva a nefrosclerose, atrofia dos néfrons e consequentemente IRC.
Relacione o consumo de Na com a HAS
O aumento da ingestão de Na além da capacidade de excreção leva a retenção de Na. Com isso, diminui a excreção renal de Na, e consequentemente aumenta retenção de H20. Essa retenção aumenta a volemia, que aumenta o DC, aumentando a oxigenação tecidual e vasoconstrição arteriolar, levando ao aumento da Rp e consequentemente da PA.
Relacione a HAS com o SRAA
A renina age no angiotensinogênio, levando a formação de angiotensina I. A angiotensina I sofre ação da ECA, virando angiotensina II.
A angiotensina II tem ação vasoconstritora e estimula a síntese de aldosterona. Além disso, a angio II estimula a síntese proteica muscular, favorecendo hipertrofia cardíaca.
Relacione a HAS com obesidade
Os obesos ficam resistentes a insulina devido alteração com a GLUT4, com isso, ocorre hiperinsulinemia devido diminuição de óxido nítrico e aumento da responsividade aos hormônios vasopressores, porém os tecidos não respondem