Guerra Fria - Principais Acontecimentos Flashcards
Quais são as Conferências e encontros entre nações mais importantes para o Fim da Segunda Guerra Mundial e a configuração do mundo na época da Guerra Fria?
Carta do Atlântico (1941), durante a Conferência do Atlântico: Primeiro documento que precedeu a ONU, num encontro entre os então comandantes da Inglaterra e dos EUA, Winston Churchill e Franklin D. Roosevelt, respectivamente.
Conferência de Teerã (1943): Reuniu os líderes das três maiores potências ocidentais do período, sendo eles Roosevelt, EUA; Churchill, Inglaterra e Stalin, União Soviética. Teve o objetivo de discutir os rumos da guerra, com a definição dos espaços de atuação militar de cada país nos conflitos posteriores. Ademais, projetaram a anexação dos Países Bálticos à União Soviética, a divisão da Alemanha e os limites territoriais da Polônia no pós-guerra.
Conferência de Moscou (1943): Foi uma série de encontros, doze ao total, realizadas entre os ministros do Reino Unido, dos EUA, da China e da União Soviética parra corrigir as divergências entre a URSS e as demais potências, resultando assim na Declaração de Moscou, que advogou pelo fim do fascismo, pela punição aos crimes de guerra e pelos Quatro Policiais ou Quatro Grandes, como chamava-se as quatro grandes potências (EUA, UK, URSS e a República da China).
Conferência de Yalta (1945): Criou as bases da instituição internacional que se tornaria a ONU e redistribuiu a influência estadunidense ou soviética nos países conquistados.
Conferência de Postdam (1945): Decidiu-se pela divisão da Alemanha em quatro zonas de influência entre os EUA, a França, a Inglaterra e a União Soviética. Ademais, declararam a devolução do porto de Dantzig para a Polônia, além do pagamento de uma alta indenização.
Julgamentos de Nuremberg pelo Tribunal Militar Internacional (1945): Trataram-se de uma série de julgamentos dos principais responsáveis pelas torturas e abusos do regime nazista, condenando os crimes realizados pelo governo hitlerista. Do ponto de vista político e ideológico, o tribunal recriminou, ao mesmo tempo em que apagou a história do totalitarismo nazi-fascista.
Conferência de Bandung (1953): Realizada na Indonésia, foi marcada pelo não-alinhamento ideológico a nenhum dos expoentes remanescentes da Guerra Fria (capitalismo x comunismo). Também cunhou o terceiro mundismo e execrou o imperialismo ao qual os países de terceiro mundo foram vítimas no pré-guerra. Defenderam a descolonização afro-asiática.
.
Doutrina Truman
Comecom
Pacto de Varsóvia
Plano Marshall
Tio Sam
Denúncias dos crimes de Stálin
Glasnost
Perestroika
Revolução Cubana
Emenda Platt
26 de julho, guerrilha camponesa
Invasão da Baía dos Porcos
Crise dos Mísseis
Revolução Iraniana
Khomeini
Aiatolás Irã
Conferência de Bandung
Gandhi
Índia Paquistão Caxemira
Descolonização africana (África diaspórica), pan-africanismo
Perestroika: reestruturação econômica; fim do monopólio estatal; descentralização das decisões e abertura da economia ao capital privado e estrangeiro.
Glasnost: transparência política e fim da perseguição à oposição, além de aproximação com estruturas democráticas
.
Problemas do socialismo real
- Economia esfacelada pela corrida armamentista
- Estado afogado pela burocracia
- Ausência de democracia
- Ausência de empresas multinacionais
5.
abububué
Primavera de Praga
Macarthismo
Doutrina Brejenev
Guerra do Vietnã
Maio de 1968 (França)
Quais são as medidas mais relevantes no contexto de esforço pró-capitalista empreendido pelas nações capitalistas europeias, geralmente com ajuda estadunidense?
Doutrina Truman: Política externa lançada pelo então presidente dos EUA, Harry Truman, direcionada aos países do bloco capitalista que eram considerados mais frágeis em relação ao combate à expansão do socialismo dentro de suas nações.
O Plano Marshall e o Plano Colombo se configuram como duas políticas econômicas empreendidas pelos EUA com o objetivo de desenvolver o capitalismo na Europa e na Ásia, respectivamente, a fim de deter os avanços do socialismo nessas regiões.
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), fundada em 1949, É uma aliança militar entre os países capitalistas. Tinha o objetivo de barrar/conter o avanço socialista no continente europeu, oferecendo apoio militar às nações inclusas no tratado.