Drepanocitose Flashcards
Qual o termo utilizado para nos referirmos a um grupo de doenças em que ocorre alteração na produção da hemoglobina?
Hemoglobinopatias
Porque é que a drepanocitose é conhecida como anemia falciforme?
Nesta doença, os glóbulos vermelhos adquirem uma forma de foice, tornando-se desta forma mais fáceis destruir, o que resulta a um estado de anemia (falciforme).
Qual a anemia que é considerada uma doença genética causada por uma molécula de Hb anormal (Hb S) que transforma os eritrócitos em células em forma de foice, resultando em anemia crónica, episódios vaso-oclusivos, dor e danos em alguns órgãos?
Drepanocitose
Qual a doença genética que é a hemoglobinopatia e a doença hematológica mais comum, bem como a forma de anemia hemolítica intrínseca mais comum?
Drepanocitose
A drepanocitose afeta predominantemente indivíduos com que ascendência?
Afeta predominantemente indivíduos de ascendência africana e mediterrânica oriental
Como é transmitida a Drepanocitose?
É uma doença hereditária, transmitida aos descendentes de forma autossómica recessiva, ou seja, é uma doença dos autossomas no qual são necessárias duas cópias do gene para a doença se manifestar
A drepanocitose é uma doença de hereditariedade autossómica ou ligada ao sexo?
Autossómica
A drepanocitose é uma doença de hereditariedade autossómica recessiva ou dominante?
Autossómica recessiva
Em relação á Drepanocitose, se a pessoa tiver Genótipo homozigoto (HbSS), o que vai causar?
Causa anemia falciforme
Em relação á Drepanocitose, se a pessoa tiver Condição heterozigótica (HbSA), o que vamos ter?
Condição de portador benigno chamada “traço falciforme”:
- Apenas 1 alelo possui a mutação Hb S.
- Risco de ter um filho com Anemia Falciforme
Na drepanocitose existe mutação no gene β-globínico, que codifica as cadeias ß da Hb, levando a que aminoácidos sejam trocados?
O aminoácido ácido glutamato seja substituído por um aminoaácido valina, levando á substituição da HbA1 por HbS, com duas cadeias alfa normais e 2 cadeias beta mutadas.
Na drepanocitose quais são as cadeias globinicas mutadas?
Cadeias beta
Na drepanocitose existe mutação no gene β-globínico, que codifica as cadeias ß da Hb, levando a que o aminoácido ácido glutâmico seja substituído por valina, levando assim á HbS. Se, ao invés disso, o ácido glutâmico for substituído por uma lisina, o que originava?
HbC -Hemoglobinopatia C
Completar:
A Hb S é produzida por uma mutação pontual no cromossoma __________(1), causando a substituição do ______________(2) (aminoácido) pela ______________(3) na 6ª posição na cadeia da globina ____________(4).
1 - 11
2 - ácido glutâmico
3 - valina
4 - beta
Completar:
Drepanocitose
A simples substituição pontual de uma base nitrogenada, ________(1) por _________(2) (GAT - GTT), no sexto codão do DNA do cromossoma _______(3), ocasiona o surgimento de uma hemoglobina patológica.
A troca de bases nitrogenadas no DNA, ao invés de codificar a produção (transcrição) do aminoácido _____________________(4), irá, a partir daí, determinar a produção do aminoácido ___________(5).
A aparentemente simples troca de um único aminoácido na composição da cadeia ________(6) globínica ocasiona o surgimento de uma estrutura hemoglobínica nova, denominada hemoglobina _________(7).
1 - adenina
2 - timina
3 - 11
4 - ácido glutâmico
5 - valina
6 - beta
7 - S
O que significa a polimerização na anemia falciforme ?
Quando a concentração de HbS nas hemácias chega perto de 30 g/dL, formam-se géis semissólidos dentro da célula.
No estado desoxigenado há a formação de polímeros que se agregam em fibras tubulares, que deformam, alongam e endurecem a hemácia e, consequentemente, lhe dão a forma de foice característica desta doença.
