Gestão De Qualidade Flashcards
- A gestão pela qualidade total certamente contribui para a eficácia empresarial. Considerando-se suas ferramentas, é correto afirmar:
a) Diagrama de dispersão - consiste na representação dos passos de um processo.
b) Folha de verificação - fornece lista de itens a serem conferidos, sendo utilizada para se obter dados de itens defeituosos e localização e causa dos defeitos.
c) Fluxograma - demonstra as oscilações relativas a certas variáveis ao longo do tempo.
d) Diagrama de linha de tempo - evidencia correlações entre dois fatores.
e) problema e sua causa potencial.
Gráfico de controle - é uma representação gráfica de relacionamentos entre um efeito ou
B
Na letra A: Fluxograma.
- O “guru” da Administração da Qualidade Total, que preconizou pontos para a melhoria da qualidade, foi:
a) Feigenbaum;
b) Taguchi;
c) Ishikawa;
d) Juran;
e) Deming.
E
- Mudanças de grande intensidade aparecem em todos os ambientes - competitivo, tecnológico, económico, social - provocando o surgimento de novos conceitos e técnicas para administrar organizações. Muitas dessas novidades eram idéias antigas, que já vinham evoluindo ao longo do tempo, e outras são ou foram autênticas inovações trazidas especialmente pela evolução da tecnologia. Uma dessas técnicas refere-se à busca das melhores práticas da administração, isso como forma de ganhar vantagens competitivas. Essa técnica, que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócio ou de outros, que façam algo de maneira particularmente bem feita, denomina-se:
a) brainstorming;
b) benchmarking;
c) downsizing;
d) balanced scorecard;
e) brainwriting.
B
- A idéia de aprimoramento contínuo está ligada ao conceito de:
a) kanban;
b) kaizen;
c) jidoka;
d) just in time;
e) heijunka.
B
- O benchmarking é uma técnica de aperfeiçoamento de processos organizacionais. Com relação a seus tipos, é correto afirmar sobre benchmarking:
a) Competitivo - tem como vantagens a facilidade na coleta de dados e a inexistência de questões éticas.
b) Competitivo - tem como desvantagem o foco limitado e uma visão tendenciosa.
c) Interno - tem como vantagem a facilidade na coleta de dados.
d) Funcional - tem como vantagens a facilidade na transferência de práticas para diferentes ambientes.
e) Interno - tem como vantagem o foco limitado.
C
- Assinale a opção correta relativamente ao paradigma do cliente.
a) O cliente é apenas o usuário de serviços públicos.
b) O cidadão não pode ser tratado como cliente porque, diferentemente deste, tem assegurado
direito à provisão de bens públicos.
c) Todo cidadão é cliente do Estado, mas nem todo cliente do Estado é cidadão.
d) Foco no cliente está relacionado predominantemente a formas expeditas de atendimento ao público.
C
- A reengenharia surgiu como uma reestruturação radical dos processos organizacionais. Os fatores que contribuem para eventuais falhas em projetos de reengenharia, como geradores de limitações, podem ser classificados em:
a) comportamentais, culturais e educacionais;
b) circunstanciais, culturais e econômicos;
c) comportamentais, econômicos e educacionais;
d) culturais, econômicos e educacionais;
e) comportamentais, culturais e econômicos.
A
Limitações de projetos:
Mercado
Técnica
Econômico
Limitações da reengenharia: Econômico Situacional Cultural Comportamental Educacional
Quando se fala apenas de projeto de reengenharia, se pressupõe que a parte econômica foi aprovada.
- Alguns setores de ponta da economia mundial podem creditar seu sucesso à introdução lenta e gradual de técnicas de intervenção e mudança organizacional embasadas no princípio da melhoria contínua. As transformações preconizadas por essa tendência fundamentam-se no fortalecimento do trabalho em grupo, na ampliação de responsabilidades, na participação e no incremento de qualidade. Essa filosofia gerêncial denomina-se:
a) kanban;
b) kaizen;
c) empowerment;
d) resizing.
