Governos (Economia e Política) Flashcards
Discorra sobre as características da economia e política empregadas no governo de Jânio Quadros PTN / UDN, 8 meses de governo.
Jânio Quadros, apoiado pela UDN e pelos grupos mais conservadores da sociedade, vence as eleições presidenciais em 1960. Seu discurso pregava o combate à corrupção e à inflação, com uma postura demagógica e oportunista.
ECONOMIA: Jânio Quadros impôs um plano econômico pouco popular, em que a fim de controlar a inflação, utilizou uma política de austeridade que tinha medidas como a congelação dos salários; a restrição dos créditos e o corte de subsídios federais. Tais medidas indignaram a população, principalmente a burguesia nacional, que também associada ao capital estrangeiro, enfrenta problemas com a nova taxação sobre os lucros.
POLÍTICA: A principal característica da política do governo de Jânio Quadros se refere à proposta da Política Externa Independente, justificada pela pretensão de ampliar o comércio externo do país, conquistando outros mercados, inclusive de países do bloco socialista. Tal atitude em relação à política externa brasileira desagradou os setores de direita, em plena época de Guerra Fria. Um dos episódios mais marcantes dessa tensão provocada pela política externa independente foi o momento em que o presidente Jânio Quadros condecorou com a Ordem Cruzeiro do Sul o ministro cubano Ernesto “Che” Guevara. Quadros também reatou as relações com países socialistas, como a China.
Sob diversas acusações e o aumento das pressões sobre seu governo, Carlos Lacerda acusou Jânio de estar tramando o fechamento do Congresso. Jânio renuncia no dia seguinte, enviando um bilhete ao Congresso Nacional. Seu vice, contudo, encontrava-se na China, em uma missão oficial. A partir desse momento, a democracia brasileira demonstra mais uma vez a sua fragilidade.
Quais são os eventos mais relevantes que ocorreram durante o governo de Floriano Peixoto (1891 - 1894)?
Sendo o marechal Floriano Peixoto o segundo governo republicano brasileiro, sua atuação buscou certa centralização para o governo do país. Os principais acontecimentos de seu governo são:
- Segunda Revolta da Armada (1892 - 1894): Foi um movimento empreendido pela marinha brasileira, que motivados pela insatisfação das oligarquias, assinaram um manifesto que exigiam novas eleições. O marechal respondeu com pedidos de prisão para os oficiais. Já a Marinha, em resposta, apreendeu os navios de guerra atracados na baía de Guanabara, bombardeando o Rio de Janeiro e Niterói. Luís Filipe de Saldanha da Gama e Custódio de Melo são alguns nomes da liderança. Foram reprimidos pelo exército, mas alguns fugiram e se aliaram à Revolução Federalista que ocorria no S do país.
- Revolução Federalista (1893 - 1895): Movimento que eclodiu numa guerra civil motivada pelas divergências de modelos administrativos, pois os maragatos defendiam um governo republicano federalista, descentralizado no estilo estadunidense, enquanto os pica-paus/chimangos defendiam um governo republicano centralizado. Custódio de Melo enviou um navio para apoiar os federalistas contra Floriano Peixoto, mas a embarcação é impedida na Ilha de Desterro (SC), onde ocorreram os mais sangrentos conflitos e que, após a vitória dos apoiadores de Floriano, a ilha recebe o nome de Florianopólis. Essa revolução se estendeu para SC, RS e parte do PR.
++ Chimangos: Defendiam a centralização e o positivismo. Tinham Júlio de Castilho como maior representante. Apoiados por Floriano e pelo Exército.
++ Maragatos: Defendiam o federalismo e posicionavam-se contra os autoritarismos de Peixoto. Tinham como representante Gaspar Silveira Martins. Apoiados pela Marinha (vide Custódio de Melo envia navios e Filipe de Saldanha morre em batalha no RS).
Embora não tenha havido combate ao Arraial de Canudos durante o governo de Floriano, foi em seu governo, no ano de 1893, que Antônio Conselheiro fundou esse refúgio sertanejo.
