Doença hemorroidária e fissura anal Flashcards
O que são hemorroidas?
As hemorroidas são hoje consideradas como resultantes da hipertrofia dos coxins existentes no ânus e porção mais alta do canal anal.
Explique sobre os dois plexos hemorroidários.
Existem dois plexos hemorroidários, o plexo hemorroidário interno que corresponde as hemorroidas internas, que são as responsáveis pelo sintomas das doenças hemorroidárias; e o plexo hemorroidário externo, cuja manifestações são pequenas, agudas e de curta duração, correspondendo ao trombo hemorroidário externo ou hematoma perianal.
Qual é a fisiopatologia das hemorroidas?
Resultam da congestão e hipertrofia dos coxins (mamilos) posicionados acima da linha pectínea, que se comunicam com os situados abaixo dela (externo)
Qual é a principal causa relacionada com o surgimento das hemorroidas?
Aumento da pressão intra-abdominal, com compressão dos pedículos venosos, dificultando o retorno venoso, o que acontece durante o esforço de evacuação nas pessoas constipadas, durante o esforço na miccção, nos prostáticos, e especialmente durante a gravidez.
Quais são os principais sintomas da doença hemorroidária?
A principal manifestação da doença é o sangramento anal, caracterizado por sangue vivo que pinga no vaso geralmente no final das evacuações. A segunda manifestação mais frequente é o prolapso, ou seja, a exteriorização dos mamilos através do ânus. As hemorroidas habitualmente não causam dor, e, quando presentes, geralmente estão associadas à fissura anal.
Outra circunstancia dolorosa é a trombose hemorroidária, na qual os mamilos prolapsados durante o esforço evacuatório não se reduzem, em virtude de um pseudoestrangulamento.
Qual é o diagnóstico diferencial das hemorroidas?
Câncer do reto (também causa sangramento), pólipos, úlceras e fissuras.
Qual é o tratamento clínico para as hemorroidas?
Correção dos hábitos intestinais (pacientes constipados), higiene anal com água, pomadas com anestésicos e corticóides para diminuir, nas crises, o componente inflamatório e edema consequente.
Quais são os métodos alternativos para o tratamento das hemorroidas?
Esclerose submucosa: injetar na submucosa substância esclerosante, que com o passar do tempo irá promover fibrose no local, fixando assim a mucosa e impedindo o seu deslizamento.
Ligadura elástica: mamilo hemorroidário é exposto, tracionado por pinça e localizado em posição tal que, disparado o aparelho, pequeno anel elástico de paredes espessas, se assenta na base do mamilo, causando assim o seu estrangulamento, que necrosa e é eliminado após uma semana.
Quais são os tipos de tratamento cirúrgico das hemorroidas?
Método aberto e o método fechado
Quais são as complicações pós operatórias das hemorroidas?
Sangramento (ligadura dos pedículos se solta; sangramento abundante!)
Fissuras residuais
Estenose
Retenção urinária (passageira, geralmente, mais relacionada com o uso de anestésicos durante o procedimento)
Incontinência anal (passageira, especialmente para gases)
Infecção da ferida e formação do abcesso
Dor
Recidiva
O que são fissuras anais?
Trata-se de uma solução de continuidade na pele do canal anal, localizada geralmente, na linha média posterior (áreas de pressão esfincteriana). Geralmente, possui origem traumática, sendo originada pela passagem de fezes endurecidas em pactes constipados.
Quais são os sintomas das fissuras anais?
O principal sintoma é a dor intensa após às evacuações, que se prolonga durante horas após, tendo-se sensação de ardor e queimação. Nota-se também um sangramento vivo e em pequenas quantidades quando o paciente se higieniza.
Como é o exame proctológico nas fissuras anais?
Na inspeção: anus puntiforme, contraído pelo espasmo do esfíncter interno. Na extremidade externa ou mesmo recobrindo a fissura existe um plicoma, nas formas crônicas chamado de “plicoma sentinela”
Toque retal: hipertonia do esfíncter interno, na extremidade cranial da fissura identifica-se uma papila espessa, aumentada de tamanho, denominada papila anal hipertrófica.
Qual é o tratamento das fissuras nais agudas?
Administração de analgésicos e antiinflamatórios
Banho de assento morno para promover o relaxamento do esfincter
Higiene anal com água após as evacuações
Pomadas anestésicas e cicatrizantes
Laxantes suaves para amolecer o bolo fecal
Dieta rica em fibras
Qual é o tratamento das fissuras anais crônicas?
O tratamento é cirúrgico