Brasil Pré & Colonial Flashcards

1
Q

Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas seguintes proposições referentes ao modelo de domínio implantado pelos portugueses no Brasil entre 1500 e 1822. Tente justificar porque o texto está certo ou errado.

  1. Extração de pau-Brasil, embora não sistemática, durante os anos do período inicial, também conhecido como pré-colonial, no qual também se fez uso do escambo. ( )
  2. Utilização em larga escala de mão de obra escrava, o que requeriu a contínua importação de africanos cativos bem como um velado aprisionamento e comércio de indígenas. ( )
  3. Variedade de produtos desenvolvidos e extraídos, relacionados com a própria multiplicidade de climas e vegetação da colônia, mas principalmente voltados para atender a demanda externa. ( )
  4. Concentração de vastas extensões de terra em número reduzido de mãos como consequência do próprio modelo de distribuição caracterizado pelo sistema de Capitanias Hereditárias e de sesmarias. ( )
  5. Os ciclos do Brasil são: drogas do sertão, ciclo do açúcar e mineração. ( )
A

Todas as proposições são verdadeiras.

5. O pau-brasil TAMBÉM é uma droga do sertão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Explique o que a chegada da expedição de Martim Afonso de Souza ao litoral brasileiro, em 1531, significou.

A

Esse acontecimento marca o início da ocupação efetiva por parte de Portugal das terras brasileiras, cujo litoral, até então, era explorado também por franceses.
Cerca de 500 pessoas desembarcaram com ele, e em 1532, Martim Afonso fundou a primeira vila do Brasil: São Vicente.
Além disso, outros fatores relacionados à chegada dessa expedição ao Brasil foi a garantia da posse da terra para os portugueses, cujo domínio estava sendo ameaçado pelos franceses no litoral, sendo acusados de pirataria pelos portugueses. Outra questão foi também a tentativa de encontrar metais preciosos na colônia e então promover o reconhecimento geográfico dela.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Sobre a escravização indígena no território brasileiro, é correto afirmar que:

I. Os jesuítas tentavam proteger os indígenas por meio da catequese, enquanto os colonos queriam escravizá-los e comercializá-los. Isso levou às missões jesuíticas, que foram responsáveis por povoar parte do Sul do Brasil.

II. Os índios apresentaram uma mortalidade expressiva pelas péssimas condições de cativeiro, guerras frequentes, desmantelamento de sua organização social e econômica, além das doenças trazidas pelos europeus.

III. A diversidade dos povos indígenas, no Brasil, facilitou o apresamento e a escravização dos nativos.

IV. O uso de mão de obra escrava indígena e as dificuldades para a sua obtenção favoreceram a expansão territorial no Brasil colonial.

A

As afirmativas corretas são:

I, II e IV.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é estanco e qual produto tinha esse regime?

A

O estanco é um regime de monopólio régio, ou seja, um monopólio de forma legal sobre um determinado produto. Neste caso, o produto era o pau-brasil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como funcionava a extração do pau-brasil?

Quem era responsável pela extração da madeira?

A

Os indígenas extraíam o pau-brasil em troca de outros produtos, na prática do escambo. Assim, a madeira era extraída pelos indígenas e as feitorias, que eram os interpostos comerciais localizados no litoral, levavam a mercadoria à Europa.
Essa extração era monopolizada e quem detinha seu monopólio era um consórcio de mercadores de Lisboa, liderados por Fernando de Noronha, que também assumiram a função de patrulhar o litoral brasileiro a fim de evitar invasões estrangeiras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que foram as capitânias hereditárias e quais eram seus objetivos?

A

As capitânias hereditárias foram o primeiro sistema de administração da colônia, em que a responsabilidade pela ocupação, proteção e produção nos territórios coloniais ficava a cargo de um donatário — alguém que recebia do rei esse benefício —, retirando essa responsabilidade da Coroa Portuguesa.
Nesse sentido, as capitânias hereditárias controlavam a produção de açúcar nos engenhos de açúcar.

