Escherichia coli (enterobacteria) Flashcards
Além de fatores gerais de virulencia quais as duas categorias de fatores especializados da E. coli?
Adesinas e exotoxinas
Qual E. coli afeta principalmente viajantes que visitam áreas endémicas e também é comum em crianças?
E. coli enterotoxígena
Como é transmitida a E. coli enterotoxígena e quais os sintomas?
Pelo consumo de água ou alimentos contaminados por fezes.
Sintomas: diarréia aquosa, sem sangue, com dores cólicas abdominais, em menos frequência náuseas e vômitos. É parecido com a cólera, mas os sintomas são mais leves principalmente em adultos. Não se observa mudanças histológicas na mucosa intestinal.
Sobre a E. coli enteropatógena quais seus sintomas e como é a transmissão?
Principal causa de diarréia infantil em países pobres e menos frequentes em países desenvolvidos, se transmite de pessoa a pessoa. Se caracteriza por uma diarréia aquosa, que pode ser grave e prolongada, às vezes associada a febre e vômitos.
Qual a características a E. coli enteroagregativa?
É relacionada a diarréia aquosa, persistente e com desidratação em crianças em países em desenvolvimento, e turistas desses paises. São associadas a diarréia crônica e retraso de crescimento em crianças. Formam biofilme que protege contra fagocitose e antibióticos.
Qual a característica da E. coli enterohemorrágica?
Sintomas: diarréia leve a colite hemorrágica, dor abdominal intensa, diarréia com sangue. Diarréia com dor abm aparece após 3-4 dias de incubação, metade dos pacientes relatam vômitos e a febre não é alta. Tratamento se resolve em aprox 4-10 dias na maioria dos indivíduos tratados
Qual a síndrome causada por complicação da E. coli enterohemorrágica?
Síndrome hemolítico urémico (SHU), caracterizado por IRA (insuficiência renal aguda), trombocitopenia (destruição de plaquetas) e anemia hemolítica microangiopatica. Complicação que afeta 5-10% em crianças menores de 10 anos. Tratamento pode resolver entre 4-10 dias.
Como se caracteriza a E. coli enteroinvasiva?
São infrequentes. Podem invadir e destruí o epitelio do colon e causam diarréia aquosa. Uma minoria evoluciona para forma desenterica, que inicia com febre, espasmos abdominais, presença de sangue e leucócitos nas fezes.
Qual o tratamento para enterobacterias?
O tratamento antibiótico deve ser baseado em provas de sensibilidade in vitro e experiência clínica.
Para a E. coli enterohemorrágica se recomenda tratamento sintomático, mas não antibiótico, em pacientes com gastroenterites, ja que os antibióticos podem prolongar o estado de portador fecal ou aumentar riscos secundários
Qual a prevenção para enterobacterias?
É difícil prevenir infecções por enterobacterias, porém, é possível evitar fatores de risco como: uso indiscriminado de antibióticos, intervenções que ocasionem traumatismos nas barreiras mucosas sem cobertura antibiótica adequada e utilização de sondas urinárias.
Quais os tipos de E. coli?
- E. coli enterotoxigenica (ECET)
- E. coli enteropatógena (ECEP)
- E. coli enteroagregativa (ECAE)
- E. coli enterohemorrágica (ECEH)
- E. coli enteroinvasiva (ECEI)