A HbS desoxigenada copolimeriza-se a si mesma com grande facilidade, exceto com HbA e com HbF.
Como é que a hemácia reverte a falciformação na drepanocitose?
É reversível através de reoxigenação dos eritrócitos, levando à quebra de polímeros de HbS e restaurando a forma normal dos eritrócitos.
Também a HbS desoxigenada copolimeriza-se a si mesma com grande facilidade, exceto com HbA e com HbF, daí um dos objetivos terapêuticos ser o aumento de HbA e o de HbF (transfusões de sangue), de forma a inibir a formação de polímeros e de géis.
Como é que a inflamação está associados à fisiopatologia da drepanocitose?
Hemácias falciformes e micropartículas derivadas de hemácias - Iniciam uma cascata que ativa os neutrófilos, monócitos e plaquetas que, por sua vez, secretam citocinas e quimiocinas.
Hemólise crónica - Libertação de Hb livre que tem afinidade para o NO (potente vasodilatador), diminuindo, assim, o NO circulante, o que favorece a vasoconstrição.
Isto tudo potencia a inflamação, disfunção endotelial e propicia, danos nos órgãos.
Na drepanocitose, o que pode tornar as hemácias 2-10 vezes mais aderentes ao endotélio, contribuindo ainda mais para as patologias vasculares?
A polimerização de HbS altera a membrana celular da hemácia, afetando os seus componentes lipídicos e proteicos de tal forma que interagem anomalamente com células brancas, plaquetas e endotélio vascular.
Alteração lipídicas - perdas de lípidos, o que aumenta a exposição de fosfatidilserina de carga negativa na face externa da membrana.
Mudanças proteicas - estimulação da produção de várias moléculas de adesão e ativação de recetores de adesão.
Completar:
A hemólise intravascular é favorecida pela fragmentação de uma _____________(1) celular já danificada, através de forcas de cisalhamento geradas pela passagem dos ______________(2) deformados pelas microvasculaturas.
A hemólise extravascular é mediada pelo __________(3) e pelos _____________(4) e monócitos tecidulares, que reconhecem os eritrócitos danificados e os removem do sangue.
Devido à hemólise, aumentam os níveis de _____________(5) livre e, consequentemente, diminuem os níveis de _________________(6).
1 - Membrana
2 - Eritrócitos
3 - Baço
4 - Macrófagos
5 - Hemoglobina
6 - Oxido Nítrico
Os múltiplos mecanismos fisiopatológicos da drepanocitose culminam num dos principais eventos que define esta doença. Qual é?
Vaso-oclusão e consequente enfarte tecidular.
Em que condições a falciformização pode ser agravada ?
- Altas altitudes → hipoxia;
- Infeções;
- Desidratação;
- Acidose;
- Mudanças repentinas de temperatura;
- Stress;
- Gravidez.
Porque razão as manifestações clinicas na drepanocitose, tipicamente apenas aparecem após os 6 meses de idade?
Altura em que os níveis de HbF começam a diminuir e os de HbS a aumentar.
O que é Hipostenúria?
Urina de densidade e concentração anormalmente baixa devido à incapacidades dos túbulos renais de concentrarem a urina
O que é Nocturia?
Acordar para urinar
O que é Enurese?
Urinar enquanto se dorme
O que é hematúria?
Sangue na urina
O que significa sequestração esplénica?
Aprisionamento de grandes quantidades de sangue no baço
Muitas crianças com Anemia falciforme, no decurso do seu 1.º ano de vida, terão baço disfuncional, auto-enfarte completo e atrofia. Porquê?
Devido á isquemia do baço pela vaso-oclusão esplénica
Se tivermos uma criança com idade entre os 6 meses e os 3 anos, com Drepanocitose, com baço aumentado, dor abdominal no quadrante superior esquerdo, fraqueza, hipotensão e choque, o que pensamos que estará a acontecer?
Sequestração esplénica - aprisionamento de grandes quantidades de sangue no baço
Tendo o baço comprometido, as crianças com anemia falciforme têm maior risco de que complicação?