C
- Originária das elaborações dos profissionais da área de tecnologia da informação, a reengenharia tornou-se nos anos 90, uma perspectiva técnica largamente aplicada no mundo da administração. De uma circulação inicialmente circunscrita ao universo das empresas privadas, a reengenhariá passou a influenciar progressivamente o setor público. Concebida como uma intervenção estratégica para adaptar as organizações às mudanças do ambiente em que atuam, converteu-se numa sugestiva abordagem dos processos e projetos de modernização administrativa e organizacional. Aponte a opção que melhor sintetiza alguns dos principais pressupostos e características da reengenharia.
a) A reengenharia parte da apreensão da cultura organizacional e apoia-se numa visão integrada das organizações, no acúmulo de conhecimentos, no planejamento e na vinculação das mudanças estruturais às mudanças humanas e culturais
b) A reengenharia privilegia a obtenção continua de pequenas reduções de custos e da racionalização dos recursos humanos, com o objetivo de dar maior agilidade e competitividade às organizações.
c) A reengenharia atua basicamente com o propósito de promover redefinições em de- partamentos ou unidades organizacionais, respeitando as fronteiras, os conflitos e as polarizações existentes entre eles.
d) Entendida como sinónimo de reestruturação, a reengenharia privilegia as operações centralizadas e a especialização, procurando concebê-las como peças estratégicas de uma mudança de impacto.
e) A reengenharia é um método operacional que concede lugar de destaque aos critérios e padrões quantitativos e parte do pressuposto de que a ação e o fazer têm prevalência sobre o pensar.
A
- A qualidade é definida por Juran como adequação ao uso. Esse conceito prioriza elementos como:
a) controle das não-conformidades dos processos;
b) leveza, embalagem do produto e normas de processamento;
c) atendimento cortês e competente e programa de treinamento;
d) características de um produto ou serviço que atende às necessidades do consumi-
dor/usuário.
D
As outras sao estratégias e nao conceitos.
- O princípio básico de uma das ferramentas da qualidade total é a identificação de pontos críticos do processo em que “alguns elementos são vitais”. A ferramenta que utiliza esse princípio é o (a):
a) brainstorming;
b) diagrama de causa e efeito;
c) diagrama de Pareto;
d) folha de verificação.
C
- O fortalecimento do poder decisório pode se dar através do empowerment, que possui os seguintes requisitos para implementação:
a) competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, recompensas adequadas, capacidade de delegação e supervisão e tolerância a erros;
b) capacidade de delegação e supervisão, boa circulação de informações, recompensas adequadas, conhecimento da missão organizacional e tolerância a erros;
c) competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, capacidade de delegação e supervisão, conhecimento da missão organizacional e tolerância a erros;
d) competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, recompensas adequadas, conhecimento da missão organizacional e tolerância a erros;
e) Competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, recompensas adequadas, conhecimento da missão organizacional e capacidade de delegação e supervisão.
D
- A organização é o agrupamento de pessoas, ferramentas e informação necessárias à contínua transformação de insumos em produtos e/ou serviços que constituem a finalidade organizacional. Encontrar a melhor forma de estruturar esses elementos de modo a garantir a sobrevivência da organização tem sido o desafio da administração. Frente à dinâmica do ambiente, as organizações são impulsionadas a mudar e seus dirigentes se vêem diante de problemas para os quais não há uma solução estruturada. Para fazer face a este desafio e obter o máximo de desempenho, os dirigentes e as organizações devem aprender a aprender. Assinale qual o agrupamento de opções que expressa corretamente as idéias de learning organlzations.
l - Aprendizado organizacional é o aprendizado cumulativo individual que pressupõe inovações pontuais e não compartilhadas.
Il - O desenvolvimento de habilidades individuais não se constitui em aprendizado organizacional se não for traduzido em práticas organizacionais.
Ill - O aprendizado organizacional ocorre quando a organização é capaz de alterar seus padrões de desempenho, inovar e compartilhar as experiências.
IV- O aprendizado organizacional pressupõe, entre outros, autoconhecimento, visão compartilhada e aprendizagem em equipe.
V - O aprendizado organizacional pressupõe, entre outros, conhecimento do ambiente, visão especializada da organização e inovações pontuais.
a) I,IIeIII.
b) II,IIIeV
c) II,IIIeIV
d) I,IIIeV
e) I,IIeIV
C
- A respeito das características da gestão da qualidade total, assinale a opção incorreta.
a) A qualidade do produto está na qualidade do processo.
b) A definição de padrões de qualidade é um ponto-chave.
c) A qualidade do produto está na sua especificação orientada para o cliente.
d) O controle de qualidade localiza-se no final do processo produtivo.
D
Letra D certa mas incompleta. O controle de qualidade é feito antes, durante e depois.
01. (FCC / UFT / 2005) Em relação ao tempo, um planejamento é estratégico quando suas ações são projetadas para prazo (A) longo. (B) médio. (C) curto. (D) emergencial. (E) urgente.
A