Fisiologia do coração Flashcards
Resumo geral sobre coração, sistema cardiovascular e seu mecanismo fisiológico
Quais os 3 tipos de célula podem ser observadas no coração?
Marcapasso
- Conjunto auto excitével no nó atrioventricular e sinoatrial.
Feixes de condução
- Células excitáveis especializadas na condução do impulso nervoso pelo coração
- Feixes de His
- Fibras de Furkinje
- Internodais
- Feixes de Bachaman
Células músculares cardíacas - unidas por disco intercalares.
Qual a importância das células marcapasso no coração?
As células marcapasso garantem a despolarização espontânea do músculo cardiaco, isto é, permite que um estímulo elétrico seja gerado sem participação do Sistema Nervoso.
Em condições normais, onde é gerado o potencial marcapasso e como é gerado?
O potencial marcapasso é gerado no nó sinoatrial, um conjunto de células autoexcitáveis localizado acima do átrio direito próximo a veia cava superior.
Esse potencial é gerado a partir da abertura de canais de sódio voltagem-dependente que se abrem a -60mV e que proporcionam a despolarização lenta dessas células. Quando as células atingem o limiar, há abertura de canais de Ca++ que proporcionam a despolarização rápida, quando a célula é despolarizada, há abertura de canais de K que se abrem lentamente permitindo a passagem do K para o exterior da célula.
O que garante a geração dos potenciais marcapasso?
Presença de canais funny (canais de Na voltagem dependente que se abrem a -60mV)
Caso o nó sinoatrial falhe, como o coração continuará gerando potenciais?
Através de um marcapasso latente, isto é o nó AV é uma segunda opção de geração de potencial diante de uma falaha do nó SA.
Como o potencial é propagado ao longo do coração
Através das fibras de condução que percorrem toda estrutura cardíaca. Além disso a presença de disco intercalares entre as células musculares garantem que o potencial seja propagado e que o coração funcione como um sincício.
O que é Tônus vagal?
Influência do nervo vago sobre o atividade do coração, o nervo vago libera uma quantidade mínima de Ach que regula a atividade do coração, a Ach se liga a receptores muscarínicos que por sua vez ativam uma proteína G inibitória que irá inibir a produção de AMPc, o que resultará na abertura lenta dos canais de Ca++ e aumentará o tempo no qual o K++ permanecerá na célula.
O que é cronotropismo?
Frequência que o coração tem a se contrair;
Como o potencial de ação chega nas células músculares cárdiacas e quais a caracteristicas desse potencial?
A partir da propagação do potencial por meio das fibras de condução o potencial atinge as fibras musculares e é distribuido por todo o músculo cardíaco através das junções comunicantes dos discos intercalares, essa distribuição garante o funcionamento do coração como um sincício.
Esse potencial é diferente do potencial observado nas células músculares esqueléticas.
1. Observa se a abertura dos canais de Na+ voltagem dependente que serão responsáveis pela despolarização rápida das células.
2. A medida que os canais de Na+ vão se fechando observa se a abertura rápida de canais de K, essa abertura proporciona uma rápida repolarização
3. Em seguida, observa o período de platô, no qual há abertura de canais de Ca++ que entrarão na célula proporcionando uma despolarização, esse cálcio será importante no processo de contração.
4. A medida que os canais de cálcio se fecham, canais lentos de K+ se abrem possibilitando a repolarização da célula.
Como ocorre a contração dos músculos cardíacos?
Assim como no músculo esquelético, a contração do músculo esquelético tende acontecer por complexo EC.
- O cálcio que entra por platô estimula a abertura dos RYR no reticulo endoplasmático, o cálcio então passa a sair do RER.
- O cálcio proveniente do RER e do meio externo tende a se ligar a troponina e por mecanismo de deslizamento estimula a contração;
- Para que a célula relaxe, o cálcio se desliga da troponina e volta para o RER por bomba de Ca-ATPase e por canais de troca por Na na membrana.
Como o sistema nervoso pode interferir na atividade do coração?
O sistema nervoso não gera potencial no coração, no entanto, ele pode modular a frequência de potenciais de ação através de um efeito cronotrópico positivo ou negativo.
Além disso, por influência do sistema nervoso simpático a força de contração pode ser modulada (inotropismo)
Como ocorre o efeito cronotrópico positivo?
em quais das atividades abaixo ele pode ser observado
A) corrida de 100m
B) Durante o sono
O nervo vago por um estímulo simpático libera noradrenalina/adrenalina sobre as células marcapasso, essa noradrenalina/adrenalina se liga a receptores adrenérgicos ativando uma proteína G estimulatoria que ativará a adenilil ciclase que por sua vez aumentará a produção de cAMP, o cAMP aumenta frequência cardíaca devido a abertura mais rápida de canais de Ca++ (funny) e de NA+.
Este efeito pode ser observado em A
Como ocorre o efeito cronotrópico negativo?
em quais das atividades abaixo ele pode ser observado
A) corrida de 100m
B) Durante o sono
O nervo vago por um estímulo parasimpático libera acetilcolina sobre as células marcapasso, essa Ach se liga a receptores muscarínicos ativando uma proteína G inibitória que inibirá a adenilil ciclase que por sua vez diminuirá a produção de cAMP, com isso os canais de Ca++ e Na+ tedem a se abrir mais lentamente e o K+ permanece mais tempo no interior da célula, deste modo a frequência dos potenciais é reduzida.
Este efeito pode ser observado em B
Como o SNA pode interferir na força de contração do músculo cárdiaco?
O sistema nervoso simpático pode modular o inotropismo cardíaco através da liberação de adrenalina/noradrenalina.
Considere as situações:
I. Quando há maior liberação de adrenalina/noradrenalina sobre as células músculares cardíacas (se ligam a receptores B-adrenérgicos) a maior produção de AMPc faz com que os canais de Ca++ abram se mais rapidamente durante o platô, com isso há maior entrada de cálcio na célula, somado a isso, o AMPc irá ativar uma proteína chamada fosfolambam, a fosfolambam faz com que mais moléculas de cálcio sejam bombeadas para o interior de retículo para que seja usada na próxima contração.
Esse efeito causa um inotropismo positivo somado a um cronotropismo positivo (apesar de mais Ca++, estes tendem a ficar menos tempo no citoplasma)
II. Quando há menor liberação de adrenalina/noradrenalina sobre as células músculares cardíacas (se ligam a receptores B-adrenérgicos) a menor produção de AMPc faz com que os canais de Ca++ abram se mais devagr durante o platô, com isso há menor entrada de cálcio na célula.
Esse efeito causa um inotropismo negativo.