Quais são os eventos mais relevantes que ocorreram durante o governo de Prudente de Moraes (1894 - 1898)?
Prudente de Moraes foi o terceiro presidente do Brasil e o primeiro a ser um civil. Os principais acontecimentos de seu governo são:
- Fim definitivo da Revolução Federalista (1894)
- Coronelismo: Era maior que o pacto oligárquico em si, que só se concretiza plenamente a partir do governo de Campos Salles. O fenômeno e a figura do coronel se expressam numa ótica clientelista e de líder local, capaz de amparar-se nas disparidades de poder para controlar a política local, a igreja e o voto/as eleições.
- Guerra de Canudos (1896 - 1897):
1894 - Eleito Prudente de Morais, o primeiro civil a ocupar a Presidência da República.
Novembro - A primeira expedição contra Canudos, com cem soldados, é derrotada.
Dezembro - A segunda expedição marcha em direção a Canudos.
Janeiro de 1897 - Acossada pelos seguidores de Antônio Conselheiro, as tropas batem em retirada antes de iniciados os combates. Criada a Academia Brasileira de Letras.
Fevereiro - O governo federal se envolve no conflito, temendo tratar-se de uma reação monarquista. Formada a terceira expedição.
Março - Nova derrota das forças governamentais. Moreira César, seu comandante, morre em combate.
Abril - Com 2.000 homens e vários canhões, é organizada a quarta expedição.
16 de setembro - Euclides da Cunha chega a Canudos como repórter do jornal “O Estado de S. Paulo”.
22 de setembro - Morre Conselheiro.
24 de setembro - Canudos sitiada.
5 de outubro - Mortos os últimos defensores que ainda resistiam.
6 de outubro - O cadáver de Conselheiro é exumado e degolado.
Quais são os eventos mais relevantes que ocorreram durante o governo de Campos de Salles (1898 - 1902)?
Campos de Salles foi o quarto presidente do Brasil. É importante entender o contexto em que seu governo estava inserido.
- Política do café com leite ganha força combinada com a política dos governadores. Esta se baseava no controle da presidência/votos por meio de acordos entre os governadores e os grandes coronéis. Isso denota a força das políticas regionais e a defesa desses interesses específicos, demonstrando como o Brasil, até naquela época, via com dificuldade o planejamento de políticas nacionais.
- Partidos importantes: PRP (Partido Republicano Paulista) e PRM (Partido Republicano Mineiro)
- Pacto Oligárquico se caracteriza pela centralização do poder nas oligarquias (cafeeira, paulista e mineira)…
- Plano Funding Loan é uma política de austeridade fiscal; logo, baseava-se no aumento dos impostos à medida que os investimentos públicos diminuíam, aumentando os juros e prejudicando o crescimento econômico. Tem como principais efeitos o recrudescimento dos setores agrário e industrial, sendo que é de interesse do setor agrário-exportador manter o câmbio alto. Nesse sentido, um dos maiores efeitos do Plano Funding Loan é abrir caminho para a política de valorização do café que perdura nos anos/governos seguintes.
Quais são os eventos mais relevantes que ocorreram durante o governo de Rodrigues Alves (1902 - 1906)?
Rodrigues Alves foi o quinto presidente do Brasil. Seu governo estava inserido na estabilidade econômica promovida pela exportação da borracha amazonense e do Plano Funding Loan.
- Projeto modernizador do Rio de Janeiro, que visava mudar as zonas centrais e periféricas da cidade, contando com o apoio do médico sanitarista Osvaldo Cruz.
- Anexação do Acre (1903): Realizada com o Tratado de Petrópolis, o acordo firmou o comprometimento brasileiro de construir a Estrada de Ferro Madeira-Marmoré a caminho da Bolívia.