Infeções (meningite) e septicémia.
A drepanocitose pode causar uma crise aplástica, que se manifesta com uma queda aguda e grave da hemoglobina e reticulopenia. Porquê?
Os eritrócitos dismórficos na DR são suscetíveis à infeção por parvovírus B19, que pode suprimir temporariamente a eritropoiese da medula óssea, e causar anemia aplástica.
O que é reticulopenia?
Redução da taxa de reticulócitos no sangue
O que é Dactilite ?
Inflamação dolorosa dos dedos das mãos e / ou dos pés
Que manifestação ocorre frequentemente nos bebés e crianças com drepanocitose, afetando usualmente a parte dorsal das extremidades, podendo ser um fator de risco preditivo de futuras manifestações mais severas?
Dactilite (inflamação dolorosa dos dedos das mãos e / ou dos pés)
Das manifestações agudas características da drepanocitose, qual a que se apresenta repentinamente com dor intensa e enfarte do tecido afetado?
Crise vaso-oclusiva
Qual é um dos eventos da crise vaso-oclusiva, mais comum em crianças, que afeta o cérebro?
Acidente Vascular Cerebral
Como se chama a manifestação clinica que se traduz numa ereção involuntária, sustentada e dolorosa durante ≥ 4 horas?
Priapismo
Qual poderá ser uma das complicações que afeta 35% dos rapazes e homens na drepanocitose que usualmente é um tipo de isquémia de baixo fluxo, caracterizado por dor na zona, e que sem diagnóstico e tratamento poderá levar a impotência masculina?
Priapismo, que se traduz numa ereção involuntária, sustentada e dolorosa durante ≥ 4 horas
Qual é uma das complicações agudas mais comuns e graves da drepanocitose, sendo a 2.ª causa de admissão hospitalar para pediatria e adultos e, ainda, a causa de morte mais comum na drepanocitose, sendo que a sua frequência aumenta em doentes com asma ou que tiveram eventos prévios da mesma?
Síndrome Torácica Aguda
Na drepanocitose, a definição clínica de STA varia na literatura, porém o seu diagnóstico clínico só é possível se cumprir 2 critérios. Quais são?
Radiografia Torácica - Infiltrado Pulmonar
1 ou mais Sinais e sintomas:
- Dor torácica
- Febre
- Taquipneia
- Chiado
- Tosse
- Esforço respiratório
- Hipoxemia
Na drepanocitose, a causa específica de STA não é, muitas vezes, fácil de distinguir, todavia existem já várias etiologias estudadas. Qual a mais comum na pediatria?
Infecção Bacteriana
Infecção Viral
Na drepanocitose, a causa específica de STA não é, muitas vezes, fácil de distinguir, todavia existem já várias etiologias estudadas, nomeadamente, infeção bacteriana e viral. Que outras conhece?
- Embolismo lipídico da medula óssea
- Agregados intrapulmonares de células falciformes
- Atelectasia (colapso de um segmento pulmonar, alterando a relação ventilação/perfusão)
- Edema pulmonar
Na drepanocitose, os utentes que desenvolvem STA, tem risco de que complicação?
Geralmente estes doentes melhoram num intervalo de dias mas, alguns, desenvolvem rapidamente falha respiratória envolvendo ou não outros órgãos, tais como, cérebro, rins e fígado. Esse envolvimento denomina-se síndrome da disfunção multiorgânica
Indivíduos com traço falciforme são geralmente assintomáticos, no entanto, por vezes podem surgir alguns sintomas. Tais como ?
- Hematúria indolor devido à necrose da papila renal;
- Hipostenúria devido à incapacidades dos túbulos renais de concentrarem a urina;
- Nocturia;
- Enurese;
- Infeções recorrentes do trato urinário;
- Carcinoma da medula renal;
- Sintomas de DR caso haja uma severa deficiência de O2
Na drepanocitose, as anormalidades crónicas na função respiratória são umas das complicações mais prevalentes, nomeadamente qual?
Hipertensão pulmonar (HP).
