FARMACOLOGIA Flashcards
O que é um fármaco?
uma substância química de estrutura conhecida, que não seja um nutriente ou um ingrediente1 essencial da dieta, o qual, quando administrado a um organismo vivo, produz um efeito biológico.
Qual é a estrutura do fosfolipídio da membrana celular?
Fosfolipídios são moléculas anfipáticas que constituem a principal estrutura das membranas celulares.
CABEÇA - polar (hidrofílica) , que interage com a água.
CAUDAS - hidrofóbicas lipofílicas.
Essa estrutura única permite que os fosfolipídios formem uma bicamada lipídica, na qual as cabeças polares ficam voltadas para fora, em contato com a água, enquanto as caudas lipídicas se voltam para dentro, formando uma barreira impermeável aos solutos hidrossolúveis, mas permeável a substâncias lipossolúveis.
Quais são as substâncias que passam na dupla camada de fosfolipídio?
Substâncias lipossolúveis (apolar) e pequenas moléculas polares.
Ex: CO2 e O2.
Obs: substâncias polares passam através das proteínas presentes na membrana.
Qual é o princípio fundamental da farmacologia que exige que as moléculas dos fármacos interajam quimicamente com os constituintes celulares?
Um dos princípios básicos da farmacologia afirma que as moléculas dos fármacos precisam exercer alguma influência química sobre um ou mais constituintes das células para produzir uma resposta farmacológica. As moléculas de um fármaco precisam “ligar- se” a constituintes específicos de células ou tecidos para produzir um efeito. Um fármaco não agirá, a menos que esteja ligado.
O que são alvos farmacológicos?
São pontos de ligação entre o fármaco e a célula que são frequentemente referidos como “alvos farmacológicos” em que os mecanismos pelos quais a associação entre uma molécula de um fármaco e seu alvo leva a uma resposta fisiológica. A maioria dos alvos farmacológicos é representada por moléculas proteicas.
Quais são os alvos proteicos para ligação de fármacos?
Há quatro tipos principais de proteínas reguladoras que, em geral, atuam como alvos farmacológicos primários:
• receptores;
• enzimas;
• moléculas carregadoras (transportadoras);
• canais iônicos.
O que são receptores farmacológicos?
Receptores = uma molécula de reconhecimento para um mediador químico através do qual uma resposta é traduzida (molécula alvo).
O termo receptor é empregado de diferentes modos. Em farmacologia, descreve as moléculas proteicas cuja função é reconhecer os sinais químicos endógenos e responder a eles. Outras macromoléculas com que os fármacos interagem para produzir seus efeitos são conhecidas como alvos farmacológicos.
Como funciona a especificidade dos fármacos?
Para que um fármaco seja útil como instrumento terapêutico ou científico, precisa agir de modo seletivo sobre células e tecidos específicos. Em outras palavras, precisa exibir alto grau de especificidade pelo ponto de ligação. De modo inverso, as proteínas que funcionam como alvos de fármacos costumam mostrar alto grau de especificidade pelo ligante; elas se ligam apenas às moléculas de um tipo específico.
Todo fármaco age com especificidade total?
Nenhum fármaco age com especificidade total.
Assim, os antidepressivos tricíclicos atuam bloqueando os transportadores de monoaminas, mas são famosos por produzirem efeitos colaterais (p. ex., boca seca) relacionados com sua capacidade de bloquear diversos receptores. Em geral, quanto menor a potência de um fármaco, e maior a dose necessária, maior a probabilidade de que outros pontos de ação, diferentes do local primário, ganhem importância. Em termos clínicos, esse fato está frequentemente associado ao aparecimento de efeitos colaterais indesejados, dos quais nenhum fármaco está livre.