  • Carta de Doação: Inicialmente, foi o documento que regulou a cessão de capitanias à administração do donatário, que deveria obedecer os limites estabelecidos.
  • Foral: Documento que enumerava os direitos e deveres do donatário. Suas principais responsabilidades eram: criar vilas, trazer colonos, catequizar nativos, impedir a pirataria e os corsários
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Resuminho

A

SITUAÇÃO POLÍTICA DE PORTUGAL NO INÍCIO DO SÉCULO XVIII: União Ibérica (Termina em 1640.) , invasões holandesas (época em q o Quilombo dos Palmares foi organizado. Houve muitas fugas de escravos nesse período), sobretudo no Nordeste.
RETOMAR A ATIVIDADE AÇUCAREIRA E O COMÉRCIO DE ESCRAVOS (PARA A MINERAÇÃO).
PORTUGAL foi se tornando submisso aos interesses da Inglaterra. A decadência do açúcar imposta pela concorrência ao açúcar português devido ao açúcar das Antilhas da Holanda.
Portugal então começou a buscar outras fontes de renda, e a mineração foi o caminho possível. Isso demonstra a dependência que Portugal tinha de suas colônias, em especial a brasileira.
Tratados desiguais entre Inglaterra e Portugal.
Período pombalino = reduzir a dependência portuguesa em relação à Inglaterra, tentar modernizar.
Tratado de Panos e Vinhos – 1703, perto da época do descobrimento do ouro. Portugal abre o mercado têxtil para os tecidos ingleses e a Inglaterra abre o mercado de vinhos para Portugal, mas o tratado gera um grande prejuízo para Portugal, que é mais afetado por ele do que a Inglaterra.
CONSELHO ULTRAMARINO (1642 – 2 anos após o fim da União Ibérica, em q Portugal começa a retomar sua soberania, embora esteja em decadência. –, DOM JOÃO IV) – O´RGÃO CENTRALIZADOR QUE OBEDECIA DIRETAMENTE AO REI, COM CONTROLE SOBRE AS DONATARIAS E CÂMARAS MUNICIPAIS DO GOVERNO GERAL COLONIAL, CRIADOS NO SÉCULO XVI, PARA ORGANIZAR AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.
DESCOBERTA DO OURO
BANDEIRAS – Expedições para adentrar o território brasileiro (parte da interiorização – Missões jesuíticas, pecuária, etc. –, quebra do Tratado de Tordesilhas). Buscavam riquezas no sertão (longínquo), também eram contratados por senhores de engenho.
Bandeirismo de prospecção – iam em busca de algo q sempre se falou, se buscou (metais preciosos, bem na chegada dos portugueses diante da expectativa mercantilista).
DÃO INÍCIO AO CICLO DO OURO, Q DURA MEIO SÉCULO. O APOGEU DO OURO OCORRE EM 1730. A MINERAÇÃO EM SI SE INTENSIFICA NO SÉC. XVIII.
Facilidade de encontrar ouro no leito de rios, ouro de fácil extração. Durou cerca de 50 anos. O ouro foi destinado para pagar dívidas. Dom João V usou o ouro para construir palácios, óperas, mosteiros e várias construções luxuosas em Lisboa, mas muitas dividas também foram pagas à Inglaterra, o que impulsionou o desenvolvimento industrial desse país.
Batalha de Aljubarrota – Ajuda inglesa e dependência de Portugal em relação à Inglaterra desde a independência de Portugal com a Revolução de Avis.
O comércio foi + importante do que o próprio ouro para o enriquecimento, porque o ouro em si não gerava grande riqueza. Assim, comércio cresce porque havia muitas pessoas no país, que buscavam extrair ouro e enriquecer.

GUERRA DOS IMBOABOS (os forasteiros) – PAULISTAS, BANDEIRANTES, VICENTINOS PENSAM QUE O OURO É EXCLUSIVO DELES, EXIGINDO O MONOPÓLIO DESSA EXPLORAÇÃO, GERANDO ATRITOS. Ao fim da guerra, a Coroa Portuguesa afirma que não haverá monopólio, mas haveria um controle da Coroa portuguesa ao criar diversos órgãos e impostos (Casas de fundição, intendência das minas, impostos como o quinto). Eles são perdoados pela Coroa portuguesa, e os bandeirantes voltam a adentrar no interior, quando MT, GO são explorados, embora sem a mesma intensidade que MG.
DEGREDO – LOCAIS INÓSPITOS. PENA DADA PELA COROA.
CAMINHOS DO OURO (CAMINHO NOVO) – TORNA + SEGURO O TRANSPORTE DO OURO, MELHORA A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE. SERRA DA ESTRELA
TROPEIRO ENTREGAVA O OURO PARA AS EMBARCAÇÕES, D BAÍA DE GUANABARA O OURO IA EMBORA
SONEGAÇÃO, CORRUPÇÃO COMEÇOU A ACONTECER EM GRANDE QUANTIDDE.

TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL
Ocorre num momento em que a atividade mineira ainda existe, embora tenha diminuído. A inconfidência mineira é resultado das tensões pela falta do ouro, pela cobrança contínua, pela corrupção.
Salvador (era o eixo econômico + importante); Rio de Janeiro (devido à proximidade com MG). A partir do momento em que ocorre a decadência da atividade econômica do açúcar no Nordeste, na Bahia, o eixo político se torna o Rio de Janeiro, em 1763 (antes mesmo que a Família Real viesse ao Brasil devido às tropas napoleônicas).
O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES BRASILEIRAS SE DEU:
• TEATROS
• IGREJAS
• ESCOLAS
• ÓRGÃOS PÚBLICOS
CIDADES COMO VILA RICA, MARIANA, TIRADENTES.
1755 – Grande terremoto de Lisboa: Mata grande parte da população portuguesa. Destruiu Lisboa, que foi arrasada por um tsunami e um incêndio depois. (A ILHA DE DEUS, LIVRO QUE CONTA OS DETALHES). Muito do ouro é perdido, e a mineração entra em declínio.
PERÍODO POMBALINO: Dom João V morre, assumindo Dom José I, que escolhe como administrador Sebastião de Carvalho (Marquês de Pombal), no contexto do século das luzes. Ele representa o despotismo esclarecido, em que há a ideia de aliar medidas econômicas modernas trazidas pelo Iluminismo, com monarcas ou super-funcionários que adotavam essas medidas econômicas (fim de alguns monopólios, cria companhias de comércio, cria escolas de comércio, reduz os gastos do Estado com a nobreza), dinamizando assim a economia. Entretanto, com um viés autoritário de não tocar o poder absolutista. Essas medidas foram adotadas para salvar o próprio poder, para manter o poder político. Isso gera tensões com a elite portuguesa.

PRINCIPAIS MEDIDAS QUE AFETARAM O BRASIL
• Criação do Estado do Grão Pará e do Maranhão para facilitar a administração de Portugal
• Criação de Companhias de comércio para melhor explorar produtos de regiões menos tradicionais, como ex. MG, Paraíba, Maranhão
• Cria a derrama (imposto, dá estopim à inconfidência mineira)
• Aumento da fiscalização sobre a exploração do ouro
• Expulsão dos jesuítas, retirando deles o papel da educação num claro sinal de despotismo. Encerra também as missões jesuíticas e toma posse das terras da Igreja. Naquele momento, representavam um risco (foi expulsa e extinta pelo papa da época, Companhia de Jesus instituída pelo Concílio de Trento, fundada por Loyola).
• Determinação do retorno ao controle português das Capitanias Hereditárias
• Criação de escolas régias
• Troca da capital
• Implantação do cultivo de algodão no Maranhão

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Resuminho 2

A

FRACASSADAS INVASÕES FRANCESAS
- (MA):França e Colossial e (RJ): França Antártica
MOTIVOS DESSAS TENTATIVAS:
Não aceitação do Tratado de Tordesilhas pela França, recém derrotada na Guerra dos Cem Anos, que necessitava da colonização para defender sua economia. A atividade corsária (pirataria) foi bastante realizada por ingleses.
- PE e BA tinham maior atenção de Portugal, o que deixava outras regiões litorâneas vulneráveis a invasões.
- A região fluminense não estava ocupada até a invasão francesa.
- Reforma protestante: Católicos passaram a perseguir huguenotes (calvinistas franceses). A intensificação da intolerância religiosa na França levou à necessidade de encontrar uma colônia que pudesse refugiá-los.
- Apoio da Confederação dos Tamoios: Tribos indígenas inimigas dos portugueses que se aliaram aos franceses.
- Fundou-se a cidade do Rio de Janeiro para formar um núcleo populacional português ali, para fixar os portugueses na região e aumentar a força militar do governador geral Mendes de Sá e seu sobrinho Estácio de Sá, o militar que combateu os invasores. Houve apoio de índios inimigos dos Tamoios.

UNIÃO IBÉRICA (1580 - 1640)
Ocorre devido à morte do rei Dom Sebastião numa batalha de 4 de agosto de 1478 na África. Os portugueses foram derrotados pelos africanos islâmicos e o trono português foi para um cardeal da Igreja (seu sobrinho) que não teve autorização do papa para ter filhos. Isso foi planejado pelo tio dele, que queria assumir o trono português. Isso causou uma crise econômica e sucessória.
FILIPE II (REI DA ESPANHA): Assumiu o trono português em 1581. Assinatura do Acordo de Tomar, do mesmo ano. O rei espanhol comprometeu-se a respeitar as leis, costumes, direitos e independência administrativa de Portugal.
A U.I só se tornou possível pela cooptação de vários setores sociais (nobreza, burguesia etc). A União Ibérica foi uma agregação pacífica.

