Doenças Benignas do Esôfago Flashcards
O que caracteriza a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)?
Caracteriza-se pelo refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago, causando sintomas como pirose (azia), regurgitação, dor torácica e dificuldades respiratórias. Fatores como álcool, tabaco, obesidade, hérnia do hiato e gravidez podem predispor à condição.
Quais são os principais tratamentos da DRGE?
O tratamento envolve o uso de Inibidores da Bomba de Prótons (IBP), que reduzem a acidez estomacal. Em casos graves, pode ser indicada fundoplicatura cirúrgica (Nissen ou Lind) para corrigir a hérnia hiatal e evitar o refluxo.
O que é o Megaesôfago e quais suas causas?
O megaesôfago é uma condição caracterizada pela dilatação do esôfago, geralmente associada à Doença de Chagas (6-18% dos casos). A doença provoca aperistalse esofágica, com dificuldade de relaxamento do esfíncter esofágico inferior (EEI), levando a sintomas como disfagia, regurgitação e halitose.
Como é feito o diagnóstico e tratamento do Megaesôfago?
O diagnóstico é realizado por manometria esofágica, endoscopia e exame contrastado. O tratamento pode envolver dilatação endoscópica nos casos leves ou esofagectomia nos casos graves. Em casos intermediários, pode-se realizar cardiomiotomia com fundoplicatura.
O que é a Acalasia e como é tratada?
Acalasia é uma condição onde há degeneração dos neurônios inibidores esofágicos, resultando na falha do relaxamento do EEI e na perda da peristalse. Os sintomas incluem disfagia, dor torácica e risco de câncer esofágico. O tratamento pode ser feito com miotomia laparoscópica, dilatação com balão pneumático ou injeção de neurotoxina botulínica.
O que é a Esofagite Eosinofílica e como é tratada?
A esofagite eosinofílica é uma inflamação do esôfago associada a alergias, como asma ou rinite, com aumento de eosinófilos no tecido esofágico (>15 por campo). O tratamento inclui corticosteroides tópicos e modificações na dieta.
O que caracteriza o Divertículo de Zenker?
O divertículo de Zenker é um saco de mucosa que se forma na parte superior do esôfago, causando disfagia, regurgitação de alimentos e halitose. O tratamento é geralmente cirúrgico, com ressecção do divertículo ou secção do músculo cricofaríngeo, podendo ser feito também por endoscopia com grampeador.
Como são tratadas as Estenoses Cáusticas do Esôfago?
As estenoses cáusticas ocorrem devido à ingestão de substâncias químicas, podendo ser graves (20% dos casos). O tratamento inclui dilatação esofágica e, em casos extremos, esofagectomia. O controle nutricional e a consolidação da lesão também são importantes.
Quais são as principais causas de gastrite aguda?
A gastrite aguda pode ser causada por uso de AINEs, álcool, estresse e infecções por Helicobacter pylori. Os sintomas incluem dor epigástrica e náuseas.
Quais são os fatores de risco para a úlcera péptica gástrica e duodenal?
Os fatores incluem infecção por H. pylori, uso de AINEs, alcoolismo, tabagismo e stress. A úlcera gástrica ocorre no estômago, enquanto a duodenal afeta o duodeno, sendo comum após infecção por H. pylori.
O que é a Síndrome de Zollinger-Ellison (ZES)?
A ZES é uma condição caracterizada pela produção excessiva de gastrina por um tumor neuroendócrino (gastrinomas), levando à hipergastrinemia, aumento da secreção ácida gástrica e úlceras pépticas. Pode causar dor abdominal, refluxo e esteatorreia (fezes gordurosas).
Como é feito o diagnóstico da Síndrome de Zollinger-Ellison (ZES)?
O diagnóstico é confirmado através de dosagem de gastrina sérica elevada e exames de imagem para localizar o gastrinoma, geralmente na região do pâncreas ou duodeno. Em casos suspeitos, pode ser indicado exame contrastado e tomografia.
Quais são as manifestações clínicas da gastrite crônica?
A gastrite crônica é frequentemente associada à infecção por H. pylori e pode causar dor epigástrica, náuseas e, eventualmente, úlcera péptica. Quando persistente, pode levar a atrofia da mucosa gástrica e aumento do risco de câncer gástrico.
Como é feito o diagnóstico e tratamento do H. pylori?
O diagnóstico pode ser feito através de teste da urease, biópsia gástrica, teste respiratório ou exame de PCR. O tratamento envolve antibióticos (como claritromicina) associados a IBPs para erradicar a infecção.
O que é a gastrite por AINEs e como é tratada?
A gastrite por AINEs é causada pela inibição da COX-1, levando a uma diminuição da produção de prostaglandinas que protegem a mucosa gástrica. O tratamento inclui uso de inibidores da bomba de prótons (IBPs) e antagonistas de prostaglandinas.