Administração De Materiais Flashcards
- (CESPE / CEHAB PB / 2009) Ao manter um estoque alto de matéria‐prima, uma empresa pode obter descontos pelas compras em grande quantidade; contudo, isso redunda em uma imobilização de recursos que pode prejudicar seu fluxo financeiro imediato.
C
- (CESPE / CEHAB PB / 2009) A existência de um alto estoque de produtos acabados faz com que o tempo de entrega seja reduzido; porém, acarreta maior custo de armazenagem para a empresa.
C
1- Custos de armazenamento: (diretamente proporcionais)
- Custos de capital;
- Custos de manutenção;
- Custos de edificação;
- Custos de pessoal;
2- Custo de pedido; (inversamente proporcional)
3- Custos fixos; (independe da quantidade estocada)
- (CESPE / CEHAB PB / 2009) Um alto estoque de matéria‐prima minimiza o risco da falta de insumos para a produção, mas pode trazer prejuízos à empresa devido à obsolescência no decorrer do tempo.
C
- (CESPE / CEHAB PB / 2009) Um alto estoque de produtos acabados não traz satisfação aos clientes da empresa, na medida em que estes terão de esperar mais tempo para receberem seus pedidos.
E
- (CESPE / CEHAB PB / 2009) A qualificação dos fornecedores não se torna relevante para a análise, visto que o menor preço sempre é o que melhor atenderá aos interesses da empresa compradora.
E
Um dos princípios da gestão da qualidade propõe a suspensão da pratica de compra pelo preço. (Nem sempre o mais caro é o pior, nem o mais barato o melhor)
- (CESPE / CEHAB PB / 2009) As sociedades de economia mista e as empresas públicas, por serem de direito privado, não precisam fazer licitações para fazerem suas aquisições.
E
- (CESPE / CEHAB PB / 2009) O setor de compras e o contábil não mantém qualquer tipo de comunicação, sendo setores totalmente independentes entre si na realização de suas atividades.
E
Gestão atual é feita de forma sistêmica (organização integrada).
- (CESPE / CEHAB PB / 2009) Atualmente, a função de comprador não é mais a de anotador de pedidos, mas sim a de um conhecedor das mercadorias e dos fornecedores e um bom negociador.
C
Intermediário entre empresa e o fornecedor, deve buscar o equilíbrio entre ganho e perda pensando tanto na empresa quanto no fornecedor. (Stakeholder);
Stakeholder: Em oposição ao Shareholder, leva em consideração todos aqueles envolvidos nos processos da empresa.
- (CESPE – TJBA – 2003) A administração de recursos materiais objetiva possibilitar um bom funcionamento da organização por meio do suprimento de materiais que sejam fundamentais a seu pleno desenvolvimento, não envolvendo, entretanto, a aquisição e a movimentação de material.
E
Envolve a aquisição e a movimentação de materiais.
- (CESPE / PETROBRAS / 2007) Além do controle de estoques, a área de gestão de materiais engloba as atividades de compra, almoxarifado, movimentação, controle e distribuição de materiais.
C
Inclusive o armazenamento.
Tipos de armazenamento:
1- Especial:
- Inflamável, frágil, etc.
2- Acomodabilidade:
- tamanho, peso e forma.
3- Agrupamento:
- Armazenar juntos os produtos com características em comum.
4- Uso ou freqüência;
- (CESPE / ANATEL / 2009) Se determinado órgão público adquirir 50 cartuchos de toner para as suas impressoras a laser, tais produtos deverão ser considerados como produtos acabados para o referido órgão.
E
Classificação: Ordenação intelectual e física segundo algum critério.
Produto acabado: Produto para venda.
Material de consumo: Usado na própria instituição.
- (CESPE / STF / 2008) Diz‐se que um bem móvel classificado como material permanente está sujeito ao tombamento quando ele não pode ser alienado nem modificado, tampouco sua destinação alterada.
E
Questão de direito administrativo.
- (CESPE / TCU / 2007) A legislação estabeleceu parâmetros excludentes para a identificação de material permanente. Entre os critérios a serem observados para efeito dessa classificação, deve‐se avaliar se, com a incorporação desse material em um bem, ele é convertido em matéria‐prima, isto é, parte integrante de um produto final.
C
Material permanente: Não se deteriora no decorrer do seu uso.
Obs.: Pode ser acoplado a outros material mas será considerado ainda como permanente.
Material não-durável: Se modifica significativamente no decorrer do uso.
- (CESPE / IBRAM / 2009) A eficaz gestão de recursos materiais deve desempenhar o papel de interface entre áreas distintas da organização. O desempenho desse papel independe da relação direta com os altos escalões da organização.
E
Tudo que acontece na empresa deve estar alinhado e submisso ao nível estratégico.
09.(CESPE / ANTAQ / 2009) A administração de materiais efetiva visa minimizar o conflito existente entre as áreas‐fim e as áreas‐meio de uma organização, como a área de compras e a financeira.
C
Objetivo da atual administração de materiais não é só armazenar, mas também promover equilíbrio entre as demais áreas da organização.
- (CESPE / CEHAB PB / 2009 adaptada) O setor de compras e o contábil não mantém qualquer tipo de comunicação, sendo setores totalmente independentes entre si na realização de suas atividades.
E
Gestão atual é feita de forma sistêmica (organização integrada).
- (CESPE / IBRAM / 2009) Um alto nível de serviço da gestão de materiais requer altos níveis de estoque, associados à baixa frequência de entregas ou, ainda, a baixos níveis de estoque com frequência de entrega capaz de compensar adequadamente essa política de estocagem.
C
São as duas Estratégias relacionadas a nível de serviço.
Nível de serviço ou nível de atendimento ou acurácia:
FORUMULA:
NS = Pec/pe NS = Nível de serviço (acurácia) Pec = Pedidos entregues corretamente / Pe = Pedidos entregues
12.(CESPE / IBRAM / 2009) O uso do método da curva ABC, quando efetivamente implementado, favorece a elevação do nível de serviço da gestão de materiais, sem que esse aumento represente custos maiores.
C
Curva ABC ou Relação 80/20 ou Gráfico de Paretto.
A = mais importante. (+ caro, - quantidade)
B = intermediário.
C = Menos importante. (- caro, + quantidade)
- (CESPE / TJ‐DF / 2008) O sistema just‐in‐time é um método de gestão de estoques destinado a reduzir a probabilidade de desabastecimento do setor produtivo em função da maximização dos volumes em estoque.
E
Just-in-time (justo a tempo)
Objetiva reduzir ao mínimo os volumes de estoque.
- (CESPE / ANAC / 2009) Sistemas de produção embasados no método just‐in‐time são intensivos na utilização do espaço físico para a estocagem de matéria‐prima ou de mercadorias a serem vendidas pela organização.
E
A utilização do espaço físico é a mínima possível.
16- (CESPE / MS / 2008) O sistema mais simples de codificação de materiais é o decimal. Nesse sistema os materiais são classificados em grupos, numerando‐os de 1 a 99.
C
Métodos de codificação: (herdados da arquivologia)
1- Numérico
2- Alfabético
3- Alfanumérico
17- (CESPE / MS / 2008) A codificação (de materiais) do FSC (Federal Supply Classification) divide os materiais em normalizados e específicos.
E
Divide os materiais em grupos ou subgrupos (classes).
18- (CESPE / MS / 2008) A codificação (de materiais) pode evitar a duplicidade de itens no estoque e procura facilitar a padronização de materiais.
C
- (CESPE / SEBRAE / 2008) Entre os objetivos dos procedimentos de compras incluem‐se: obter mercadorias e serviços na quantidade e com a qualidade necessárias, inclusive obedecendo aos fluxos dos programas de produção; obter mercadorias e serviços ao menor custo; garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor; desenvolver e manter as boas relações com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais.
C
- (CESPE / SEBRAE / 2008) O procedimento de acompanhamento de pedidos realizado pelo setor de compras, também chamado follow-up, pode ser realizado por contatos pessoais ou telefônicos com o fornecedor, mesmo após efetuado o pedido de compras e, visa localizar problemas antecipadamente e evitar surpresas desagradáveis.
C
Follow up: Acompanhamento de todo o procedimento de compras.
- (CESPE / TSE / 2006 – adaptada) Na seleção de fornecedores, além do preço, outros critérios devem ser considerados, como capacidade produtiva, prazo de entrega e condições de pagamento.
C
- (CESPE / TJBA / 2003) No que se refere à seleção do número de fornecedores em determinado processo de compras, é correto dizer que uma das principais vantagens em situações de compra de muitos fornecedores é o maior grau de liberdade de opção na escolha dos fornecedores.
C
- (CESPE – TJPA – 2006) No processo de escolha dos fornecedores, deve‐se procurar aquele que atenda aos requisitos de preço, mas também de qualidade, capacidade operacional, serviços pós‐venda, condições de pagamento e postura ética na negociação.
C
- (CESPE / ANCINE / 2006) Atualmente, o responsável pelas compras deve buscar, nas negociações com fornecedores tradicionais, obter o máximo de vantagens para sua organização, estabelecendo uma disputa na qual ele saia vencedor e a outra parte, perdedora.
E
Conceito antigo. Hoje a relação da empresa e fornecedor é de ganha-ganha.
- (CESPE / ANS / 2005) A boa negociação de compras é fundamental para a busca de melhores resultados da organização e leva a uma disputa em que uma parte vence e a outra é derrotada.
E
Conceito antigo. Hoje a relação da empresa e fornecedor é de ganha-ganha.
- (CESPE / TSE / 2006) Com o aumento da competitividade entre as empresas, a negociação de compras moderna é caracterizada pela disputa acirrada entre comprador e vendedor com a vitória de apenas um deles.
E
Conceito antigo. Hoje a relação da empresa e fornecedor é de ganha-ganha.
27- (CESPE / MS / 2008 ‐ adaptada) Editais de licitação para compra de materiais na administraçãopública estabelecem que os fornecedores devem realizar cadastramento na unidade administrativa que promove o certame licitatório. O cadastramento é realizado mediante a apresentação de determinada documentação da empresa interessada em participar do processo licitatório. Nesse contexto, julgue os itens abaixo.
- Para o cadastramento devem ser exigidos documentos relativos à qualificação econômico‐financeira da empresa fornecedora, materializados pelo balanço patrimonial, demonstrações contábeis e certidões negativas de falência ou concordata e de execução patrimonial.
C
Questão de licitações.
28- (CESPE / MS / 2008 ‐ adaptada) Editais de licitação para compra de materiais na administraçãopública estabelecem que os fornecedores devem realizar cadastramento na unidade administrativa que promove o certame licitatório. O cadastramento é realizado mediante a apresentação de determinada documentação da empresa interessada em participar do processo licitatório. Nesse contexto, julgue os itens abaixo.
- Na qualificação jurídica, exige‐se o registro ou inscrição da empresa em entidade profissional competente, como por exemplo, o registro no CREA ou no CRA.
E
Questão de licitações.
29- (CESPE / MS / 2008 ‐ adaptada) Editais de licitação para compra de materiais na administraçãopública estabelecem que os fornecedores devem realizar cadastramento na unidade administrativa que promove o certame licitatório. O cadastramento é realizado mediante a apresentação de determinada documentação da empresa interessada em participar do processo licitatório. Nesse contexto, julgue os itens abaixo.
- A regularidade fiscal deve ser comprovada mediante apresentação dos documentos constitutivos da empresa, ou seja, registro na Junta Comercial do estado e CNPJ.
E
Questão de licitações.
30- (CESPE / MS / 2008 ‐ adaptada) Editais de licitação para compra de materiais na administraçãopública estabelecem que os fornecedores devem realizar cadastramento na unidade administrativa que promove o certame licitatório. O cadastramento é realizado mediante a apresentação de determinada documentação da empresa interessada em participar do processo licitatório. Nesse contexto, julgue os itens abaixo.
- A comprovação da experiência anterior do licitante faz parte da documentação relativa à habilitação técnica.
V
Questão de licitações.
- (CESPE/EMBASA/2010) O fluxo contínuo de materiais permite reduzir o volume de estoque; no entanto, para manter o sistema just in time, é necessário haver uma grande quantidade de fornecedores.
E
Just-in-time defende que há maior estabilidade no fornecimento quando efetuado contrato com um único fornecedor, devido as clausulas do instrumento (contrato).
- (CESPE/TRE-MT/2010-ADAPTADA) Caso venha a adquirir produtos com uma empresa que adota a classificação ABC como forma de gestão de estoque, o material classificado como classe C representa aquele tipo de material que responde pela maior parte do faturamento.
E
Curva ABC ou Relação 80/20 ou Gráfico de Paretto.
A = mais importante. (+ caro, - quantidade)
B = intermediário.