- Revolta da Vacina (1904): A reforma urbana no Rio de Janeiro não foi bem vista pela população, principalmente devido à Lei da Vacina Obrigatória, que visava combater a propagação de doenças como febre amarela, varíola e peste bubônica. Entretanto, a revolta popular não foi apenas um efeito da desinformação da população, mas da indignação pela forma como estavam sendo tratados, já que o próprio prefeito do Rio naquela época, Pereira Passos, ficou conhecido por realizar a “reforma do bota abaixo”, que destruía as habitações populares das regiões centrais do Rio de Janeiro, pregoando uma reforma higienista que se dizia modernizadora.
- Convênio de Taubaté (1906): Caracterizou-se por oficializar a política de valorização do café, que dava destaque ao estado/governo de SP e às elites cafeeiras. Essa política aferia a necessidade de, sempre que o preço do café estivesse desvalorizado, o governo brasileiro compraria o café paulista e queimaria-o para diminuir a circulação do produto excedente e manter seu preço. Também era permitido que SP usa-se empréstimos internacionais para continuar valorizando o preço do café.
Quais são os eventos mais relevantes que ocorreram durante o governo de Afonso Penna (1906 - 1909)? E de Nilo Peçanha (1909 - 1910)?
Afonso Penna foi o sexto presidente do Brasil. Seu governo foi relevante em poucos aspectos.
- Conferência de Pazem Haia (1907): Contou com a participação do diplomata brasileiro Rui Barbosa, que posteriormente se candidata à presidência.
- Exposição Nacional (1908): Comemoração do centenário da abertura dos portos brasileiros, quando PT abriu-os às nações amigas.
Seu governo é continuado por seu vice-presidente, o fluminense Nilo Peçanha, que governa durante 1 ano.
- Criação do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio
- Criação do Serviço de Proteção ao Índio, presidido por Marechal Cândido da Silva Rondon.
Cabe mencionar que as eleições de 1910 foram entre o baiano Rui Barbosa e o sul rio grandense Hermes da Fonseca. A campanha de Rui Barbosa ficou conhecida como “Campanha Civilista”. Sua concorrência à presidência mostrou como SP, economicamente hegemônico, pretendia contrariar a política do café com leite. SP aliou-se à BA, MG aliou-se ao RS.
Hermes da Fonseca, entretanto, apoiou-se numa campanha conservadora. Seu discurso engendrava a “Política das Salvações”, que pretendia salvar o Brasil por meio de intervenções militares, totalmente contrário à campanha civilista que Barbosa defendia.
Quais são os eventos mais relevantes que ocorreram durante o governo de Hermes da Fonseca (1910 - 1914)?
Hermes da Fonseca, sétimo presidente do Brasil, empreendeu a política salvacionista durante seu mandato, que recebeu inúmeras reações. Essa política usufruía de intervenções militares nos estados e nomeação de governadores pelo próprio presidente, ferindo as diretrizes republicanas. Seu discurso girava em torno da necessidade de combate à corrupção.
- Revolta da Chibata (1910): Foi a maior e mais expressiva revolta da Marinha brasileira. Foi liderada por João Cândido e expressou o descontentamento dos marinheiros com as péssimas condições de trabalho nos navios e com os castigos corporais, como as chibatadas. Os marinheiros tomaram controle do navio “Minas Gerais” e receberam apoio dos navios intitulados “São Paulo” e “Bahia”. Os revoltosos ameaçaram bombardear a capital caso suas reivindicações não fossem atendidas, incluindo a de anistia. Isso fez com que o Governo Federal sancionasse uma lei que proibia as chibatas e concedia anistia aos revoltosos, mas assim que eles se “renderam”, crentes de terem alcançado seus objetivos, foram punidos pelo governo e autoridades militares. Com isso, revoltaram-se novamente, mas o exército foi rápido em massacrar e sufocar a revolta na Ilha das Cobras. Os que sobreviveram foram presos e mandados a prisões na Amazônia, enquanto João Cândido foi preso e internado num hospício.
