Dislipidemias Flashcards
Explique o metabolismo exógeno dos Qm
Pela dieta, produz-se os Qm no intestino, indo para a corrente sanguínea. Os Qm expressam a Apo II, ativando a LPL. A LPL vai reconhecer essas Apo II dos Qm, e vai remover os TG dos Qm, virando Qm remanescente. Esse Qm remanescente expõe Apo B e E, fazendo os receptores hepáticos retirarem o Qm remanescente de circulação.
Explique o metabolismo endógeno dos Qm
O fígado recebe os Qm remanescentes e transforma em VLDL. Esse VLDL na circulação expõe Apo CII, onde o LPL o reconhece e retira os restos de TG, permanecendo só o colesterol, formando o IDL, que rapidamente se transforma em LDL. Esse LDL expressa Apo B e E, onde o fígado o retira de circulação se não tiver armazenamento de LDL.
Explique o transporte reverso do colesterol
O HDL junto com a enzima LCAT retiram o colesterol da célula periférica, o levando para o fígado, onde vai transformar o colesterol em sais biliares.
Relacione a dislipidemia secundária com o hipotireoidismo
No hipotálamo, ocorre a produção de TRH, que estimula a hipófise anterior a produzir TSH, que vai estimular a tireoide a produzir T3 e T4. O T3 faz síntese proteica, enquanto o T4 faz feedback regulador e vai para o fígado ser transformado em T3.
No hipotireoidismo ocorre aumento de TSH, aumentando o estímulo da tireoide para produzir T3 e T4, com isso, o feedback regulador vai diminuir a estimulação no hipotálamo, diminuindo a síntese de T3 e consequentemente diminuindo a síntese de receptores hepáticos, aumentando o LDL na corrente sanguínea.
Relacione a dislipidemia secundária com colestase
A obstrução do ducto colédoco leva a reconversão de ácido biliar em colesterol, se tornando VLDL, que vai ser convertido em LDL, virando colesterol
Relacione a dislipidemia secundária com síndrome nefrótica
A síndrome nefrótica causa proteinúria e redução da pressão coloidosmótica, causando anasarca, onde o fígado tenta compensar a perda de albumina aumentando a síntese de VLDL, aumentando o LDL, e casuando hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia.