Distúrbios hidroeletrolíticos Flashcards
Principal cátion e ânion dentro da célula?
ânion - fosfato
cátion - potássio
Causa de hiponatremia hipovolêmica com sódio urinário < 20
Diarreia:
Baixo fluxo renal -> ativação do SARA -> estimula aldosterona a reter sódio e água + estimula ADH a reabsorver mais água -> hiponatremia dilucional com sódio urinário baixo
Causa de hiponatremia hipovolêmica com sódio urinário > 20
DIU TIAZÍDICOS
5 indicações formais de diálise de urgência
- Acidose metabólica refratária: você se lembra que nossa tolerância fisiológica é maior à alcalemia que à acidemia? Diante de um pH sanguíneo < 7,2, estamos sujeitos à diminuição da contratilidade miocárdica, hipoperfusão cerebral e hiperventilação pulmonar. Por isso, na maioria das referências, esse é o ponto crítico para iniciar a reposição de bicarbonato. Caso o distúrbio não responda a essa infusão, está indicada a diálise.
- Hipercalemia refratária: o aumento do potássio sérico é conhecido pelas alterações eletrocardiográficas associadas. Em níveis acima de 5,5 mEq/L, temos a redução da duração do potencial de ação miocárdico, gerando ondas T apiculadas, ondas P alargadas e achatadas, prolongamento do PR e alargamento do QRS. Diante dessas alterações, devemos iniciar o gluconato de cálcio e a translocação de potássio, seja por glicoinsulinoterapia, uso de beta-2-agonistas, ou aumentar a excreção renal, com a furosemida. Na falha desses mecanismos, está indicada a diálise de urgência.
- Hipervolemia refratária: a sobrecarga hídrica presente na hipervolemia preocupa principalmente pela sobrecarga da musculatura cardíaca e pelo acometimento pulmonar. Para impedir que o paciente com insuficiência cardíaca, hepática ou renal se afogue no seco, entramos com os diuréticos, de modo a aumentar a perda renal de líquidos. Na falência dessa abordagem terapêutica, também está indicada a diálise de urgência.
- Intoxicação exógena: as toxi-síndromes decorrentes da ingestão de quantidades abusivas de substâncias, picada ou mordedura de animais peçonhentos e ingestão/inalação acidental de venenos ou medicamentos podem gerar convulsões, hipertensão severa, hipertermia, isquemia miocárdica e depressão respiratória. Essa também é uma indicação de diálise de urgência.
- Síndrome urêmica grave: o acúmulo de toxinas urêmicas, geralmente em pacientes com doença renal crônica grave, pode acarretar a síndrome hemolítico-urêmica, caracterizada pela tríade de anemia hemolítica microangiopática, trombocitopenia e lesão renal aguda, além da pericardite urêmica, entre outras alterações.
O que é pseudo- hiponatremia?
isotônica: pseudo-hiponatremia – erro de leitura dos aparelhos devido a hipertrigliceridemia ou hiperproteinemia (mieloma múltiplo, paraproteinemias)
Qual a característica da síndrome da secreção inapropriada de ADH?
hiponatremia hipotônica euvolêmica com sódio urinário e osmolaridade urinária aumentada
Distúrbios hidroeletrolíticos que prolongam o intervalo QT?
Hipomagnesia, hipocalcemia, hipocalemia
Hipotireoidismo descompensado pode causar que tipo de distúrbio hidroeletrolítico?
Hiponatremia hipotônica euvolêmica
O que é potomania?
A potomania é uma síndrome de hipoosmolalidade caracterizada pelo consumo de cerveja em grandes quantidades, sem a ingestão correta de água e/ou alimentos. A cerveja é uma bebida pobre em solutos e eletrólitos. Uma vez que a demanda por sódio é importante, é comum a hiponatremia nesses quadros.
Em uma rabdomiólise quais os achados para o cálcio, fosforo e potássio?
hipocalcemia (pelo sequestro do fosfato ao cálcio), hiperfosfatemia (pela morte de células) e hiperpotassemia (pela morte de células)
Qual o tratamento de hipercalcemia (CA>14)?
hidratação endovenosa rigorosa, com cristalóide a 200 ml/hora, além de diuréticos de alça (importantes medicamentos que promoverão uma excreção deste íon a nível tubular, porém o paciente precisa estar normo-hidratado), glicocorticóides, por promoverem uma diminuição uma diminuição da absorção intestinal de cálcio, além de promover também uma excreção deste íon a nível renal, assim como a utilização de bifosfonados, principalmente se esta hipercalcemia estiver relacionada à malignidade.
Qual exame é usado para diferenciar causa de hipopotassemia - renal ou extrarrenal?
Dosagem de potássio urinário.
Relação entre a concentração de potássio na urina e a concentração de creatinina urinária ([K+]u/[creatinina]u) e a extração fracionada de potássio, que se dá pela relação entre a concentração do potássio urinário, sérico e a creatinina urinária e sérica: [K+]u/[K+]P/([creatinina]u/[creatinina]P) × 100 (%).
Qual o tratamento da Síndrome Inapropriada do Hormônio Antidiurético (SIHAD)?
restrição hídrica, reposição de sal por via oral, diuréticos de alça e vaptanos (antagonistas do receptor de ADH).
Quais são as causas de SIADH?
- Doenças neurológicas – tumores, neurocirurgia, meningite, hemorragia subaracnoidea, AVC, TCE.
- Pneumonia por Legionella.
- Câncer de pulmão oat cell.
- Cirurgias de grande porte.
- Medicamentos: antidepressivos, clorpropamida, carbamazepina, morfina, haloperidol, AINES, inibidor de ECA.
Na SIADH há alteração da função renal?
Não, apenas na hiponatremia hiposmolar hipervolêmica.