INVASÕES HOLANDESAS UMA DELAS DEU CERTO. Houve a consolidação da colonização holandesa em 7 capitanias do Brasil. HOLANDA CONQUISTA INDEPENDÊNCIA MOTIVADOS PELA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA DOS COLONIZADORES ESPANHÓIS CATÓLICOS. A derrota da Espanha foi possível graças à riqueza dos holandeses, q estavam associados aos portugueses com o comércio açucareiro brasileiro. Como o rei da Espanha também era rei de Portugal e portanto de suas colonias, determinou-se que a Holanda não poderia mais participar do comércio do açucar brasileiro. (1621) 1a invasão sobre o Nordeste ocorreu em Salvador e fracassou. A atuação do clero secular e regular da Bahia foi crucial para a vitória sobre os invasores, como ex. o bispo Marcos Teixeira, convocando os católicos para uma Guerra Santa. JORNADA DOS VASSALOS: Participação espanhola numa expedição p expulsar os holandeses. Filipe IV envia um grande ataque naval ao nordeste, contribuindo p a expulsão desses holandeses.

2a invasão PE: Foi bem sucedida.
Embora fosse o principal centro da produção açucareira do Brasil, não tinha a mesma defesa que a capital de Salvador. Os holandeses possuíam um grande conhecimento cartográfico da região, e houve pouco apoio espanhol contra essa invasão devido a Guerra dos 30 anos que estava acontecendo na Europa. Os holandeses interceptaram uma carta do governador para Portugal onde havia informações sobre as fraquezas da região. Domingos Fernandes Calabar apoiou os holandeses e informou sobre as fraquezas de PE, um mulato portugues q traiu seu país devido a falta de reconhecimento e etc, alem dos beneficios dos holandeses. Usou os conflitos p conseguir vantagens economicas e politicas ao informar a localização e ajudando os invasores. Foi capturado e esquartejado.
MAURICIO DE NASSAU: Sua atuação politica foi mt importante, dando varios beneficios economicos. Nassau se tornou governante do Brasil holandes, de 1637 a 1644.

  • PRINCIPAIS MEDIDAS (PERÍODO NASSAUVIANO): PACTO DA PARAIBA (tolerância religiosa); beneficio aos senhores de engenho, garantiu o abastecimento de escravos mediante conquista de feitorias na costa africana; emebelezamento arquitetonico de Olinda; patrocinou artistas; estendeu os dominios holandeses para partes de outros estados nordestinos.

Companhia das Índias Ocidentais Holandesas (financiaram as invasoes): Nassau ñ deu lucro e foi acusado de corrupção p a Companhia e foi demitido em 1644. Após isso, os emprestimos foram cobrados com juros maiores, impostos mais altos, sem tolerância religiosa. Os senhores de engenho se revolataram com o dominio holandes e eclodiu uma rebeliao conhecida como a Insurreição Pernambucana, de 1645 a 1654. Luta dos colonos pela expulsao dos holandeses, uma resposta aos abusos da Companhia. Foi liderado pelos mazongos (nobreza da terra) como João Fernandes Vieira. índios, negros e brancos se destacaram nessa luta.
Os holandeses estavam em guerra contra a Espanha e a Inglaterra, alem de desacostumados com as emboscadas que ocorriam nas matas brasileiras.
COnsequencias:
- Queda dos preços do acucar na America portuguesa (Antilhas), tecnicas aprendidas no NE e comercio negreiro > Crise na economia acucareira do NE > Conselho Ultramarino (dispunha uma jurisdição sobre questoes economicas da colinia, supervisionava esse comercio, p garantir o pacto colonial e aumentar a arrecadação portuguesa)