C = Menos importante. (- caro, + quantidade)
- (CESPE/TRE-MT/2010-ADAPTADA) Caso venha a adquirir produtos com uma empresa que adota a classificação ABC como forma de gestão de estoque, o material classificado como classe A representará o tipo de material com maior quantidade de itens.
E
Curva ABC ou Relação 80/20 ou Gráfico de Paretto.
A = mais importante. (+ caro, - quantidade)
B = intermediário.
C = Menos importante. (- caro, + quantidade)
- (CESPE/TJDFT/2008-ADAPTADA) O sistema just-in-time é um método de gestão de estoques destinado a reduzir a probabilidade de desabastecimento do setor produtivo em função da maximização dos volumes em estoque.
E
Just-in-time (justo a tempo)
Objetiva reduzir ao mínimo os volumes de estoque.
- (CESPE/TJDFT/2008-ADAPTADA) Considera-se que há sazonalidade no consumo de determinado bem quando seus dados referentes ao consumo apresentam variação regular em alguns períodos.
C
Sazonalidade = variação deve ser superior ou igual a 30%.
- (CESPE/TJDFT/2008-ADAPTADA) É correto utilizar a curva ABC para classificar materiais em função do valor e da quantidade de consumo.
C
Curva ABC ou Relação 80/20 ou Gráfico de Paretto.
A = mais importante. (+ caro, - quantidade)
B = intermediário.
C = Menos importante. (- caro, + quantidade)
- (CESPE/CEHAP-PB/2009-ADAPTADA) Just-in-time é uma técnica de gerenciamento de estoques desenvolvida por empresas norte-americanas e muito utilizada atualmente.
E
Foi desenvolvido pela Toyota (Japão).
Just-in-time (justo a tempo)
Objetiva reduzir ao mínimo os volumes de estoque.
- (CESPE/SEBRAE-AC/2007) A classificação e a codificação dos bens patrimoniais da empresa contribuem para facilitar seu registro e controle.
C
- Na curva ABC, pode-se afirmar que os itens que se encontram na CLASSE “A” correspondem aos mais importantes para a organização, enquanto que os da CLASSE “B” se referem à situação intermediária entre as CLASSES “A” e “C”.
C
Curva ABC ou Relação 80/20 ou Gráfico de Paretto.
A = mais importante. (+ caro, - quantidade)
B = intermediário.
C = Menos importante. (- caro, + quantidade)
- Alguns dos principais requisitos para se criar uma
especificação, correspondem a uma descrição sumária e objetiva, assim como termos técnicos adequados e usuais.
C
- O nome modificador e as características técnicas são elementos auxiliares para a elaboração de determinada especificação.
E
Nome do produto e não nome especificador.
- Entre as vantagens da padronização de itens, encontram-se a redução da quantidade de itens no estoque.
C
Padronização promove melhor controle e em consequência melhor aproveitamento no estoque.
- (CESPE/SERPRO/2008) O estoque mínimo é a quantidade de produto em estoque que identifica o início da necessidade de reposição de material.
E
Ponto de pedido é a quantidade de produto em estoque que identifica o início da necessidade de reposição de material.
(C x t) + ES
Estoque mínimo é a quantidade necessária para justificar o abastecimento (a abertura) da empresa.
Estoque de segurança é aquele usado para suprir eventualidades.
LEC é a quantidade onde os custos totais são os menores possíveis.
CESPE CONSIDERA ESTOQUE MÍNIMO E DE SEGURANÇA COMO SENDO A MESMA COISA.
- (CESPE/SERPRO/2008) Intervalo de ressuprimento é o período gasto desde a verificação de que o estoque precisa ser reposto até a efetiva chegada do material no almoxarifado da empresa.
E
lead time
Começa desde a efetuação do pedido ate a chegada do material na empresa
- (CESPE/SERPRO/2008) A depreciação de um bem está diretamente ligada à sua utilidade. Isso significa que, à medida que o tempo passa, a depreciação ocorre, e, na mesma proporção, a utilidade do bem diminui.
E
Depreciação não é proporcional a utilidade e sim ao valor.
- (CESPE/CEHAP-PB/2009/ADAPTADA) Criticidade dos itens de estoque é a avaliação dos itens quanto ao impacto que sua falta causará na operação da empresa.
C
Criticidade = vem de critico.
- (CESPE/CEHAP-PB/2009/ADAPTADA) Apesar de envolver valores vultosos e ser fundamental na percepção da qualidade pelo cliente, a manutenção dos estoques na empresa não pode contribuir positivamente na obtenção de vantagem competitiva.
