DO INQUÉRITO POLICIAL MILITAR Flashcards
Qual a Finalidade do inquérito policial militar?
O inquérito policial militar é a apuração sumária de fato, que, nos têrmos legais, configure crime militar, e de sua autoria.
Quais são as formas de iniciar o Inquérito Policial Militar?
O DAMS RMP DSTM RO SindJM IEIPM
a) de ofício, pela autoridade militar em cujo âmbito de jurisdição ou comando haja ocorrido a infração penal, atendida a hierarquia do infrator;
b) por determinação ou delegação da autoridade militar superior, que, em caso de urgência, poderá ser feita por via telegráfica ou radiotelefônica e confirmada, posteriormente, por ofício;
c) em virtude de requisição do Ministério Público;
d) por decisão do Superior Tribunal Militar, nos têrmos do art. 25;
e) a requerimento da parte ofendida ou de quem legalmente a represente, ou em virtude de representação devidamente autorizada de quem tenha conhecimento de infração penal, cuja repressão caiba à Justiça Militar;
f) quando, de sindicância feita em âmbito de jurisdição militar, resulte indício da existência de infração penal militar.
[Processo Pena Militar] Como deve proceder quando o infrator tem posto superior ou igual ao do comandante, diretor ou chefe de órgão ou serviço?
Tendo o infrator pôsto superior ou igual ao do comandante, diretor ou chefe de órgão ou serviço, em cujo âmbito de jurisdição militar haja ocorrido a infração penal, será feita a comunicação do fato à autoridade superior competente, para que esta torne efetiva a delegação, nos têrmos do
Como proceder quando o infrator é oficial general?
Se o infrator fôr oficial general, será sempre comunicado o fato ao ministro e ao chefe de Estado-Maior competentes, obedecidos os trâmites regulamentares.
Como deve proceder o encarregado que verificar a existência de indícios contra oficial de posto superior ao seu, ou mais antigo?
Se, no curso do inquérito, o seu encarregado verificar a existência de indícios contra oficial de pôsto superior ao seu, ou mais antigo, tomará as providências necessárias para que as suas funções sejam delegadas a outro oficial, nos têrmos do § 2° do art. 7º.
Quem designará o escrivão para o inquérito?
A designação de escrivão para o inquérito caberá ao respectivo encarregado, se não tiver sido feita pela autoridade que lhe deu delegação para aquêle fim, recaindo em segundo ou primeiro-tenente, se o indiciado fôr oficial, e em sargento, subtenente ou suboficial, nos demais casos.
Quais são as Medidas preliminares ao inquérito?
CADE
Logo que tiver conhecimento da prática de infração penal militar, verificável na ocasião, a autoridade a que se refere deverá, se possível:
a) dirigir-se ao local, providenciando para que se não alterem o estado e a situação das coisas, enquanto necessário; b) apreender os instrumentos e todos os objetos que tenham relação com o fato; c) efetuar a prisão do infrator, observado o disposto no art. 244; d) colhêr tôdas as provas que sirvam para o esclarecimento do fato e suas circunstâncias.
Quais são as atribuições do encarregado do inquérito policial militar?
a) tomar as medidas previstas no art. 12, se ainda não o tiverem sido;
b) ouvir o ofendido; c) ouvir o indiciado; d) ouvir testemunhas; e) proceder a reconhecimento de pessoas e coisas, e acareações; f) determinar, se fôr o caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outros exames e perícias; g) determinar a avaliação e identificação da coisa subtraída, desviada, destruída ou danificada, ou da qual houve indébita apropriação; h) proceder a buscas e apreensões, nos têrmos dos arts. 172 a 184 e 185 a 189; i) tomar as medidas necessárias destinadas à proteção de testemunhas, peritos ou do ofendido, quando coactos ou ameaçados de coação que lhes tolha a liberdade de depor, ou a independência para a realização de perícias ou exames.
Como deve ser realizada a reconstituição dos fatos?
o encarregado do inquérito poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública, nem atente contra a hierarquia ou a disciplina militar.
Como deve proceder o encarregado ao realizar apuração de fato delituoso de excepcional importância ou de difícil elucidação?
Em se tratando da apuração de fato delituoso de excepcional importância ou de difícil elucidação, o encarregado do inquérito poderá solicitar do procurador-geral a indicação de procurador que lhe dê assistência.
Quais são os requisitos do encarregado do inquérito policial militar?
Será encarregado do inquérito, sempre que possível, oficial de pôsto não inferior ao de
capitão ou capitão-tenente;
e,
em se tratando de infração penal contra a segurança nacional, sê-lo-á, sempre que possível,
oficial superior, atendida, em cada caso, a sua hierarquia, se oficial o indiciado.
Qual o prazo para que o encarregado do inquérito mantenha a incomunicabilidade do indiciado?
O encarregado do inquérito poderá manter incomunicável o indiciado, que estiver legalmente prêso, por três dias no máximo.
Qual o prazo para o indiciado ficar preso?
Independentemente de flagrante delito, o indiciado poderá ficar detido, durante as investigações policiais,
até 30 (trinta) dias,
comunicando-se a detenção à autoridade judiciária competente. Êsse prazo poderá ser
prorrogado, por mais 20 (vinte) dias,
pelo comandante da Região, Distrito Naval ou Zona Aérea, mediante solicitação fundamentada do encarregado do inquérito e por via hierárquica.
Qual a autoridade tem o encarregado nos casos de prisão preventiva e menagem?
Se entender necessário, o encarregado do inquérito solicitará, dentro do mesmo prazo ou sua prorrogação, justificando-a, a decretação da prisão preventiva ou de menagem, do indiciado.
Qual horário deve ocorrer a inquirição das testemunhas e o indiciado?
As testemunhas e o indiciado, exceto caso de urgência inadiável, que constará da respectiva assentada, devem ser ouvidos durante o dia, em período que medeie entre as sete e as dezoito horas.