- Guerra do Contestado (1912 - 1916): Apresentando semelhanças com a Revolta de Canudos, a Guerra do Contestado ocorreu nas fronteiras entre os estados de SC e do PR, cujos coronéis disputavam as chamadas “terras devolutas” restantes da construção da ferrovia que ligava SP ao RS, empreendida pela Brazil Railway Company, empresa que extraiu madeira e também destruiu os negócios de muitos pequenos fazendeiros da região. Em suma, a situação deixada ali após a exploração dessa empresa (em termos materiais, como a madeira das florestas locais; e imateriais, como a mão de obra) foi de grande miséria. Esse foi o contexto do afloramento do messianismo propagado por monges e beatos na região, sobretudo na figura de João/José Maria, que será líder do processo que desencadeia a guerra. José Maria instala uma espécie de governo independente na região com o apoio dos desempregados e fazendeiros quebrados. Isso causou incômodo nos coronéis da região e no governo de Hermes da Fonseca, motivando uma ação conjuntas dos governos estaduais e do governo federal para reprimir e combater José Maria e seus apoiadores. A Guerra superou até a de Canudos em número de mortes e duração, denotando mais uma vez o autoritarismo da nova república e a crueldade aferida contra esses grupos.
- Pacto de Ouro Fino (1913): Firmado entre os governadores de SP e MG, retoma a política do café com leite.
- Sedição de Juazeiro (1914): Causada como resposta à pela política salvacionista, essa revolta foi arquitetada pelos coronéis do CE, que não desejavam perder seu poder para os interventores de Fonseca. Como essa política salvacionista tirou a família Acioly do poder, colocando em seu lugar o coronel Franco Rabelo, os aliados da família Acioly, entre eles o Padre Cícero, foram chamados para participarem de um levante contra a intervenção federal no CE. A figura carismática do Padre Cícero foi capaz de mobilizar muitos sertanejos, pois tornou-se uma questão de “guerra santa”, de “guerra justa”. O governo federal cedeu tamanha foi a força do levante, e a família Acioly retomou seu poder.
Quais são os eventos mais relevantes que ocorreram durante o governo de Venceslau Brás (1914 - 1918)?
Venceslau Brás foi o oitavo presidente do Brasil e, considerando que todo o seu governo ocorreu ao mesmo tempo que a Primeira Guerra Mundial, algumas mudanças ou efeitos repercutiram no país, como a rápida industrialização devido à necessidade de substituir as importações que antes vinham da Europa.
- Sanção do Primeiro Código Civil Brasileiro (1916)
- Fim da Guerra do Contestado e da Milícia da Monarquia Celeste (1916)
- Greve Geral de 1917, que ocorreu em SP e teve forte influência anarquista. Grande presença italiana no movimento sindical brasileiro, pois muitos vieram ao país para fugir dos conflitos da unificação italiana (por volta de 1850 a 1870).
- Entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial quando navios alemães atacaram o navio “Paraná” próximo ao Canal da Mancha. A participação brasileira se restringiu à envio de corpos médicos e grupos expedicionários de patrulhamento. Ademais, nada de bom veio dessa participação, pois foi por meio desse contato com os europeus que a Gripe Espanhola foi trazida ao Brasil.
- Uso da Lei Adolfo Gordo ou Lei de Expulsão dos Estrangeiros para limitar o número de imigrantes no país, pois a lei permitia a expulsão dos imigrantes envolvidos em greves.
Quais são os eventos mais relevantes que ocorreram durante o governo de Epitácio Pessoa (1919 -1922)?
Epitácio Pessoa assumiu a presidência após o breve governo de Delfim Moreira, que substituira o falecido presidente Rodrigues Alves, que novamente havia ganhado a eleição presidencial, mas que morreu antes de assumir. Os pontos mais relevantes de seu governo são:
- Lei de Repressão ao Anarquismo (1921): Visava apagar a influência anarquista do movimento sindical brasileiro, pois o movimento operário havia crescido e havia forte presença de imigrantes nele, assim como de suas ideologias, como o anarquismo e o socialismo.
- Fundação do PCB (1922): O Partido Comunista Brasileiro foi rapidamente posto na ilegalidade após ser fundado.