EXPANSÃO TERRITORIAL DA COLONIA (interiorização) - FIM DO SEC. XVI: Maior tentativa de anexação do interior do territorio brasileiro ao dominio portugues - Ocorre devido ao desenvolvimento comercial da colonia (pecuaria, comercio interno). Estabelece assim os limites meriodionais e centrais (os pampas gauchos). - BANDEIRANTES: Bandeiras sao inumeras acoes de penetração colonial com financiamento particular a partir de SP, com objetivo de destruir quilombos, usar mao de obra indigena e buscar metais preciosos. Atacaram varias missoes jesuiticas principalmente na regiao sul. OS indios catequizados, na visao dos bandeirantes, seriam mais faceis de escravizar. O controle holandes sobre os mercado de escravos africanos dificultou o comercio desses escravos, o q aumentou a procura por escravos indigenas. Os quilombos ameaçavam a continuidde da produção açucareira, p estabilizar a escravidão e evitar a fuga de escravos. Os bandeirantes mais famosos foram ANTONIO RAPOSO TAVERES E DOMINGO JORGE VELHO, lider da expedição mais bem sucedida contra Palmares, q resulta na morte de Zumbi em 20 de novembro de 1695.
PRINCIPAIS EFEITOS DAS BANDEIRAS: - Conhecimento dos sertoes - Descobrimento do ouro nas MG - Ampliação da escravidão indigena

A EXPANSAO TERRITORIAL FOI UM SUBPRODUTO DE OUTROS INTERESSES ECONOMICOS. BANDEIRANTES ERAM MESTIÇOS RUDES, NÃO IGUAL A IMAGEM CRIADA P ELES.

ENTRADAS: Expedições patrocinadas pelo Estado, mas ñ é possivel distinguir isso tao bem uma vez q o poder publico e o privado atuavam muito em conjunto etc.

ESSA EXPANSÃO TERRITORIAL QUEBRAVA O TRATADO DE TORDESILHAS, MAS OUTROS FORAM FEITOS, COMO DE O TRATADO DE MADRI, Q DIZIA Q QUEM OCUPAVA A TERRA, TINHA ENTAO SUA POSSE. CADA REINO SERIA DONO DAS TERRAS Q JA OCUPAVAM. ISSO LEGALIZOU OS AVANÇOS TERRITORIAIS DOS PORTUGUESES NA AMÉRICA. SOBERANIA ESPANHOLA NA ZONA DO PRATA, Portugal cedeu a colonia de Sacramento q ficava ali, recebendo em troca a regiao dos 7 povos das missoes (atuais SC e RS). Os jesuitas dali teriam q mudar de terra, mas os nativos nao aceitaram e isso deu origem as Guerras Guaraníticas em 1753 a 1756. Revolta dos nativos contra as imposições do Tratado de Madri q os obrigava a abandonar suas terras. O resultado foi a morte de 600 a mil indios mortos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Por que a União Ibérica foi ruim para Portugal e como ela aconteceu?

A

UNIÃO IBÉRICA (1580 - 1640)
Ocorre devido à morte do rei Dom Sebastião numa batalha de 4 de agosto de 1478 na África. Os portugueses foram derrotados pelos africanos islâmicos e o trono português foi para um cardeal da Igreja (seu sobrinho) que não teve autorização do papa para ter filhos. Isso foi planejado pelo tio dele, que queria assumir o trono português. Isso causou uma crise econômica e sucessória.
FILIPE II (REI DA ESPANHA): Assumiu o trono português em 1581. Assinatura do Acordo de Tomar, do mesmo ano. O rei espanhol comprometeu-se a respeitar as leis, costumes, direitos e independência administrativa de Portugal.
A U.I só se tornou possível pela cooptação de vários setores sociais (nobreza, burguesia etc). A União Ibérica foi uma agregação pacífica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais foram os objetivos dos holandeses aí invadirem o Nordeste brasileiro?

A

INVASÕES HOLANDESAS
UMA DELAS DEU CERTO. Houve a consolidação da colonização holandesa em 7 capitanias do Brasil.
HOLANDA CONQUISTA INDEPENDÊNCIA MOTIVADOS PELA INTOLER NCIA RELIGIOSA DOS COLONIZADORES ESPANHÓIS CATÓLICOS. A derrota da Espanha foi possível graças à riqueza dos holandeses, q estavam associados aos portugueses com o comércio açucareiro brasileiro.
Como o rei da Espanha também era rei de Portugal e portanto de suas colonias, determinou-se que a Holanda não poderia mais participar do comércio do açucar brasileiro. (1621)
1a invasão sobre o Nordeste ocorreu em Salvador e fracassou. A atuação do clero secular e regular da Bahia foi crucial para a vitória sobre os invasores, como ex. o bispo Marcos Teixeira, convocando os católicos para uma Guerra Santa.
JORNADA DOS VASSALOS: Participação espanhola numa expedição p expulsar os holandeses. Filipe IV envia um grande ataque naval ao nordeste, contribuindo p a expulsão desses holandeses.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que foi o Período Pombalino e quais foram as principais mudanças que ocorreram nessa época? Cite exemplos de diferentes áreas.

