Ciclo cardíaco e arritmias Flashcards
Diástole
Momento de relaxamento do coração
Cistóle
Momento de contração do coração
O ciclo cardíaco pode ser dividido em 5 fases, quais são elas?
1) Contração Atrial (SÍSTOLE)
2) Contração isovolumétrica dos ventrículos
3) Ejeção
4) Relaxamento ventricular
5) Enchimento passivo (distóle atrial e ventricular)
O que é bulha cardíaca, em um ciclo normal, há quantas bulhas?
Som produzido pela vibração causada pelo fechamento das valvas AV e semilunares durante a contração precoce e o relaxamento. há duas bulhas em um ciclo normal
Em um ECG, o que significa a onda P?
Despolarização atrial
Durante a contração atrial, as valvas AV e semilunares estão respectivamente:
abertas e fechadas, respectivamente
Durante a contração isovolumétrica, as valvas AV e semilunares estão respectivamente:
Fechadas e fechadas, respectivamente
Durante a ejeção, as valvas AV e semilunares estão respectivamente:
fechadas e abertas, respectivamente
O que significa a onda QRS no ECG?
Despolarização ventricular, onde Q é o ínicio da despolarização, R a despolarização da maior massa ventricular e S o final da despolarização
O que significa a onda ST no ECG
Platô
Como podem ser classificadas as arritmías?
De acordo com o local onde são geradas
sinusal - no nó sinoatrial
ventricular - nos ventrículos
atrial - nos átrios
As arritímias sempre são patológicas?
Não, as arritímias sinusais nem sempre são patológicas, podem caracterizar períodos como sono e exercício físico. As mais comuns são:
Braquicardía - quando o frequência cardíaca cai para < 60 Bpm.
Taquicárdia - quando a frequência cardíaca é superior a 100 Bpm.
O que é flutter atrial?
O flutter atrial é causado por um impulso elétrico que gira em torno de um ciclo localizado que se autoperpetua, mais comumente localizado no átrio direito. Isso é chamado de circuito REENTRANTE.
Para cada ciclo, há uma contração dos átrios. A frequência atrial é regular e rápida, entre 250 e 400 batimentos por minuto.
A frequência ventricular, ou frequência cardíaca, no entanto, é mais lenta, graças às propriedades REFRATÁRIAS do nódulo AV. O nódulo AV evita que parte dos impulsos atriais cheguem aos ventrículos.
O que é fibrilação atrial?
A fibrilação atrial é causada por múltiplos impulsos elétricos que são iniciados ALEATORIAMENTE de muitos focos ECTÓPICOS, dentro e ao redor dos átrios, geralmente perto das raízes das veias pulmonares. Esses sinais elétricos caóticos e não sincronizados fazem com que os átrios tremem ou fibrilem ao invés de se contraírem.
A frequência atrial durante a fibrilação pode ser EXTREMAMENTE alta, mas a maioria dos impulsos elétricos NÃO passam através do nódulo AV para os ventrículos, novamente, graças às propriedades refratárias do nódulo AV. Aqueles que passam são IRREGULARES. A frequência ventricular ou frequência cardíaca é, portanto, IRREGULAR e pode variar de lento, menor que 60, a rápido, mais de 100 batimentos por minuto.
O que é taquicardia atrioventricular reentrante nodal?
A Taquicardia Atrioventricular Reentrante Nodal, ou TAVRN, é causada por um pequeno circuito de reentrada que envolve DIRETAMENTE o nódulo AV.
Toda vez que o impulso passa através do nódulo AV, ele é transmitido para os ventrículos. A frequência atrial e a frequência ventricular são, portanto, idênticas.
A frequência cardíaca é regular e rápida, variando de 150 a 250 batimentos por minuto.
O que é taquicardia ventricular?
A taquicardia ventricular é mais comumente causada por um foco de disparo ou circuito, sendo FORTE e ÚNICO em um dos ventrículos. Geralmente ocorre em pessoas com problemas cardíacos estruturais, como cicatrizes de um ataque cardíaco prévio ou anormalidades nos músculos cardíacos. Os impulsos que começam nos ventrículos produzem batimentos ventriculares PREMATUROS que são regulares e rápidos, variando de 100 a 250 batimentos por minuto.
Em um ECG, a taquicardia ventricular é caracterizada por complexos QRS largos e estranhos. A onda P está ausente. A taquicardia ventricular também pode progredir para a fibrilação ventricular. A fibrilação ventricular, é causada por MÚLTIPLOS e FRACOS focos ectópicos nos ventrículos. Esses sinais elétricos não sincronizados fazem com que os ventrículos sofram FIBRILAÇÃO em vez de se contraírem. O coração bombeia pouco ou nenhum sangue. A FV pode rapidamente levar a uma parada cardíaca.
Considerando a variação de pressão, como acontece o fluxo sanguíneo?
Do local de maior pressão para o de menor pressão.