- Semana de Arte Moderna (1922): Vanguardas se apresentam no Teatro Municipal de São Paulo durante os dias 13, 15 e 17 de fevereiro. Contou com a participação de músicos (Heitor Villa Lobos), pintores (Anita Malfatti, Tarsila do Amaral), escultores (Victor Brecheret), arquitetos e escritores. “Não sabemos o que queremos, só sabemos o que não queremos. - Oswald de Andrade.
- Revolta do Forte de Copacabana ou “Os 18 do Forte” (1922): Esse episódio representa parte do que viria a tornar-se o movimento tenentista, que era um movimento patriótico contra as oligarquias e suas práticas coronelistas (voto de cabresto e a descentralização do poder). Apesar disso, era um movimento sem proposta ideológica fixa, e por isso já reuniu extremos ideológicos, como Luís Carlos Prestes e Eduardo Gomes. Foi motivado pela prisão de Hermes da Fonseca e pelo fechamento do Clube Militar, pois o governo acusava-o de perturbar o processo eleitoral presidencial de Artur Bernardes. Houve apenas dois sobreviventes desse episódio, e ambos tornaram-se heróis nacionais da classe média urbana, sendo eles Eduardo Gomes (que posteriormente faria parte da UDN) e Antônio de Siqueira Campos (que posteriormente faria parte do governo de Vargas). Foram os únicos sobreviventes dos 17 militares e 1 civil envolvidos nesse segundo momento da revolta tenentista.
Quais são os eventos mais relevantes que ocorreram durante o governo de Artur Bernardes (1922 -1926)?
O governo de Artur Bernardes se caracterizou pelo crescimento do movimento tenentista. Alguns episódios importantes foram:
- Levante tenentista em SP, no segundo aniversário da Revolta do Forte de Copacabana (1924): Relembrou o episódio em que dezesseis pessoas morreram e reivindicaram a renúncia de Artur Bernardes; a formação de um governo provisório; a eleição de uma Assembleia Constituinte e a adoção do voto secreto nessa nova constituição.
- A Coluna Prestes (1925 - 1927): Foi uma marcha liderada pelo general Miguel Costa e pelo capitão Prestes, percorrendo parte do Brasil com o objetivo de incentivar a população a revoltar-se contra as oligarquias locais. O movimento perdeu força devido aos ataques do Exército e dos grupos de jagunços armados organizados pelos coronéis. A coluna se dispersou e muitos que fizeram parte dela acabaram se refugiando na Bolívia.
Quais são os eventos mais relevantes que ocorreram durante o governo de Washington Luís (1926 -1930)?
Seu governo, sendo o último da República Velha/Oligárquica, foi marcado pelos seguintes acontecimentos:
- Crise de 1929: Afetou o setor cafeeiro brasileiro, já que não havia compradores.
- Descontentamento das oligarquias agrárias com a forma como o Governo Federal beneficiava a oligarquia cafeeira, sobretudo a paulista. Algumas das oligarquias agrárias dessa época são: RS - produtores de charque e arroz; N e NE - algodão (creio que PA), fumo (acho que AM) e cacau (PB; Menino de Engenho).
Nesse contexto, as oligarquias agrárias regionais organizam-se na Aliança Libertadora como forma de oposição às oligarquias cafeicultoras. Assim, MG; RS e PB lançam a candidatura de Getúlio Vargas como presidente e João Pessoa como vice em oposição ao paulista Júlio Prestes. Visando obter o apoio das camadas médias urbanas e de parte do Exército Nacional, a aliança adotou as pautas populares como o voto feminino e a regulamentação do trabalho, além do voto secreto. Apesar disso, Júlio Prestes vence as eleições.
- Revolução/Golpe de 1930: Concretiza-se após o assassinato do vice presidente de Vargas, João Pessoa (morto pelas questões políticas que ocorriam na PB). Antes de Vargas assumir o poder, houve um breve período em que o Exército e a Marinha, quando depuseram Washington Luís, formaram uma junta governativa.
Assim, a República Oligárquica chega ao fim com a promessa de que Vargas governaria por um breve período de tempo, até que convocasse uma Assembleia Constituinte e abrisse as eleições presidenciais.