Quais os principais sintomas da Hipertensão pulmonar?
Os principais sintomas de HP incluem falta de ar durante atividades de rotina, fadiga, letargia, dor torácica, palpitações, sincope, edema periférico e falta de apetite.
Quando é que a dor é considerada crónica?
quando se prolonga por mais de 3 meses.
Que complicação, que leva á dor crónica, ocorre em cerca de 10% dos indivíduos com DR, sendo a articulação coxo-femoral a mais afetada?
A necrose avascular (também conhecida como necrose asséptica, osteonecrose ou necrose isquémica) é uma síndrome de morte óssea devido a comprometimento do suprimento sanguíneo.
Qual o nome da complicação da drepanocitose que é muito comum e caracteriza-se pela presença de pedras de colesterol na vesicula biliar, maioritariamente derivadas da bilirrubina, adquirindo o nome de pedras pigmentadas?
A colelitíase
Para o diagnóstico de drepanocitose, que exames podemos pedir?
Hemograma
Esfregaço sanguíneo
Teste de solubilidade da HbS
Bioquímica
Teste confirmatório (eletroforese da hemoglobina)
Diagnóstico pré-natal
Imagiologia
No diagnóstico da drepanocitose o que iriamos encontrar no hemograma?
*Anemia: normocítica (volume globular médio dentro dos valores de referência) e normocrómica (concentração de hemoglobina globular média dentro dos valores de referência).
*Reticulocitose (há eritrocitose, que é o aumento da produção de GV na medula óssea, pelo que em circulação há muitos reticulócitos, ou seja, GV imaturos)
*Pode haver leucocitose (aumento dos leucócitos) e trombocitose (aumento das plaquetas)
No diagnóstico da drepanocitose o que iriamos encontrar no esfregaço sanguíneo?
*Células falciformes/drepanócitos
*Células-alvo (tipo de GV patológico com aparência de alvo devido a uma superabundância de membrana)
*Corpos de Howell-Jolly (remanescentes basofílicos de DNA encontrados nas hemácias imaturas circulantes normalmente removidos pelo baço; presença aumentada em pacientes com função esplénica diminuída)
No diagnóstico da drepanocitose o que iriamos encontrar no teste de solubilidade da HbS?
É positivo, embora não diferencie HbSS e HbA2.
É teste de rastreio, não de diagnóstico
No diagnóstico da drepanocitose o que iriamos encontrar na bioquimica?
*Bilirrubina aumentada (devido à hemólise excessiva, porque a bilirrubina é um produto de degradação do grupo heme da hemoglobina)
No diagnóstico da drepanocitose qual o método standard que permite o diagnóstico definitivo?
Eletroforese da hemoglobina
Para além da electroforese da hemoglobina que outro teste é confirmatório de drepanocitose?
cromatografia líquida para quantificar subtipos de hemoglobina
No diagnóstico da drepanocitose qual o método de diagnóstico pré-natal?
Através de biópsia das vilosidades coriónicas e análise do DNA
No diagnóstico da drepanocitose o que iriamos encontrar na imagiologia?
*Raio-X do crânio: sinal “hair-on-end” – são espículas ósseas que correspondem a reação do periósteo à hiperproliferação da medula óssea.
*Raio-X articulações: no caso de artralgias, porque pode haver necrose asséptica, geralmente na cabeça do fémur ou úmero
Como se chama a técnica que permite a deteção de macromoléculas (DNA, RNA e proteínas), onde as macromoléculas são separadas consoante o seu peso molecular e é aplicada uma corrente elétrica que permite a separação das macromoléculas dependendo do seu tamanho e carga elétrica?
Electroforese
Como é que a electroforese pode fornecer o diagnóstico no caso da drepanocitose?
Esta é uma técnica que deteta e quantifica os tipos de hemoglobina presentes numa amostra, separando-os com base na sua carga elétrica.
A HbA migra mais rapidamente e, por isso, percorre a maior distância, seguindo-se a HbF, a HbS, HbA2 e HbC (A > F > S > A2 e C).
