Doenças Infectocontagiosas Flashcards
Explanar a etiologia bem como a terapêutica e conduta das doenças infectocontagiosas.
Quais são as fases clínicas da Dengue?
Três fases clínicas podem ocorrer: febril, crítica e de recuperação.
Como é realizada a Prova do Laço para o diagnóstico de Dengue?
A prova do laço deve ser realizada na triagem, obrigatoriamente, em todo paciente com suspeita de dengue e que não apresente sangramento espontâneo.(…)Verificar a pressão arterial e calcular o valor médio pela fórmula (PAS +PAD)/2; por exemplo, PA de 100 x 60 mmHg, então 100+60=160, 160/2=80;então, a média de pressão arterial é de 80 mmHg.Insuflar o manguito até o valor médio e manter durante cinco minutos nos adultos e três minutos em crianças.Desenhar um quadrado com 2,5 cm de lado no antebraço e contar o número de petéquias formadas dentro dele; a prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças; atenção para o surgimento de possíveis petéquias em todo o antebraço, dorso das mãos e nos dedos.Se a prova do laço apresentar-se positiva antes do tempo preconizado para adultos e crianças, ela pode ser interrompida.
Qual é a primeira manifestação da Dengue? Com quais outros sintomas ela está associada?
Febre (39ºC a 40ºC). Cefaleia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retroorbitária, com presença ou não de exantema e/ou prurido.
Quais manifestações podem ser observadas por 2 a 6 dias nos casos de Dengue?
Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia.
Quais manifestações hemorrágicas também podem ser observadas em quase todos os casos de Dengue?
Epistaxe, petéquias, gengivorragias, metrorragia, hematêmes, melena e hematúria. Plaquetopenia pode ser observada também.
Qual o fator determinante nos casos de Dengue? E como ele pode ser expresso?
O fator determinante é o extravasamento de plasma, podendo ser expresso, como: Hemoconcentração, hipoalbuminemia e/ou derrames cavitários.
Quando inicia a defervescência da febre? E quais outros sintomas podem aparecer nesse ínterim?
Entre o terceiro e o sétimo dia do seu início, quando, da defervescência da febre, surgem sinais e sintomas como vômitos importantes, dor intensa, hepatomegalia dolorosa. desconforto respiratório, letargia, derrames cavitários (pleural, pericárdico, ascite). Esses sintomas indicam a evolução para dengue hemorrágica.