Farmacologia Geral Flashcards
Conceito de Farmacocinética:
- Estudo do caminho que o fármaco percorre até ser eliminado. Estudo da relação dose-concentração. - “o que o nosso corpo faz com o fármaco”
Farmacocinética, divisão (4):
- Absorção - Distribuição - Biotransformação - Excreção
Farmacodinâmica, conceito;.
- Estudo da relação entre efeito-concentração. - “o que o fármaco com nosso corpo”.
Farmacocinética, ABSORÇÃO:
- Sítio de adminsitração até chegar na circulação central (meio intravascular).
Conceito de BIODISPONIBILIDADE:
- Fração do fármaco que efetivamente chega na circulação central (veia cava). - Ex: med via EV, a absorção é 100%, e a biodisponibilidade é 100%. Outras vias isso varia, ex. via oral. - Ex: medicação VO, a fração que chega na circ central pode ser menor do que a administrada (metab 1 passagem)
Qual principal sitio de absorção de medicação VO?
Intestino delgado
O que é metabolismo de primeira passagem?
Fármaco administrado VO, absorvido em intestino delgado -> circulação porta hepátiva -> metabolizado -> circulação central. Ex: morfina, 100mg adm, 70% é absorvido no TGI, metab primeira passagem parte é desativado, e só outra parte chega na circulação central.
O que é alterado na absorção e na biodisponibilidade ao ingerir fármaco + alimentação?
- Retarda a absorção, ficará mais tempo no estômago. - Demora a chegar no intestino, entao pico sérico será mais prolongado. - Mudança de PH pode alterar a absorção. - Absorção pode ser prolongada, mas a biodisponibilidade é a mesma (não altera a fração que chegará na circulação central após os caminhos que percorre).,
Interação medicamentosa pode retardar a abosrção de algum dos fármacos no TGI, verdadeiro ou falso.
Verdadeiro
Farmacocinética, DISTRIBUIÇÃO:
* Todos os processos de farmacocinética podem acontecer simultaneamente. - Modelos compartimentais de distribuição do fármaco. - órgãos ricamente vascularizados recebem a distribuição primeiro, depois musculatura, depois tecido adiposo.
Divisão da distribuição (2):
2 fases distintas: - 1 Distribuição (pico serico + distribuição) fase ALFA, quando é exposto aos tecidos mais irrigados como cérebro - 2 Eliminação, fase BETA. Metabolização e eliminação lenta.; Essa fase acontece quando o fármaco está sendo distribuido para compartimentos menos irrigados.
Conceito de redistribuição:
- Dose unica -> pico no SNC , redistribuição para outros tecidos (término da ação.) - Dose repetidas/continuas -> medicação com efeito prolongado por ter reservatorio no organismo apos redistribuicao
Fração livre do fármaco:
- Fração verdadeiramente absorvida pelo tecido e gerar efeitos. - ex: medicação ligada a albumina, pcte com albumina reduzida, medicação terá mais fração livre. - 2 fármacos diferentes que competem pela mesma proteina, sobrará menos albumina pro fármaco se ligar. entao poderá ter mais frações livres.
Barreira hematoencefálica, importância:
-Impede entrada de fármacos lipofóbicos ou ionizados. - anestesicos para agir no SNC precisa ser lipofilico.
Volume de distribuição, conceito:
- Relação Vd = dose / concentração, no término da fase de distribuição. - é o volume ideal em que o fármaco se dissolveu no final do processo de distribuição. é volume hipotetico
Fármacos com baixo volume de distribuição, conceito:
- Fármacos confinados ao intravascular.
Fármacos com alto volume d distribuição, conceito:
- Fármaco solúvel em tecidos, que não o plasma. ex: Fentanil, Vd 300-400L, mt mais alto que nosso volume sanguineo, isso pq está distribuido por diversos tecidos do corpo. ((gortdura)
Criança tem volume de distibuição menor pela proporção de liquido/gordura, V ou F
Verdadeiro. Vd varia de acordo com a composição corporal do individuo, individuos obesos terão maior Vd para fármacos LIPOFILICOS.
Qual a importância do Vd?
Pq a partir do Vd, se calcula a dose de administração do fármaco. - Se sabe Vd e concentração alvo, se pode calcular a dose.