A

Foi uma tentativa de modernizar Portugal e diminuir a dependência da Coroa portuguesa em relação à Inglaterra.
PERÍODO POMBALINO: Dom João V morre, assumindo Dom José I, que escolhe como administrador Sebastião de Carvalho (Marquês de Pombal), no contexto do século das luzes. Ele representa o despotismo esclarecido, em que há a ideia de aliar medidas econômicas modernas trazidas pelo Iluminismo, com monarcas ou super-funcionários que adotavam essas medidas econômicas (fim de alguns monopólios, cria companhias de comércio, cria escolas de comércio, reduz os gastos do Estado com a nobreza), dinamizando assim a economia. Entretanto, com um viés autoritário de não tocar o poder absolutista. Essas medidas foram adotadas para salvar o próprio poder, para manter o poder político. Isso gera tensões com a elite portuguesa.

PRINCIPAIS MEDIDAS QUE AFETARAM O BRASIL NO PERÍODO POMBALINO
• Criação do Estado do Grão Pará e do Maranhão para facilitar a administração de Portugal
• Criação de Companhias de comércio para melhor explorar produtos de regiões menos tradicionais, como ex. MG, Paraíba, Maranhão
• Cria a derrama (imposto, dá estopim à inconfidência mineira)
• Aumento da fiscalização sobre a exploração do ouro
• Expulsão dos jesuítas, retirando deles o papel da educação num claro sinal de despotismo. Encerra também as missões jesuíticas e toma posse das terras da Igreja. Naquele momento, representavam um risco (foi expulsa e extinta pelo papa da época, Companhia de Jesus instituída pelo Concílio de Trento, fundada por Loyola).
• Determinação do retorno ao controle português das Capitanias Hereditárias
• Criação de escolas régias
• Troca da capital
• Implantação do cultivo de algodão no Maranhão

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Como funcionava o comércio açucareiro entre Portugal e Holanda antes da União Ibérica?

A

Um dos fatores do êxito da economia açucareira foi o
fato dos portugueses possuírem experiência na produção
da cana de açúcar. Portugal associou-se a Holanda para o financiamento, o
transporte e refino do açúcar. No entanto, isso muda com a União Ibérica, já que a Espanha não aceita a independência da Holanda e decide romper com essa relação. Isso impulsiona os holandeses a invadirem o Nordeste brasileiro em duas tentativas, uma delas que é bem-sucedida em Pernambuco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Associe as revoltas coloniais às suas características essenciais.

  1. Revolta dos Beckman
  2. Guerra dos Emboabas
  3. Guerra dos Mascates
  4. Revolta de Vila Rica
  5. Inconfidência Mineira

( ) Transcorrido em Pernambuco, entre 1709 e 1710, o movimento caracterizou-se pela oposição entre os comerciantes de Recife contra os senhores de engenho de Olinda, tendo como base a tentativa dos mercadores recifenses em conseguir maior autonomia política e cobrar as dívidas dos produtores de açúcar olindenses.
( ) Deflagrada no Maranhão, em 1684, a revolta teve como base o descontentamento com a proibição da escravidão indígena, decretada pela Coroa Portuguesa, a pedido da Companhia de Jesus, medida que prejudicou a extração das “drogas do sertão” pelos colonos europeus.
( ) Ocorrido em Minas Gerais, em 1720, sob a liderança de Filipe dos Santos, o levante teve como causa a oposição ao sistema de taxação da Coroa Portuguesa, que resolveu estabelecer 4 Casas de Fundição na região mineradora, como forma de cobrar o quinto (imposto de vinte por cento) sobre o ouro.
( ) Sucedido em Minas Gerais, no ano de 1708, o conflito opôs os paulistas (bandeirantes), primeiros aventureiros a descobrir e ocupar a zona da mineração, contra os “forasteiros”, os seja, os grupos que chegaram depois na região, originários do reino ou de outras capitanias.

A

3 – 1 – 4 – 2

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais foram as consequências da transferência da capital da colônia de Salvador para Rio de Janeiro, principalmente para Salvador?