E
Estoques altos:
+ Reduz o prazo de entrega;
+ Negociação de melhores prazos e preços;
+ Garante material para a produção;
+ Garante material para venda e marketing;
+ Diminui o custo do pedido;
- Custos de capital maior; (juros pagos e juros perdidos)
- Custos de manutenção maiores;
- Custos de edificação;
- Custos de pessoal;
- Dano, roubo, perda podem ocorrer;
- (CESPE/EMBASA/2010) Um sistema logístico bem elaborado é responsável por entregar mercadorias/produtos/serviços na quantia certa, no local certo, no momento certo, ao menor custo possível.
C
Conceito de JIT. (Just in time).
- (CESPE/EMBASA/2010) De acordo com a escola da qualidade total, a área de armazenagem e movimentação de materiais tem responsabilidade na qualidade dos produtos/serviços da organização.
C
Gestão da qualidade total:
- Comunicação adequada;
- trabalho em equipe;
- responsabilidade mutua;
- visão sistêmica;
- (CESPE/EMBASA/2010) O departamento de compras participa indiretamente do controle de qualidade, haja vista que os insumos adquiridos são inspecionados pela área de qualidade do empreendimento.
E
Participa diretamente.
- (CESPE/TRE-MT/2010-ADAPTADA) O estoque morto sofre pouca variação: apenas o material que é utilizado em pequenas eventualidades é que entra e sai.
E
Estoque morto está apenas aguardando a baixa e não sofre variação nenhuma.
- (CESPE/TRE-MT/2010-ADAPTADA) O estoque de recuperação se caracteriza como quantidades de itens novos necessários para aumentar o estoque.
E
Estoque de recuperação: Quando se pode aproveitar algo de um item de estoque que não é mais útil.
- (CESPE/ANATEL/2009) Há relação diretamente proporcional entre o custo de armazenagem e a quantidade de produtos existente em estoque. No entanto, quando o estoque estiver zerado, ainda assim haverá um mínimo de custo de armazenagem.
C
Custos fixos. Ex.: custos de pessoal.
- (CESPE/ANATEL/2009) A movimentação interna de materiais, mesmo quando necessária, em nada contribui para a agregação de valores ao produto final, podendo, apenas, se realizada de modo eficaz, minimizar os custos que impactam no custo final.
C
Valor = preço/qualidade do produto.
- (CESPE/ANATEL/2009) Quando um equipamento não mais puder ser utilizado para o fim a que se destina, devido à perda de suas características ou em razão da inviabilidade econômica de sua recuperação, tal equipamento será denominado material ocioso.
E
Material morto/estoque morto.
Ocioso: a utilidade existe mas não é aproveitada.
- (CESPE/ANTAQ /2009) Uma vantagem de se adotar a centralização do processo de compras é a obtenção de maior controle de materiais em estoque.
C
No setor de compras: 1-Centralização: \+ combinar pedidos; \+ reduzir custos; \+ melhores descontos; \+ melhores prazos; \+ menor desperdício; \+ melhor controle global; - processo mais lento; - chance de não haver acertividade nas compras;
2-Descentralização;
- (CESPE/ PREF. DE VILA VELHA-ES/2008) A administração de materiais inclui as atividades de compra e o controle de contas a pagar, não se relacionando com a armazenagem, a embalagem e o manuseio de produtos e insumos.
E
Contas a pagar é do setor de contabilidade. E se relaciona com a armazenagem, a embalagem e o manuseio de produtos e insumos.
- (CESPE/SERPRO/2008) Um dos objetivos de um sistema de logística industrial eficiente deve ser a coordenação do movimento de estoques de matéria-prima, para que os níveis de estoque e o capital empatado sejam reduzidos ao mínimo.
C
Conceito que gera maior eficiência.
- (CESPE/SERPRO/2008) Nenhum equipamento ou material permanente poderá ser distribuído à unidade requisitante sem respectiva carga, que efetiva tal movimentação com o competente termo de responsabilidade, assinado pelo consignatário.
C
- (CESPE/SERPRO/2008) Os equipamentos, os materiais de expediente e os bens permanentes deverão receber número seqüencial de registro patrimonial que deverá ser aposto ao material, mediante gravação, fixação de plaquetas ou etiqueta apropriada, salvo o material bibliográfico, que poderá ser aposto mediante carimbo e quando destinado a órgão fiscalizador.
