Eficácia dos Direitos Fundamentais. Gerações dos Direitos Fundamentais. Remédios Constitucionais Flashcards
1- No ordenamento jurídico brasileiro institucionalizado a partir da CF/88, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes e não-residentes no país a inviolabilidade do direito à vida e à liberdade.
Correto.
Em uma análise sistemática da Constituição Federal de 1988, o princípio da igualdade formal previsto no caput do art. 5º, bem como no inciso I, abrange, também, o conceito de igualdade material, o qual permite a institucionalização, pelo governo, de certas desigualdades com vistas a promover, na prática, a igualdade.
Correto
A tortura foi juridicamente proscrita do ordenamento jurídico brasileiro a partir da promulgação da CF/88. Decidiu o STF, porém, que, em caráter excepcional, é permitido o uso de técnicas invasivas de interrogatório com prisioneiros indiciados por atos de terrorismo, desde que autorizado pelo Congresso Nacional.
Errado
A prática do racismo, no Brasil, constitui crime inafiançável e imprescritível.
Correto
A tortura, o terrorismo, os crimes hediondos e o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins são crimes inafiançáveis, imprescritíveis e insuscetíveis de graça ou anistia.
Errado. Esses crimes não são imprescritíveis.
A ação de grupos armados contra a ordem constitucional e contra o Estado Democrático constitui crime inafiançável e imprescritível.
Correto
Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, a concessão da anistia, por meio da qual o Estado extingue a punibilidade referente à prática de uma infração penal.
Correto
Em regra, a graça e o indulto são concedidos pelo Presidente da República, por meio de decreto executivo.
Correto. Em regra, pois essa competência poderá ser delegada ao Ministro da Justiça
A Lei da Anistia, editada 1979, não foi recepcionada pela Constituição Federal, porquanto esta prevê, em seu art. 5º, XLIII, a insuscetibilidade de graça ou anistia para a prática de tortura.
Errado. Houve recepção da Lei da Anistia, o que foi decidido pelo STF numa ADPF impetrada pela OAB Federal
A anistia, concedida em 1979, teve caráter amplo, geral e irrestrito.
Errado.
A Lei da Anistia abrange os crimes praticados pelo regime contra os opositores, tanto quanto os cometidos pelos opositores contra o regime.
Correto.
A Corte Interamericana de Direitos Humanos reconhece a validade da Lei de Anistia diante da Convenção Interamericana de Direitos Humanos
Errado. No caso Guerrilha do Araguaia, houve a condenação do Brasil a atos de reparação às famílias dos combatentes. Além disso, contestou-se a Lei da Anistia brasileira.
O STF ainda não julgou a validade da Lei da Anistia perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.
A pena de morte, no Brasil, é permitida em caso de guerra declarada.
Correto.
Cidadão brasileiro nato não pode ser extraditado.
Correto.
O brasileiro naturalizado pode ser extraditado em caso de crime comum ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes, desde que praticado antes da naturalização.
Errado. A prática antes da naturalização refere-se apenas à prática de crimes comuns; a comprovação de envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes determina a possibilidade de extradição em qualquer tempo.