A

Ocorre num momento em que a atividade mineira ainda existe, embora tenha diminuído. A inconfidência mineira é resultado das tensões pela falta do ouro, pela cobrança contínua, pela corrupção.
Salvador (era o eixo econômico + importante); Rio de Janeiro (devido à proximidade com MG). A partir do momento em que ocorre a decadência da atividade econômica do açúcar no Nordeste, na Bahia, o eixo político se torna o Rio de Janeiro, em 1763 (antes mesmo que a Família Real viesse ao Brasil devido às tropas napoleônicas).
O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES BRASILEIRAS SE DEU:
• TEATROS
• IGREJAS
• ESCOLAS
• ÓRGÃOS PÚBLICOS
CIDADES COMO VILA RICA, MARIANA, TIRADENTES.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

As revoluções inglesas do século XVII (1640-1688) contaram com a participação de diversos setores sociais, políticos e religiosos que contribuíram para o controle do Estado pela burguesia. Mencione algumas dessas revoluções e por que elas ocorreram.

A
  • Revolução Inglesa: as críticas ao excessivo centralismo político por este Estado absolutista começaram a ganhar força em boa parte do Velho Mundo. A burguesia mostrava-se, então, como o grupo social responsável pelos principais ataques desferidos contra esse tipo de governo, o qual identificava como um poderoso empecilho ao desenvolvimento de práticas econômicas mais liberais e lucrativas.
  • Revolução Puritana: Nos últimos anos do reinado de Carlos I, a Inglaterra assistiu ao desenrolar de uma violenta guerra civil. Em lados opostos estavam os defensores do monarca, grupos em sua maioria anglicanos, e a maioria dos burgueses e dos membros da gentry (pequena nobreza rural), em geral defensores da religião puritana. Ao lado do parlamento, estes opositores do rei foram liderados por Oliver Cromwell na bem- sucedida Revolução Puritana, processo que determinou a queda da monarquia inglesa.

A República de Cromwell foi caracterizada por uma grande centralização do poder nas mãos de seu líder. A Revolução Puritana havia rompido com o monarquismo, mas não necessariamente com o autoritarismo. E foi utilizando-se desse seu poder que Oliver Cromwell estabeleceu os “Atos de Navegação”, um conjunto de medidas que favoreceram amplamente as relações comerciais feitas pela Inglaterra e, consequentemente, sua burguesia.

  • Revolução Gloriosa: Com a morte de Oliver Cromwell e a renúncia de seu filho Ricardo, a monarquia acabou sendo restaurada. Assim, a dinastia Stuart voltava ao governo e Carlos II era coroado, dando início a um reinado extremamente autoritário. Mesmo com a ascensão de Jaime II ao poder, a monarquia inglesa continuava a tender ao absolutismo, o que gerava grande insatisfação nos parlamentares.

Formado basicamente por burgueses e membros da gentry, o parlamento constitui, então, um exército com o objetivo de depôr o rei. Ao mesmo tempo, negocia com Guilherme de Orange, genro de Jaime II, sua indicação para o trono real. Em contrapartida, o parlamento exigia que o novo rei jurasse obediência à “Declaração dos Direitos” (Bill of Rights). Sucedia-se, assim, a Revolução Gloriosa, cujo principal desdobramento foi a consolidação da monarquia parlamentar e a deposição do absolutismo inglês.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Em qual contexto o Brasil foi obrigado a pagar uma indenização de 2 milhões de libras à Portugal?

A

Vossa majestade verá que fiz de minha parte tudo quanto podia e, por mim, no dito tratado, está feita a paz. É impossível que vossa majestade, havendo alcançado suas reais pretensões negue ratificar um tratado que lhe felicita seus reinos, abrindo-lhe os portos ao comércio estagnado, e que vai pôr em paz tanto a nação portuguesa, de que vossa majestade é tão digno rei, como a brasileira, de que tenho a ventura de ser imperador. (Paulo Rezzuti. D. Pedro: a história não contada. O homem revelado por cartas e documentos inéditos) O fragmento é parte da carta de D. Pedro a D. João VI, versando sobre o tratado por meio do qual Portugal reconhecia a independência do Brasil, mediante tal pagamento.

17
Q

Explique por que a Reforma Protestante está intimamente ligada às tendências políticas de sua época, como o Nacionalismo.

A

Os reformadores estavam interessados sobretudo na volta dos ensinamentos de São Paulo e Santo Agostinho, não só rejeitavam a ideia humanista de um revivescimento das realizações pagãs, mas propunham alijar praticamente todo o conjunto das instituições e doutrinas do fim da Idade Moderna

18
Q

Mencione algumas da críticas feitas pelo pensamento Iluminista.

