América Latina (séculos XX e XXI) Flashcards
Por que alguns consideram o governo de Perón na Argentina como populista, e quais foram as medidas gerais tomadas por seu governo?
Juan Domingo Perón adotou uma política baseada no proletariado, no Exército e na Igreja, adotando pautas de cunho nacionalista de doutrina populista de propaganda. Algumas de suas medidas foram de assistencialismo e organização sindical sob modelo corporativista. Sua doutrina política tornou-se conhecida como peronismo, influenciando até hoje o cenário político argentino.
Durante os anos 1960 na América Latina, diversas organizações emergiram contra o contexto de repressão das ditaduras que figuravam em vários países do continente, como a Aliança Nacional Libertadora Nacional, fundada no Brasil por Carlos Marighella, os Tupamaros ou Movimento de Liberación Nacional, o Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR) no Chile, e os Montoneros. Nesse sentido, explique qual era a posição defendida por essas organizações e qual era o tipo de atuação que defendiam.
Essas organizações defendiam a necessidade da luta armada como meio de superar as desigualdades sociais e o autoritarismo das ditaduras militares no continente latino-americano.
Sobre o processo revolucionário mexicano, indique quais são as afirmativas verdadeiras e quais são as falsas.
I. Porfírio Díaz defendia a realização de reformas trabalhistas e agrárias.
II. Os intelectuais tiveram papel fundamental como precursores da revolução, especialmente àqueles vinculados às classes média e baixa, como Ricardo Flores Magón.
III. Emiliano Zapata comandava o Exército Libertador do Norte, formado essencialmente por camponeses que buscavam a defesa de suas tradições e de suas terras.
IV. O primeiro documento público que expunha os pontos principais do processo revolucionário foi feito pelo Partido Liberal Mexicano, em 1906.
I. F
II. V
III. F (Sul)
IV. V
Explique o que foi o movimento sandinista na Nicarágua, na década de 1970.
O sandinismo foi um movimento guerrilheiro revolucionário cujo ponto central era a derrubada do ditador Anastasio Somoza, acusado de corrupção e de “antinacionalista” por priorizar os interesses dos EUA. É considerado um dos movimentos mais importantes da América Latina por ter sido capaz de influenciar outros movimentos na região.
Explique por que Simón Bolívar é considerado um libertador na Venezuela.
Bolívar teve participação central na consolidação da independência da Grande Colômbia, da qual a Venezuela fazia parte. Além disso, ele defendia o que ficou conhecido como “bolivarianismo”, pensamento que pode ser entendido como a defesa da união/integração das nações latino-americanas, especialmente contra o imperialismo em seus países.
Explique, em linhas gerais, como desencadeou-se a Revolução Cubana em 1959.
A Revolução Cubana foi um movimento em que um grupo reduzido de insurgentes lutou contra o governo de Fulgêncio Batista, tendo uma abertura negociadora em relação aos setores descontentes das elites e comprometimento com os setores populares por reformas estruturais (como a reforma agrária). Apenas em 1961 é que o governo declarou-se socialista e alinhou-se efetivamente à URSS e a China, países com os quais já tinha contato.
Explique o que aconteceu no Chile na década de 1970.
Salvador Allende foi eleito presidente em 1970, tendo conseguido realizar uma aliança entre setores improváveis: cristãos de esquerda, socialistas e comunistas. Pretendia-se instalar um socialismo com viés democrático, ou seja, eleito democraticamente. No entanto, em 1973, motivado pela crescente insatisfação popular contra o governo e pela articulação da oposição e do apoio estadunidense, um grupo de militares liderados por Augusto Pinochet promoveu um golpe no país, instaurando uma ditadura que seria considerada uma das mais sangrentas de toda a América do Sul.