Como é que é feito o teste de solubilidade da hemoglobina (teste do ditionito) na drepanocitose?
Teste utilizado para detetar hemoglobina S (HbS) em amostras de sangue venoso com base no princípio de que a HbS precipita em soluções de fosfato tamponadas de alta molaridade.
Prepara-se uma solução com ditionito de sódio, saponina e sangue do doente. A solução fica turva na presença de Hbs.
O tratamento aplicado na drepanocitose pode ser para controlo da doença a longo prazo, para controlo de
crises agudas ou para de facto curar a pessoa.
O que é feito no Tratamento a longo prazo?
*Prevenção de infeções
*Prevenção de crises vaso-oclusivas e controlo da anemia
No tratamento a longo prazo da drepanocitose, um dos objetivos é prevenção das infeções. Como?
*Profilaxia contínua com penicilina (pelo menos até aos 5 anos de idade)
*Vacina pneumocócica e meningocócica
*Se houver suspeita de sépsis, administrar cefalosporina de 3ª geração intravenosa
o Se ainda houver suspeita de meningite, adicionar vancomicina
o A 2ª linha de terapia devido a alergias é com levofoxacina ou clindamicina
No tratamento a longo prazo da drepanocitose, um dos objetivos é a Prevenção de crises vaso-oclusivas e controlo da anemia. Como?
*Evitar fatores desencadeadores
*Suplementação com ácido fólico – anemia hemolítica regenerativa, com constante produção de células da linhagem vermelha, o que leva ao aumento das necessidades de folato.
*Hidroxiureia ( = hidroxicarbamida) é a base do tratamento – Reduz a incidência de crises álgicas, estimula a eritropoiese e aumenta a produção de hemoglobina fetal (HbF), a qual previne a polimerização da HbS.
*Pode ser necessário fazer transfusão sanguínea ou administração de EPO (eritropoetina) para estimular a produção de eritrócitos.
*Colecistectomia para tratar colelitíase (cálculos ou pedras na vesícula biliar)
O tratamento aplicado na drepanocitose pode ser para controlo da doença a longo prazo, para controlo de
crises agudas ou para de facto curar a pessoa.
O que é feito no controlo de uma crise aguda?
*Tratamento de suporte rápido e adequeado
o Fluidoterapia (hidratação)
o Analgesia (anti-inflamatórios não esteroides e opiáceos, por exemplo morfina endovenosa)
o Oxigénio
o Repouso
*Transfusão de sangue
o Quando os sintomas são agudos e severos, como por exemplo, crise aplástica, em que a produção de GV está temporariamente suprimida
o Profilaxia secundária de crise aguda vaso-oclusiva
o Pode realizar-se antes de uma cirurgia
o Gravidez
*Eritrocitaferese – Remoção automática de eritrócitos que contêm HbS e reposição espontânea de eritrócitos sem HbS
o Indicado para crise aguda vaso-oclusiva
o Tem efeito rápido e permite controlo dos níveis de acumulação de HbS e ferro
O tratamento aplicado na drepanocitose pode ser para controlo da doença a longo prazo, para controlo de crises agudas ou para de facto curar a pessoa.
O que é feito no tratamento difinitivo?
*Transplante de medula óssea, indicado apenas:
- crianças com menos de 16 anos, homozigóticos e com doença grave.
Quais os fatores associados ao aumento da morbidade e redução da sobrevida na drepanocitose?
*mais de três crises que requerem hospitalização por ano
*neutrofília crónica
*história de sequestro esplénico
*síndrome mão-pé
*segundos episódios de síndrome torácica aguda.
Quais as causas de morte mais comum na drepanocitose?
*síndrome torácica aguda
*infeções
*embolia pulmonar
*enfarte de um órgão vital
*insuficiência renal crónica.
Qual o nome do exame que permite a purificação de proteínas, com a capacidade de separar, identificar e quantificar os compostos que estão presentes numa mistura?
Cromatografia líquida de alta pressão (HPLC- High Pressure Liquid Chromatography)