A

O iluminismo combateu o mercantilismo, o tradicionalismo religioso herdado da Idade Média e a divisão da sociedade em estamentos.
Conhecido como o século das Luzes ou do Iluminismo, o século XVIII foi marcado por um movimento do pensamento europeu (ocorrido mais especificamente na segunda metade do século XVIII) que abrangeu o pensamento filosófico e gerou uma grande revolução nas artes (principalmente na literatura), nas ciências, nos costumes, na teoria política e na doutrina jurídica. O Iluminismo também se distinguiu pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico.

19
Q

A formação dos Estados Modernos, o Absolutismo Monárquico e o Mercantilismo caracterizaram a centralização política em várias partes da Europa, em oposição ao poder político descentralizado do sistema feudal. Indique o contexto geral de cada afirmação abaixo.

A) O processo de fortalecimento do poder real atingiu seu ápice com o absolutismo. O monarca passou a exercer o controle total sobre o comércio, as manufaturas e sobre a máquina administrativa.

B) O casamento de Fernando, herdeiro do trono de Aragão, com Isabel, do trono de Castela, consolidou a formação do território que corresponde à Espanha.

C) O mercantilismo foi caracterizado pelo controle estatal da economia e priorizava o domínio de colônias para fornecer matérias primas e criar mercados consumidores para a metrópole.

A

A)

B) Após a expulsão dos mouros

C)

20
Q

No reinado de D. José I, de Portugal, tendo à frente Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro marquês de Pombal, houve um esforço de reorganização do Império português, com o estímulo ao desenvolvimento econômico e maior racionalização da exploração das colônias. Tendo em conta esses objetivos, foi constituído, em 1751, o Estado do Grão-Pará e Maranhão, e, em 1757, o Diretório dos Índios, que consistiu na

A

abolição da administração política e econômica dos povoamentos indígenas pelos missionários cristãos, fato que lhes permitia exercer controle sobre a mão de obra dos nativos.

21
Q

Cópia do alvará pelo qual d. João revoga o alvará de 5 de janeiro de 1785, que abolia o estabelecimento das manufaturas e indústrias no Brasil e em todos os seus domínios ultramarinos. Desejava com esta medida promover a “riqueza nacional”, melhorando conseqüentemente a agricultura, e fornecendo meios para a subsistência de seus vassalos.

A

Em 1 de abril de 1808, durante a regência de D. João, o alvará de 1785 foi revogado, o que permitiu a liberação e o estabelecimento de indústrias e manufaturas no Brasil. Apesar disso, na prática, essa providência não alcançou seus objetivos de capacitar o país para desenvolver suas indústrias, porque faltava ainda, a adoção de uma política de proteção alfandegária nacional, diante da concorrência das mercadorias britânicas, além do nosso mercado consumidor interno não ser muito amplo.

22
Q

Sobre a Conjuração Baiana (1798), qual foi o contexto geral dessa revolta? Quem foram os envolvidos?

A

A Conjuração Baiana ocorreu em meio a extrema miséria de Salvador no final do século XVIII, recebendo atenção especial da historiografia social por ter sido uma das revoltas que associou diversos grupos sociais, em que muitos pregavam o fim da escravidão e dos privilégios do sistema colonial português, sob principal liderança de Cipriano Barata e Agostinho Gomes. Intelectuais, mulatos, padres, negros, alfaiates e soldados são alguns representantes dos grupos que fizeram parte dessa revolta.

23
Q

Resuma em poucas palavras as principais revoltas do período colonial.
1. Revolta de Vila Rica (1720)

  1. Conjuração Baiana (1798)
  2. Conjuração Mineira (1789)
A
  1. O principal motivo da eclosão dessa revolta foi o anúncio da instalação de uma casa de fundição em Vila Rica (MG) para impedir a sonegação dos impostos sobre o ouro. Felipe dos Santos foi esquartejado para servir de exemplos aos revoltosos, tanto que tal revolta é comumente associada a seu nome.
  2. Foi um movimento inspirado nas ideias revolucionárias francesas, com expressiva participação popular, principalmente de soldados e alfaiates.
  3. Foi um movimento independentista de reação aos excessos do colonialismo português, tendo como principais articuladores os padres, militares e intelectuais. Estava “programado”, “agendado” para que ocorresse no dia da derrama (cobrança de imposto), mas nunca chegou, de fato, a ocorrer. Tiradentes se torna uma das principais figuras associadas ao movimento apenas com o Romantismo brasileiro, que o caracteriza como um herói nacional.