Estomas Flashcards
Estoma: definição
Estoma é uma palavra de origem grega que significa “abertura”, “boca”, “orifício” ou “poro diminuto”.
Do ponto de vista cirúrgico, refere-se à abertura feita na parede abdominal por meio de colostomia, ileostomia, ou ainda, abertura entre duas porções do intestino em uma anastomose.
Os nomes dos diversos tipos de estomas realizados em pacientes com câncer resultam da associação do nome do órgão exteriorizado com a palavra estomia ou ostomia.
Colostomia e ileostomias são definidas como a abertura de um segmento cólico ou ileal na parede abdominal visando ao desvio do conteúdo intestinal para o meio externo.
Dependendo do segmento cólico exteriorizado a colostomia recebe denominações como: cecostomia, transversostomia, sigmoideostomia.
Evolução do pólipo
Alterações moleculares que culmina na formação dos pólipos
Pólipos sofrem mutações moleculares e degeneração maligna
pólipo->10a->adenocarcinoma
acima de 2/3 cm é preocupante, abaixo de 1 nem tanto
Indicações
Indicações para realização : Dependendo da afecção que determinou a sua construção, as colostomia poderão ser provisórias ou definitivas, e estão indicadas: NO TRAUMA OBSTRUÇÃO INTESTINAL. CÂNCER DO RETO. DIVERTICULITE. DOENÇA INTESTINAL INFLAMATÓRIA – RCUI E CROHN FÍSTULAS DO COLON E RETO
Tipos de estomas intestinais
- colostomia em alça
- colostomia terminal
. Colostomia em alça:.
Este tipo de colostomia é utilizado, em geral em caráter provisório, sendo possível o fechamento tão logo se resolva o problema que obrigou a sua realização. Em geral, essa colostomia (realizada no cólon trasnverso no hipocôndrio direito)
Colostomia terminal:
Comumente são realizadas do nível de sigmóide na fossa ilíaca esquerda. Em geral, tem caráter definitivo e a maior indicação é quando se resseca o reto devido a um tumor maligno. A colostomia no sigmóide tem melhor controle do que as transversostomias.
PATOLOGIAS INTESTINAIS QUE PODEM EVOLUIR COM ESTOMA EM SEU TRATAMENTO :
Câncer do Cólon e Reto Câncer de Ânus e Canal Anal Doença intestinais inflamatórias inespecíficas idiopáticas Diverticulite. Megacólon congênito e adquirido Retite Actinica com fistulas Poliposes Atresia de Reto e Imperfuração anal
Cuidados e Complicações:
A realização da colostomia é um processo cirúrgico simples, mas pode ocorrer por erro de técnica ou outras razões, complicações que aumentam a morbidade e em alguns casos leva à morte do paciente.
As complicações são decorrentes, na maioria das vezes, a erro de técnica exigem reintervenção cirúrgica.
Na orientação do paciente colostomizado é muito importante encaminha- los para Associações de pacientes ostomizados
As complicações mais freqüentes são:
.Irritação cutânea (aguda ou crônica) em geral decorrente do contato das fezes com a pele não preparada; pode ser devido a bolsa .Infecção de ferida operatória. . Prolapso da colostomia . Estenose . Retração e afundamento da colostomia . Necrose . Hérnia interna . Perfuração da colostomia . Recidiva do tumor na colostomia