E
O material é registrado para o órgão que vai utilizar e não para o órgão fiscalizados.
- (CESPE/SERPRO/2008) A alienação consiste na operação que transfere o direito de propriedade do material mediante venda, permuta ou doação.
C
- (CESPE/SERPRO/2008) A descrição do material para o pedido de compra deverá ser elaborada por meio de dois métodos. Um deles, o método descritivo, identifica com clareza o item por meio da enumeração de suas características físicas, mecânicas, de acabamento e de desempenho, possibilitando sua perfeita caracterização para a boa orientação do processo licitatório, e deverá ser utilizado com absoluta prioridade, sempre que possível.
C
Descritivo: Descreve minuciosamente o material.
Referencial: Descreve por similaridade com outro material.
- (CESPE/SERPRO/2008) O recebimento é a operação segundo a qual se declara, na documentação fiscal, que o material recebido satisfaz às especificações contratadas.
E
Recebimento é uma conferencia do material.
Conceito apresentado eqüivale ao de Aceite.
- (CESPE/EMBASA/2010) O índice de liquidez é uma importante ferramenta para a gestão do patrimônio de qualquer empreendimento e indica a capacidade da organização para pagar dívidas a longo prazo.
E
Índice de liquidez: Capacidade da empresa de pagar suas dividas, de honrar o que ela deve. Pode ser curto/médio/longo prazo.
Liquidez de material: Facilidade com que é vendido o material.
- (CESPE/ANTAQ/2009) Para se fazer uma avaliação dos estoques, podem ser tomados por base o preço de custo ou preço de mercado.
C
Preço de custo: Preço especifico de qualquer material.
Preço de mercado: Preço baseado (uma media) em cotação de item de mesmo tipo.
Deve ser registrado com o menor preço entre os 2.
- (CESPE/ANTAQ/2009) Caso existam preços diferentes de um item no processo de avaliação de estoque, deve ser dada a preferência ao preço maior
E
Deve ser registrado com o menor preço entre os 2.
Preço de custo: Preço especifico de qualquer material.
Preço de mercado: Preço baseado (uma media) em cotação de item de mesmo tipo.
- (CESPE/ANTAQ/2009) UEPS (último que entra primeiro que sai) e PEPS (primeiro que entra primeiro que sai) são métodos utilizados para realização de uma avaliação de estoques.
C
Métodos de avaliação de estoque:
PEPS
UEPS
MÉDIO
PREÇO ESPECIFICO
- (CESPE/ANTAQ/2009) O custo médio é o método de avaliação de estoque mais indicado para períodos inflacionários.
E
UEPS
- (CESPE/CEHAP-PB/2009-ADAPTADA) Ao manter um alto estoque de matéria-prima, uma empresa pode obter descontos pelas compras em grande quantidade; contudo, isso redunda em uma imobilização de recursos que pode prejudicar seu fluxo financeiro imediato.
C
Pode prejudicar o fluxo financeiro imediato porque pode faltar dinheiro para outras atividades.
- (CESPE/CEHAP-PB/2009-ADAPTADA) A existência de um alto estoque de produtos acabados faz que o tempo de entrega seja reduzido; porém, acarreta maior custo de armazenagem para empresa.
C
- (CESPE/CEHAP-PB/2009-ADAPTADA) Um alto estoque de matéria prima minimiza o risco da falta de insumos para a produção, mas pode trazer prejuízos à empresa devido à obsolescência no decorrer do tempo.
C
- (CESPE/CEHAP-PB/2009-ADAPTADA) Um alto estoque de produtos acabados não traz satisfação aos clientes da empresa, na medida em que estes terão de esperar mais tempo para receberem seus pedidos.
E
Diminui o tempo.
- (CESPE/ PREF. DE VILA VELHA-ES/2008) A realização do inventário físico do estoque tem por objetivo conferir os lançamentos contábeis das compras com seu efetivo pagamento.
E
Inventario físico: confere o pedido feito com o que entrou no estoque, ou seja, uma tarefa de controle.
Com referência ao modelo just-in-time de administração de materiais, julgue os itens.
- (CESPE/CEHAP-PB/2009-ADAPTADA) Essa ideia surgiu na
Inglaterra na década de 70 do século passado, sendo que sua meta é trabalhar com estoque zero.
E
Surgiu no Japão.